Definições de Correspondência com Superfícies CineRender

Carregar Definições Cinema 4D

Utilize este comando para importar as definições de um determinado material Cinema4D de um ficheiro externo; estas definições serão carregadas para a actual superfície no ARCHICAD.

No pop-up Definições de Correspondência em Definições De Superfície, escolha o comando Carregar Definições C4D.

LoadC4Surface.png 

Na caixa de diálogo emergente, procure um ficheiro Cinema 4D. Este pode ser um material simples ou um modelo completo em formato Cinema 4D.

Se escolher um ficheiro de modelo, aparece uma caixa de diálogo selectora: seleccione o Material Cinema4D de que necessita.

LoadC4DMaterial.png 

Clique em OK para carregar o material escolhido. As respectivas definições substituem as da sua actual superfície.

Notas:

-O número máximo de parâmetros que podem ser usados numa superfície é 1024. Ver Limite do Número de Parâmetros de Superfície, em baixo.

-Materiais baseados em nós de CINEMA 4D não são suportados no ARCHICAD. Tais materiais importados serão visualizados com um material especificamente gerado em alternativa.

Corresponder Definições CineRender com Motor Básico

Todas as superfícies são específicas para o motor, para o qual estão configuradas: Básico (incluindo OpenGL) ou CineRender. Se alterar um parâmetro de superfície para um motor (p.ex. Básico), essas modificações não se aplicarão para o mesmo parâmetro de superfície, caso mude para outro motor (p.ex. CineRender). Por norma, CineRender possui um número superior de parâmetros sofisticados do que os motores Básico e OpenGL (que são muito semelhantes entre si).

Encontram-se disponíveis dois comandos para ajudar a sincronizar o aspecto da superfície definida em CineRender com o respectivo aspecto para o motor Básico (ou OpenGL). Tenha em atenção que devido à diferença em termos de parâmetros, o resultado poderá apenas ser um aproximação. No geral, os parâmetros básicos de superfícies simples são combinados com precisão.

No pop-up Definições de Correspondência em Definições de Superfície:

Actualizar Definições Básico (a partir de CineRender): isto aplicará as definições de superfície de Básico/OpenGL à respectiva parte correspondente da superfície em CineRender.

Nota: uma vez que o motor Básico/OpenGL utiliza relativamente poucos parâmetros, o efeito deste comando poderá ser mínimo. Nomeadamente, os parâmetros de superfícies procedurais (em CineRender) não podem ser replicados no Básico/OpenGL.

Actualizar Definições CineRender (a partir de Básico): isto aplicará as definições de superfície de Básico/OpenGL à respectiva parte correspondente da superfície em CineRender.

Limite do Número de Parâmetros de Superfície

Devido aos muitos vegetais de shaders disponíveis para superfícies CineRender, poderia, teoricamente, definir um número ilimitado de parâmetros para uma determinada superfície.

Contudo, no ARCHICAD, o número máximo de parâmetros que podem ser usados numa superfície é 1024. (o ARCHICAD utiliza o atributo da superfície em objectos GDL também e a linguagem de programação GDL define um limite de 1024 parâmetros.)

Poderá encontrar este limite

ao carregar uma superfície de um ficheiro Cinema 4D (ver Definições Carregar Cinema 4D, acima)

ao configurar a sua própria superfície personalizada

C4DWarning.png 

A solução é limitar o número de shaders utilizados na superfície e/ou utilizar uma estrutura de shader mais simples (limitando o número de vegetais embebidos).