Exportar/Importar Anotação Utilizando PDF
Guarde ou publique vistas ou layouts do ARCHICAD como PDF, depois envie os PDFs a consultores para anotação numa aplicação de revisão (p. ex., Bluebeam).
Em seguida, volte a importar as anotações em PDF para o ARCHICAD, através da palete Ferramentas de Anotação. As anotações importadas vão aparecer nos locais certos, nas vistas de origem original no ARCHICAD.
Se necessário, repita o processo. Sempre que voltar a importar anotações de um PDF, pode decidir se quer ignorar ou incluir Anotações duplicadas ou modificadas de passos anteriores.
Notas:
–Este método só funciona se as vistas com anotação tiverem origem no ARCHICAD.
–Em Mac, não utilize a função Pré-visualização para criar anotações em PDFs para este fluxo de trabalho.
Criar Documentos PDF para Anotação
No ARCHICAD, utilize o Publicador para criar Conjuntos de Publicador baseados em PDF ou itens do publicador.
Ver Criar o Formato PDF Utilizando o Editor.
Depois, envie o PDF resultante para o consultor, para anotação numa aplicação externa.
Importar Anotações para o ARCHICAD
Uma vez criada a anotação no PDF através de uma aplicação de revisão, importe as anotações para as vistas originais do ARCHICAD:
1.Abra a palete Ferramentas de Anotação (Documentação > Ferramentas de Anotação).
2.Na Palete Ferramentas de Anotação, clique em Importar Entradas de Anotação.
3.Procure um ficheiro em formato PDF.
4.Clique em Opções para abrir as Opções de Importação de Anotação.
Importar Anotações: Definir Opções
Nesta caixa de diálogo, defina como as anotações importadas devem aparecer no ARCHICAD.
Estilo de Anotação
Clique no pop-up para escolher um Estilo de Anotação para as anotações importadas.
Nota: entradas de anotação no ARCHICAD são visualizadas num Estilo de Anotação escolhido. Um Estilo é constituído por duas cores: para Correcções e para Pontos de Brilho. Para criar ou redefinir os Estilos de Anotação do projecto, clique no botão para aceder aos Estilos de Anotação.
Ver também Caixa de Diálogo Estilos de Anotação.
Tópico de Anotação
Escolha uma opção para a forma como as anotações importadas devem aparecer na palete Ferramentas de Anotação.
•Iniciar Nova Anotação em Cadeia: as entradas de anotação importadas vão constituir o seu próprio tópico. (Na palete Ferramentas de Anotação, pode ordenar as entradas por hierarquizado.)
•Criar Resposta a Anotação Seleccionada: esta opção está disponível se uma entrada de anotação estiver actualmente seleccionada na palete Ferramentas de Anotação. Escolha esta opção para listar as entradas de anotação importadas sob a entrada actualmente activa, como subentradas.
Dica: para criar uma "categoria" separada para as Anotações importadas, crie primeiro uma nova entrada de Anotação na Palete de Anotação e dê-lhe um nome (p. ex., "Anotações Importadas de PDF".) Com esta nova entrada seleccionada, importe as anotações do PDF e utilize a opção "Criar Resposta a...". As Anotações importadas serão listadas sob esta Anotação (utilize Ordenar por: Hierarquizado).
Opções de Conversão de Atributos
Escolha como converter tramas, tipos de linha, tipos de letra e vegetais dos itens de anotação que está a importar.
Tramas
•Utilizar Tipos de Trama do Projecto: não serão importados Tipos de Tramas novos do PDF. Todas as tramas importadas sem contraparte no projecto serão transformadas em tramas sólidas.
•Importar como Trama do Símbolo do PDF: será criado um novo atributo de trama vectorial no projecto e utilizado para tramas importadas. (Por exemplo: “60% Trama Sólida PDF”)
•Importar como Trama de Imagem de PDF: para quaisquer primitivas de desenho sem correspondente entre os atributos do projecto, será criado um novo atributo de trama de imagem.
Nota: se for criada uma trama de imagem, é adicionado um ficheiro de imagem à Biblioteca Embebida do projecto. Se estiver a trabalhar num projecto Teamwork, tem de ter o direito de acesso necessário: Itens da Biblioteca - Criar
Tipos de Linha
•Utilizar Tipos de Linha do Projecto: não serão importados Tipos de Linha novos. Os itens de Anotação são visualizados utilizando tipos de linha ARCHICAD existentes, semelhantes (p. ex., contínua, tracejada, ponteada). Se um Tipo de Linha correspondente não existir no projecto ARCHICAD, é utilizada uma linha contínua.
•Sobrepor com tipo de linha uniforme: escolha um dos tipos de linha do projecto. Anotações importadas serão visualizadas utilizando este Tipo de Linha.
•Importar de PDF: tipos de linha de itens de anotação são importados e adicionados ao projecto ARCHICAD.
Tipo de Letra
•Sobrepor com fonte uniforme: escolha um dos tipos de fonte do projecto para visualizar os itens de texto de anotação importados.
•Utilizar Tipos de Letra disponíveis: textos de anotação importados são visualizados com tipos de letra semelhantes, disponíveis no projecto ARCHICAD.
Vegetal de itens de Anotação
•Vegetal Único do Projecto: escolha um dos Vegetais do projecto. Anotações importadas serão substituídas neste Vegetal.
•Importar vegetais embebidos do PDF: itens de anotação serão substituídos em vegetais correspondentes à sua atribuição de vegetal embebido (se existente) na origem do PDF. Estes vegetais embebidos serão adicionados ao seu projecto ARCHICAD.
Após definir as Opções de Importação de Anotação, clique em OK para voltar à caixa de diálogo Importar Anotação.
Importar Anotações: Abrir ficheiro
Após ter definido as opções de importação:
1.Clique em Abrir.
2.Na caixa de diálogo Seleccionar Anotações para Importar, procure o documento de origem do PDF com anotação.
3.Filtre as anotações, se necessário:
–Ignorar Anotações duplicadas: anotações duplicadas já foram importadas para o ARCHICAD e não foram alteradas no PDF desde então. Seleccione esta opção para ignorar a importação destas anotações duplicadas.
–Ignorar Anotações modificadas. Anotações modificadas já foram importadas para o ARCHICAD, mas foram mais tarde modificadas no PDF. Seleccione esta opção para ignorar a importação destas anotações.
–Ignorar Anotações não-identificadas: algumas aplicações de anotação externas não atribuem IDs únicas aos itens de anotação. Assim, estas anotações não podem ser identificadas como novas, duplicadas ou modificadas. Seleccione esta opção para ignorar a importação destas anotações.
4.Clique em Importar. Aparece um diálogo de informação:
5.Dispõe das seguintes opções:
•Clique em Abrir Relatório para ver o resumo de anotações que foram adicionadas às vistas ARCHICAD
•Clique em OK para ignorar o relatório
6. Navegue para as vistas ARCHICAD para ver as anotações.
Veja Anotação de Projecto para pormenores sobre como trabalhar com entradas de anotação no ARCHICAD.