Tipos de Ficheiro ARCHICAD Guardados pelo ARCHICAD

Projectos ARCHICAD (.pln)

ARCHICAD suporta nomes de ficheiro unicode de tamanho ilimitado.

Arquivo (.pla)

Para mais pormenores, veja Ficheiros Arquivo.

Projecto-Tipo ARCHICAD (.tpl)

Escolha esta opção se desejar guardar as definições do projecto actual para futura utilização como ficheiro-tipo.

Para mais pormenores, veja Ficheiros-Tipo (Template).

Opções de Arquivo

Para mais pormenores, veja Ficheiros Arquivo.

Projecto (.pln) num formato de versão ARCHICAD mais antiga

O ARCHICAD 22 só pode guardar ficheiros de projecto no formato ARCHICAD 21 (de entre os formatos de ficheiro ARCHICAD anteriores).

Para guardar na versão 21:

1.Use Ficheiro > Guardar como...

2.Na caixa de diálogo Guardar, escolha Projecto ARCHICAD 21 na lista Guardar como tipo.

Vai receber um aviso de que elementos e informações não suportados pelo ARCHICAD 21 serão descartados.

Retro-compatibilidade suportada para Itens da Biblioteca

Ao guardar o seu projecto ARCHICAD 22 na versão 21, todos os itens da biblioteca que foram revistos para o 22 serão automaticamente substituídos pelos seus equivalentes originais na versão 21.

Nota: se o objecto no ARCHICAD 22 adquiriu funções ou parâmetros adicionais comparados com a versão no ARCHICAD 21, essas novas funcionalidades serão perdidas quando guardar o objecto no ARCHICAD 21.

Nas Opções da caixa de diálogo Guardar como, pode anular a selecção da caixa de verificação Converter itens da biblioteca para versão anterior. Deste modo, os itens da biblioteca revistos para a mais recente versão não serão substituídos pelos seus correspondentes originais na versão prévia e serão mostrados como "em falta".

ConvertObjectsBackward.png 

Formato de Ficheiro BIMx/Hiper-modelo BIMx

Para mais pormenores, veja GRAPHISOFT BIMx.

PlotMaker Drawing (.pmk)

Utilize o Publicador para guardar uma vista do modelo no formato de ficheiro PMK.

Para mais pormenores, veja Definir o Formato de Saída do Publicador.

Ficheiro Módulo; Fich. Mód.a partir do Clipboard (.mod)

Para mais pormenores, veja Criar Ficheiro Módulo (.mod).

Texto GDL (*.GDL)

Esta opção irá guardar o seu modelo no Texto GDL.

Para mais pormenores, veja Editor de Objectos GDL.

Linhas 2D ARCHICAD (*.2DL)

Estes ficheiros são desenhos vectorais guardados a partir da Janela 3D do ARCHICAD (utilizando o Motor 3D Vectorial). Estes desenhos não contêm informação do modelo e podem ser retocados na folha de trabalho da Planta com ferramentas 2D.

Nota Importante: na Janela 3D, esta opção só está disponível com o Motor 3D Vectorial - não está disponível no modo OpenGL.