Importar Modelo IFC para o ARCHICAD
O ARCHICAD fornece três métodos de importação de um modelo IFC para o ARCHICAD: Abrir, Agrupar e Associar.
Abrir versus Agrupar
•Abrir: abre todo o modelo ou partes filtradas de um ficheiro IFC como novo projecto. O ARCHICAD transforma os elementos importados em elementos ARCHICAD correspondentes, com base nas definições no Tradutor para Importação IFC escolhido.
•Agrupar (Ficheiro > Interoperabilidade): encontra-se disponível apenas na vista de Planta. Insere um modelo IFC como um todo ou em parte num projecto ARCHICAD. Agrupar preserva o seu projecto em execução, sem substituir os seus dados (este é o conceito "Modelo de referência"). Contudo, mesmo neste "Modelo de Referência", os elementos agrupados são elementos agrupados reais baseados na convenção de mapeamento IFC-ARCHICAD.
No processo de Agrupar, ARCHICAD cria automaticamente novos valores GlobalId IFC (ID IFC ARCHICAD) para todos os elementos importados para evitar a substituição de GlobalIDs IFC do projecto anfitrião. Para os objectivos de listar e procurar, os valores Globalld originais dos elementos são retidos, na forma de um parâmetro chamado “ID IFC Externo”.
Resumo da Importação IFC: Definir como Dados IFC são Convertidos para o ARCHICAD
Quando abre (ou agrupa ou associa) um ficheiro IFC no ARCHICAD, o programa executa os seguintes passos para o elemento IFC importado, utilizando as definições no Tradutor para Importação escolhido:
1.O elemento IFC tem de ser importado para o ARCHICAD? (com base na predefinição "Filtro de Modelo para Importação IFC" do Tradutor
2.Que ferramenta ARCHICAD (p. ex., Parede, Objecto) deve ser utilizada para colocar o elemento IFC no ARCHICAD? (com base na predefinição "Conversão de Geometria para Importação IFC" do Tradutor
3.Em que vegetal ARCHICAD deve ser colocado o elemento e através de quais atributos? (com base na predefinição "Conversão de Material e Superfície para Importação IFC" do Tradutor
4.Que Classificação ARCHICAD deve ser atribuída ao elemento? (com base na predefinição "Mapeamento de Tipo para Importação IFC" do Tradutor
5.Com base na Classificação: que Propriedades estão disponíveis para o elemento? (utilizando as definições de Disponibilidade de Propriedades, definidas no Gestor de Classificação do ficheiro modelo utilizado na importação)
6.Cada uma das Propriedades de Elemento é ocupada pelo seu valor de Propriedade por defeito (utilizando as definições de Propriedade do Gestor de Propriedade, no ficheiro-tipo utilizado na importação)
7.O programa examina os dados IFC atribuídos ao elemento recebido e tenta gerar o valor de propriedade equivalente para o elemento no ARCHICAD (com base na predefinição "Mapeamento de Propriedade para Importação IFC" do Tradutor)
Nota Importante sobre os Tradutores e Ficheiros-Tipo
•Ao importar um projecto IFC com Abrir ou Associar IFC: irá escolher um Tradutor para Importação IFC a partir de um Ficheiro-Tipo externo, seleccionado por si.
•Ao importar um projecto IFC usando o comando Agrupar: irá escolher um Tradutor para Importação IFC a partir do projecto anfitrião actual.
As seguintes secções descrevem estes processos.
Tópicos relacionados: