Exportar/Importar Anotação Usando o BIM Collaboration Format (BCF - Formato Colaboração BIM)
Utilize esta funcionalidade para importar e exportar Anotações em formato BCF quando estiver a trocar um modelo em IFC.
A partir da Palete de Anotação do ARCHICAD, pode importar um ficheiro BCF (BIM Collaboration Format), cujos conteúdos são convertidos em Entradas de Anotação no ARCHICAD. Após adicionar as suas próprias alterações de Anotação, pode exportá-las novamente como um ficheiro BCF. As entradas de anotação manterão o rastro dos elementos referenciados no ficheiro BCF (com o seu identificador único global IFC, IFC GlobalId), mesmo através de ciclos de transferência múltiplo.
A transferência de dados baseados em BCF é particularmente adequada para marcar alterações ou colisões (p.ex. entre elementos arquitectónicos e estruturais).
Notas:
–BCF é um formato standard aberto, validado oficialmente pela buildingSMART. BCF é utilizado por muitos programas verificadores de modelo, MEP, estruturais para adicionar comentários, screenshots, posição da câmara e os planos de corte 3D aos modelos IFC.
–Ao exportar um projecto ARCHICAD para formato IFC para utilizar num fluxo de trabalho BCF, certifique-se de que utiliza a opção de exportação do Tradutor para reter a ID Global IFC dos elementos. Ver Atributo Identificador Único Global IFC (GlobalId).
Tópicos desta secção:
Exportar Anotação como Ficheiro BCFzip
Importar Anotação de ficheiro BCFzip
Fluxos de trabalho para Utilizar BCF na Anotação do Projecto
Exportar Anotação como Ficheiro BCFzip
1.Na Palete Ferramentas de Anotação, seleccione uma ou mais Entradas de Anotação.
2.Clique no botão Exportar Anotação Seleccionada.
3.Na caixa de diálogo que aparece, atribua um nome ao ficheiro. Será guardado em formato BCFzip. (Independentemente do número de Entradas de Anotação seleccionadas, elas são todas compactadas num único ficheiro BCFzip.)
No formato BCF zip, a entrada inclui a vista, os comentários, a posição da câmara e os Planos de Corte 3D anexados (se algum). O ARCHICAD mantém o ID Único Global IFC original dos elementos, para manter o rastro das interacções do elemento através de múltiplas trocas de informação.
4.Seleccione a caixa Usar ID IFC Externo onde possível, dependendo do seu fluxo de trabalho:
Fundo: As aplicações que suportam BCF identificam elementos relacionados com comentários BCF no modelo IFC com base nas suas IDs IFC. Os IDs IFC estão guardados tanto nos modelos IFC como nos ficheiros BCF.
–Usar ID IFC Externo onde disponível: seleccione esta caixa se está a utilizar os elementos do modelo referenciado externamente como apenas elementos de referência, e não exportará um novo modelo IFC com estes elementos.
-“Apenas elementos de referência”: ou seja, utilizou os elementos do modelo IFC importados de outros programas apenas como referência (por exemplo, para visualizar a sua geometria ou verificar os seus parâmetros); não os agrupou no projecto.
–Não seleccione esta caixa se os elementos do modelo referenciado externamente forem utilizados como elementos nativos do seu projecto e se planear inclui-los numa exportação do modelo IFC. Neste caso (com a caixa não seleccionada), os dados "ID IFC ARCHICAD" serão exportados tanto para os termos BCF como para todos os itens do modelo IFC.
-“Elementos nativos”: utilizou os elementos do modelo IFC importado como partes activas do seu próprio projecto (por exemplo, colocou uma parte moldura estrutural detalhada, importada num dos seus próprios vegetais do projecto). Continuará para guardar todo o projecto como um modelo IFC. Neste caso, retire a selecção da caixa: os dados ID IFC ARCHICAD serão utilizados com a exportação.
Importar Anotação de ficheiro BCFzip
1.Na Palete Ferramentas de Anotação, clique no botão Importar Entradas de Anotação.
2.Procure um ficheiro em formato BCFzip.
Nota: Ao importar um ficheiro BCF, não necessita de reimportar o ficheiro IFC que criou para o seu modelo ARCHICAD. Os elementos no ficheiro BCF identificarão os elementos ARCHICAD no seu ambiente nativo, porque os elementos ARCHICAD já incluem um GUID IFC correspondente.
3.Clique em Abrir.
4.Aparece a caixa de diálogo Localizar Ficheiros IFC.
Aqui, pode procurar opcionalmente e localizar os ficheiros IFC referenciados na entrada BCF. Os nomes de ficheiros IFC estão listados: seleccione um e depois clique em Localizar para procurar a localização do ficheiro. (Ficheiros IFC são identificados com base no seu GUID, não no seu nome.)
Nota: Localizar os ficheiros IFC referenciados é opcional. Clique em Avançar para saltar este passo. Contudo, poderá querer localizar o ficheiro referenciado se, por exemplo, elementos compostos tiverem sido explodidos na exportação IFC tendo, por isso, sido atribuídos diferentes GUIDs: localizar o ficheiro original aqui vai permitir ao ficheiro BCF identificar os elementos originais.
5.Clique em Continuar.
O ARCHICAD incorpora os dados BCF atribuídos ao modelo (screenshots, posição da câmara, plano de corte e estado) numa ou mais Entradas de Anotação. As Entradas de Anotação são actualizadas e os comentários agrupados.
O estilo de anotação BCF é replicado como um Estilo de Anotação do ARCHICAD.
Quando clica duas vezes na entrada de Anotação, o programa selecciona e amplia os elementos atribuídos ao comentário BCF na posição da câmara da Vista Anexada (se estiver disponível). Outros elementos também serão identificados, se o modelo a que eles pertencem também fizer parte do projecto anfitrião. (por exemplo, através de Agrupamento ou Associação).
Fluxos de trabalho para Utilizar BCF na Anotação do Projecto
Exemplo 1
O modelo ARCHICAD contém todo o modelo da arquitectura mais o modelo MEP, importado de um programa MEP através de IFC. A Detecção de Colisão do ARCHICAD detecta uma colisão. Esta colisão aparece como uma Entrada de Anotação. Envie esta Entrada de Anotação (no formato BCF) ao engenheiro MEP, que pode visualizar a edição, sob a forma de um comentário, no seu próprio projecto.
Exemplo 2
Um Gestor CAD utiliza um verificador do modelo IFC que suporta o formato BCF. O gestor CAD importa todos os modelos IFC num projecto e comenta as edições. Ele/ela envia estes comandos no formato BCF a várias partes interessadas - incluindo um designer a utilizar o ARCHICAD, que visualiza os modelos IFC e utiliza a Anotação para manter o rastro das edições anotadas.
Nota: Verificador do Modelo Solibri e Tekla BIMsight suportam BCF como uma função nativa. O Revit suporta o fluxo de trabalho BDF através de Suplementos de terceiros, como o Suplemento Kubus.
Exemplo 3
Um designer ARCHICAD envia o modelo estrutural a um engenheiro de estruturas (no formato IFC, juntamente com as Entradas de Anotação no formato BCF). O engenheiro de estruturas visualiza o modelo utilizando as Estruturas Tekla. Graças à compatibilidade BCF, o engenheiro pode, encontrar rápida e facilmente os elementos modificados.
Nota: Ao exportar um projecto ARCHICAD para formato IFC para utilizar num fluxo de trabalho BCF, certifique-se de que utiliza a opção de exportação do Tradutor para reter a ID Global IFC dos elementos.
Ver Atributo Identificador Único Global IFC (GlobalId).