Definições da Ferramenta Parede
Para uma descrição das definições genéricas comuns a todas os itens da Caixa de Ferramentas, veja Trabalhar nas Caixas de Diálogo de Definição de Ferramentas.
Para mais informações, veja Paredes.
Painel Geometria e Posicionamento
Por defeito:
•Topo da parede é vinculado a um piso acima
•O Piso Original é o piso actual.
Para mais informações, veja Piso Original.
O piso ao qual a base da parede está vinculada é denominado o Piso Original, mas pode afastar a base nas duas direcções.
Utilize os controlos neste painel para alterar qualquer um destes valores e para definir a geometria e complexidade do elemento de Parede.
Topo da parede: utilize este controlo para vincular o topo da parede em relação ao respectivo Piso Original (Piso+1, Piso+2, etc.), ou para a tornar uma parede de altura fixa (escolha “Não vinculada”).
Se, posteriormente, modificar as posições e alturas dos pisos nos seus projectos, as alturas de quaisquer Paredes vinculadas vão segui-las automaticamente.
•Opcionalmente, defina um afastamento para o topo da Parede a partir do respectivo piso com vínculo no topo (a altura da Parede muda correspondentemente). Este valor de afastamento pode ser positivo, negativo ou igual a zero.
O campo de afastamento não se encontra disponível se a Parede não possuir vinculo no topo.
Altura da Parede: indique um valor para a altura total da Parede. (Para um Parede com vínculo no topo, este campo não é editável.)
•O valor de altura da Parede é afectado pelos afastamentos do topo e da base, se existirem.
Piso Original
Seleccione uma das seguintes definições de Piso Original:
•O piso actual: o Piso Original da Parede será o piso actual, no qual esta está posicionada.
•Seleccione um Piso ao qual vincular a base da Parede. Clique em Seleccionar Piso para abrir a lista completa de pisos no projecto, se não forem todos apresentados na lista.
•Opcionalmente, defina um afastamento para a base da Parede do respectivo Piso Original. (Para uma Parede com vínculo no topo, a altura da Parede muda correspondentemente.)
A base da Parede (onde se encontra a linha de referência da Parede) é fisicamente vinculada ao respectivo Piso Original. Se, posteriormente, modificar a posição do Piso Original (p.ex. redefinir o nível do pavimento), a Parede vai mudar a sua posição (enquanto respeita o afastamento definido, se for o caso).
Se apagar o Piso Original da Parede, a Parede será apagada, em conjunto com todos os outros elementos situados no piso.
Se alterar a elevação de uma parede de forma a que a sua linha de referência seja deslocada para um piso diferente, pode optar por efectuar a alteração do Piso Original para corresponder à nova localização do elemento.
Ver Alterar o Piso Original Por Altimetria.
Para mais informações, veja Piso Original.
Altimetria da Base [ao Nível de Referência]: calcula a actual altimetria da linha de referência da Parede, conforme medida a partir do Nível de Referência (por defeito, este Nível de Referência corresponde à Cota Zero). Clique na seta pop-up para alterar o Nível de Referência, se necessário.
Nota: Os níveis de referência são definidos em Opções > Preferências do Projecto > Níveis de Referência.
Para informações gerais sobre o nível, veja Preferências de Níveis de Referência.
Nota: a Altimetria da Base mostra a actual altimetria da base da Parede. Assim, este valor serve apenas como ferramenta de cálculo, não como vínculo. Se alterar a posição de um Nível de Referência, a Parede não irá mudar a sua posição.
Clique num destes ícones para definir a Parede como Básica, Composta, ou de Perfil Complexo e depois escolha um atributo que reflicta as respectivas propriedades estruturais:
•Para uma Parede Básica: utilize o pop-up para escolher o seu Material de Construção.
•Para uma Parede Composta: utilize o pop-up para escolher a sua composição.
Nota: este pop-up mostra apenas aquelas composições cujo controlo “Usar Com” inclui Paredes. Composições são definidas em Opções > Atributos do Elemento > Composições.
•Para uma Parede de Perfil Complexo: utilize o pop-up para escolher o seu Perfil.
Nota: este pop-up mostra apenas aqueles Perfis cujo controlo “Usar Com” inclui Paredes. Perfis são definidos em Opções > Atributos do Elemento > Gestor de Perfil.
Método de Geometria
Clique num destes três ícones para desenhar a forma da parede: recta, trapezoidal ou poligonal.
•Estas opções não se encontram disponíveis para Perfis Complexos.
•Esta opção poligonal não se encontra disponível para Paredes compostas.
Introduza um valor para a espessura da parede.
•Se estiver a criar uma destas paredes, estão disponíveis duas espessuras: indique um valor para cada extremo da parede.
•A espessura de uma parede composta é o valor total das camadas individuais, definidas em Opções > Atributos do Elemento > Composições. Se estiver a criar uma Parede composta, o campo de espessura é consequentemente não editável aqui.
•A espessura não se aplica às paredes poligonais; o campo não pode ser editado.
•A espessura de uma Parede inclinada é a respectiva espessura na perpendicular para o seu vector de inclinação:
•A espessura de uma parede duplamente inclinada é igual à espessura da base.
Os ícones da Complexidade da Parede permitem seleccionar uma geometria para a parede: Recta, Inclinada, ou Inclinada Dupla. (Os controlos de Complexidade da Parede não estão disponíveis para Paredes Trapezoidais e Poligonais.)
•Para uma Parede inclinada ou inclinada dupla, indique o valor da inclinação em graus.
Para mais informações, veja Criar uma Parede Inclinada ou Duplamente Inclinada.
Cantos da PoliParede Podem Alterar
Esta caixa de verificação apenas se encontra visível quando o método de geometria escolhido é Parede Poligonal. Controla a visualização dos contornos da parede, na intercepção com outras paredes simples.
Para mais informações, veja Desenhar uma Parede Poligonal (PoliParede).
Localização de Linha de Referência
Clique numa opção para definir a linha de referência da Parede.
Nota: os controlos da linha de referência nas Definições de Parede não se aplicam a paredes Poligonais. (As linhas de referência de uma parede poligonal podem ser deslocadas graficamente utilizando a palete de contexto.)
Uma Parede básica possui três possíveis linhas de referência: Face Exterior, Centro ou Face Interior.
Por defeito, a linha de referência percorre a face exterior.

Uma Parede composta possui seis linhas de referência possíveis: Exterior/Centro/Interior da Parede, e ainda Exterior/Centro/Interior do núcleo da Parede.
Nota: se a composição seleccionada não possuir núcleo, as opções para Linha de Referência relacionadas com o núcleo são apresentadas a cinzento.
Por defeito, a linha de referência percorre a face exterior.
Numa composição, a face “exterior” é a camada de topo da composição, em Definições de Composição.

Uma parede Trapezoidal tem duas localizações de linha de referência possíveis: Face Exterior ou (se for uma Parede composta que tem um núcleo) Núcleo Exterior.
Afastamento de Linha de Referência: se usar uma linha de referência "exterior" ou "interior", introduza um afastamento positivo para mover a linha de referência em direcção ao centro (ou centro do núcleo) da Parede. Um afastamento negativo irá afastar a linha de referência do centro (ou centro do núcleo). (Se a linha de referência estiver no centro ou no centro do núcleo, não é possível atribuir um afastamento.)
Para mais informações, veja Linha de Referência da Parede.
Visualização em Planta
Mostrar nos Pisos: seleccione uma opção para definir os pisos nos quais a parede é visualizada.
•Todos os Pisos Relevantes: a Parede multi-pisos é visualizada e editável em todos os pisos que intersecte fisicamente. As Paredes multi-piso intersectam-se correctamente com outros elementos, em todos os pisos em que estão presentes.
•Apenas no Piso de Origem: a Parede só é visualizada no seu Piso Original.
Para mais informações, veja Piso Original.
Visualização em Planta: escolha uma opção para definir a visualização da Parede na Planta.
•Projectada: mostra a área em corte do modelo 3D da Parede e a parte por cortar (para baixo).
•Projectada com Linhas Acima: mostra a área em corte do modelo 3D da Parede (isto é, como corte ao nível do Plano de Corte em Planta) e a respectiva parte projectada da Parede (ou seja, a parte da Parede acima do Plano de Corte em Planta).
•Apenas Corte: só é visualizada a área em corte, ao nível do Plano de Corte em Planta.
