Para aceder a esta caixa de diálogo, vá a Opções > Preferências do Projecto > Herança.
As normas que aqui forem definidas são Preferências do Projecto: são específicas do Projecto em que está a trabalhar e são gravadas com ele. Se outro utilizador abrir o Projecto noutro computador, serão aplicadas as mesmas definições.
Tipos de Linha visualizadas através dos Pisos
Tipos de Linha Visualizados Entre Pisos: seleccione um tipo de linha com o qual pode visualizar os contornos de Lajes e Malhas que aparecem em pisos acima e abaixo do Piso Original, bem como alguns Objectos.
Nota: esta definição não tem qualquer efeito em Paredes, Coberturas ou Membranas, as suas Aberturas, ou quaisquer elementos numa Referência de Traço.
Nota: estes tipos de linhas só terão efeito em Objectos se a opção Sobrepor Tipos de Linha do Objecto estiver activa.
Usar Visualização Simbólica em Planta de Coberturas plano-Simples e das suas Clarabóias (como no ARCHICAD 14 e anterior)
Seleccione esta caixa se pretender que as suas Coberturas Plano-Simples e quaisquer Clarabóias nelas sejam visualizadas conforme o eram no ARCHICAD 14 e versões anteriores. Clique no botão Informações à direita para obter uma ilustração da diferença entre visualizações.
•Verdadeira Projecção 3D: Este modo de visualização encontra-se disponível desde o ARCHICAD 15. (Todas as coberturas Multi-plano e as Clarabóias recentemente colocadas serão apresentadas desta forma.)
•Simbólica: este modo de visualização corresponde à forma como as Coberturas e Clarabóias foram apresentadas no ARCHICAD 14 e anteriores versões.
(Para mais informações, clique no botão Informações à direita desta opção.)
Ver também Migração de Coberturas e Clarabóias.
Usar métodos de intersecções herdados para elementos modelo (como no ARCHICAD 16 e anteriores)
Com Modo Herança ON:
•As intersecções automáticas e de Material de Construção com base em prioridades não terão efeito em 3D. Serão usados os métodos de ligação usados no ARCHICAD 16 e versões anteriores. Pode preferir esta opção ao trabalhar num projecto antigo, de forma a garantir que as suas intersecções existentes se mantêm intactas.
Ver também Intersecções de Elementos com Base na Prioridade no Guia de Migração.
•O atributo Material de Construção é disponível – mas as ligações com base na prioridade não terão efeito em 3D (excepto para Paredes, onde funcionarão como no ARCHICAD 16 e versões anteriores). Utilize o cursor abaixo para definir uma prioridade global para Pilares que intersectam Vigas.
•Superfícies atribuídas a Materiais de Construção não são visualizadas. Só é possível mostrar superfícies ao nível dos elementos.
•Pintor de Superfície não está disponível
•Mapas de Superfície não estão disponíveis
•Funcionalidades de geometria expandida para Vigas e Pilares (introduzidas no ARCHICAD 23) não estão disponíveis. Isto inclui geometria de multi-segmento, cortes finais, afunilada e verticalmente curva. Se está em modo herança, e se tentar utilizar um método de geometria não suportado, o elemento resultante é mostrado com um realce. (Ver Utilize cor uniforme para realçar elementos invertidos.)
•Aberturas (criadas com a ferramenta Abertura, introduzida no ARCHICAD 23) são visualizadas apenas com os símbolos 2D. A sua geometria 3D não é visualizada.
Para obter informações específicas sobre o modo como esta caixa de verificação afecta os diferentes elementos construtivos no Modo Herança, clique no botão Informações na caixa de diálogo.
Com modo Herança OFF:
•As ligações existentes, modeladas que não envolvam a colisão não são limpas automaticamente.
•Os elementos colocados de novo, cujas colisões sejam modeladas usando os novos métodos de modelação descritos acima, irão limpar-se de acordo com a nova lógica. Desta forma, mesmo que migre um projecto de uma versão anterior, conseguirá apreciar as vantagens das novas funções de intersecção, enquanto mantém o modelo existente como ele era.
•Vigas, Pilares e Aberturas colocadas de novo, utilizam o conjunto de funcionalidades completo disponível como o do ARCHICAD 23.
Prioridade global Pilares vs. Vigas (modo Herança)
Disponível se o modo Herança está ON.
Este cursor define a relação entre todos os Pilares e Vigas do Projecto. Quando as Vigas atravessam Pilares, o elemento de prioridade mais baixa será cortado em 3D, isto é, a parte intersectada será removida. O elemento de prioridade mais alta mantém-se intacto. Isto também se aplica à cálculos volumétricos.
Nota: os números de prioridade dos Pilares são sempre par, e só podem ser definidos globalmente, nesta caixa de diálogo. A Prioridade das Vigas é definida separadamente para cada viga nas Definições da Ferramenta Viga (painel Modelo - apenas no modo de intersecções herdadas!).