Estão disponíveis mais três opções de visualização abstracta:
•Corte Simbólico: apenas disponível para paredes rectas simples Available. Esta opção só está disponível se o controlo Mostrar nos Pisos estiver definido como “Apenas no Piso Actual/Original”.
Toda a projecção em planta de uma parede recta simples é visualizada em corte, utilizando os atributos da linha e do Materiais de Construção, independentemente da posição vertical da parede. As definições do Plano de Corte em Planta não afectam a visualização deste tipo de paredes.
•Apenas Linhas de Contorno: todo o contorno da Parede é visualizado, com os atributos de contorno.
•Todas Acima: todo o contorno da Parede é visualizado, com os atributos da projecção superior.
Mostrar Projecção: Este pop-up contém três opções. (Estes encontram-se disponíveis apenas quando a opção Visualização em Planta está definida para uma das opções de “Projectada”.)
•para Zona da Planta: seleccione esta opção para visualizar a Parede num conjunto de pisos (o piso actual, e um determinado número de pisos acima e abaixo do mesmo).
Nota: Se seleccionar esta opção, pode definir o intervalo desejado (isto é, o número de pisos nos quais mostrar esta Parede em todas as direcções) em Definições do Plano de Corte em Planta.
•Limite de Visualização Absoluto: defina um limite inferior fixo (por defeito, a Origem do Projecto), e visualize toda a Parede acima deste limite.
Nota: Se escolher esta opção, vá a Definições do Plano de Corte em Planta para definir o Limite de Visualização Absoluto.
•Elemento Completo: a Parede é visualizada em todos os pisos relevantes.
Para mais pormenores, veja Caixa de Diálogo Definições de Plano de Corte em Planta.
Superfícies de Corte: nesta secção, defina os atributos visualizados para superfícies de corte, tanto em Corte como na Planta.
•Para uma Parede básica:
–Defina e o tipo e a caneta da linha de corte
•Para uma Parede básica, composta ou de perfil complexo:
–Se necessário, sobreponha as canetas de primeiro plano/de fundo da trama deste elemento (definido por defeito no Material de Construção). Para o efeito, escolha Primeiro Plano, Fundo ou Ambos no pop-up Sobrepor Canetas de Trama de Corte para aceder aos respectivos controlos.
Contornos: utilize estas definições para definir tipos de linha e cores de caneta para os contornos do elemento que estejam acima (projectados) e/ou abaixo (em vista) do Plano de Corte em Planta.
•As Linhas acima do Plano de Corte só serão visualizadas, se o pop-up Visualizar Planta for definido como “Projectada com Linhas Acima” ou “Todas Acima”.
•As Linhas Em Vista serão visualizadas se o pop-up Visualização em Planta estiver definido para “Projectada” ou “Apenas Linhas de Contorno.”
Linhas de Fim de Parede: este pop-up possui quatro maneiras de visualizar uma parede livre na Planta. A opção permite mostrar ou esconder uma ou ambas as linhas limite da parede. (A linha limite é a linha de contorno perpendicular ao eixo longitudinal da parede).
Este painel afecta a visualização 3D da Parede.
Sobrepor Superfícies: clique no botão de alternar de algum ou de todos os três pop-ups se pretender sobrepor a superfície atribuída a este elemento (no respectivo Material de Construção). Pode sobrepor as superfície das faces (exterior e interior) da Parede e/ou todas as arestas da Parede.
Ver também Sobrepor Superfícies com o Pintor de Superfície.
Para uma Parede composta, a superfície “exterior” é a primeira camada listada da composição, em Definições Composições.
Nota: para uma Parede complexa, apenas o controlo da superfície da aresta se encontra disponível.
Para informações sobre superfícies de elementos de Perfil Complexo, ver Gestor de Perfis.
Para informações sobre superfícies de atribuição para paredes poligonais, ver Desenhar uma Parede Poligonal (PoliParede).
Para uma Parede de perfil, existem duas possibilidades de sobreposição de superfície: aresta de Extrusão e superfície Extremidade.
Nota: pode também aplicar uma superfície Personalizada a qualquer/quaisquer aresta(s) do elemento de perfil.
Ver Aplicar Superfície ou Linha Personalizada a uma Aresta do Perfil.
Clique no ícone de cadeia para atribuir a mesma superfície a todas as faces e arestas. A anulação da selecção deste ícone de cadeia vai restaurar as superfícies que definiu originalmente para cada face/aresta de parede.
Nota: O ícone de cadeia encontra-se disponível quando todas as superfícies usam sobreposições.
Para mais informações, veja Superfícies.
Alinhar Textura nas Arestas Verticais: seleccione esta caixa para colocar a origem da textura no canto inferior da parede. Isto pode ser útil, por exemplo, em paredes independentes para evitar uma textura fragmentada nas arestas.
Superfícies de Extremidades: Sobrepor utilizando Paredes Adjacentes: seleccione esta caixa se pretender que a superfície extremidade da Parede seleccionada assuma a superfície da Parede adjacente.
Nota: quaisquer ajustes no alinhamento da textura da superfície reflectir-se-ão correctamente em ambas paredes.
Para mais informações, veja Cortar para Cobertura Plano-Simples.
Personalizar Alinhamento de Textura: se esta mensagem aparecer, significa que a parede actualmente seleccionada (já colocada no projecto) possui uma textura pessoal 3D.
•Neste caso, também é activada a opção Redefinir Textura. Clique para restaurar a origem da Textura da Parede seleccionada.
Nota: o texto Personalizar Alinhamento de Textura serve de feedback sobre a condição da parede seleccionada. Se for apresentado a cinzento, ainda não foi atribuída nenhuma textura 3D personalizada.
Para mais informações, veja Alinhar Textura 3D.
A Ordem de Junção é importante quando
•se encontram duas Paredes cujos Materiais de Construção possuem a mesma prioridade
•3 ou mais Paredes se encontram numa junção
Um número mais elevado na Ordem de Junção tem prioridade sobre um inferior.
Quando se encontram 3 ou mais Paredes numa junção, a Ordem de Junção relativa de cada Parede determina quais as duas Paredes que são unidas primeiro.
A opção Em Troncos abre uma caixa de diálogo para definir a visualização de paredes construídas com troncos:
•Usar Parede de Tronco: seleccione esta caixa para usar uma Parede de Tronco. Se não estiver seleccionada, não serão visualizados troncos.
Nota: o ARCHICAD calcula o número de troncos a partir da altura de cada tronco e da parede.
•Iniciar com meio tronco: se esta opção estiver activa, a parede começa com um tronco de meia altura na base.
•Forma:
–Troncos quadrados: use troncos quadrados de ambos os lados da parede.
–Arredondados na Face Exterior: use troncos que estejam boleados na face exterior. A face da parede interior vai permanecer plana.
–Arredondados na Face Interior: use troncos que estejam boleados na face interior. A face da parede exterior vai permanecer plana.
–Arredondado dos Dois Lados.
•Raio: escolha uma opção para medir o raio: a partir do centro do tronco ou a partir do ponto do meio do tronco oposto.
•Superfície de Arestas Horizontais:
–Como nas Definições das Paredes: clique neste botão de opção para aplicar a superfície do Material de Construção às Paredes de Tronco.
–Sobrepor com Superfície de Face Exterior: clique neste botão de opção para usar a superfície da face exterior em superfícies horizontais de Paredes de Tronco.
–Sobrepor com Superfície da Face Interior: clique neste botão de opção para usar a superfície da face interior para superfícies horizontais de Paredes de Tronco.
Relação com Zonas: clique neste campo para definir a relação da Parede com as Zonas. Este campo define se uma nova Parede é uma delimitação de Zona, um elemento para subtrair da área da Zona, ou um elemento a ignorar no cálculo das Zonas.
•Limites da Zona: esta opção significa que uma parede localizada dentro de uma zona não será incluída na respectiva área. Em qualquer caso, incluindo paredes inclinadas ou complexas, os Limites da Zona são desenhados na base da Parede. Os elementos multi-piso, no modo de visualização automática, podem servir de delimitação de uma zona em qualquer piso onde sejam visíveis, e não apenas no piso original.
•Reduzir Apenas Área da Zona significa que a zona 2D inclui a parede, mas a respectiva área não será incluída na área da zona. (No entanto, o Volume da Zona incluirá a parede.)
•Subtrair das Zonas significa que, ao calcular o volume 3D da zona, este não incluirá o volume de qualquer parede localizada dentro da zona.
•Sem Efeito nas Zonas significa que a parede não tem influência na zona; a área e o volume da zona incluirão o espaço ocupado pela parede.
Tópicos relacionados: