Representação 2D e 3D de Objetos
Opções de Visualização do Modelo para Itens da Biblioteca
Em função das bibliotecas que o seu projeto carregou, utilize as Opções de Visualização do Modelo (Documentação > Visualização do Modelo > Opções de Visualização Modelo) para atribuir preferências globais para a visualização de certos itens da biblioteca e seus parâmetros.
Consulte Definições Diversas para Itens da Biblioteca.
Por Padrão, os objetos e luminárias usam as definições de nível de detalhe estabelecidas aqui nas Opções de Visualização do Modelo (Por OVM). Para um objeto/luminária específico, se o controle estiver disponível, você poderá substituir seu nível de detalhe nas Definições do Elemento (use os controles de Representação 2D ou 3D).
Nível de Detalhe 3D
Quando disponível, esse controle permite sobrescrever as definições baseadas nas OVM para um objeto: Escolha entre Esquemático, Simplificado ou Completo.
Se você escolher Desligado, o objeto não será mostrado em 3D.
Nível de Detalhe 2D
•Se escolher Sensível à Escala, a visualização do objeto varia conforme a definição da escala em Documentação > Escala da Planta.
•Se escolher Simbólico, o parâmetro Tipo de Símbolo fica disponível, podendo escolher um símbolo fixo para visualizar o objeto em Vistas 2D, independentemente da escala.
Objetos 2D vs. 3D
As Plantas, Pessoas e Veículos podem ser encontrados tanto na pasta Elementos 2D como na de Visualização. As Pessoas e Plantas da pasta Elementos 2D são visualizadas em Elevação, e pressupõe-se a sua utilização nas Janelas de Corte/Elevação. A utilização destas representações simples poupa tempo.
Os Veículos são também elementos 2D, mas têm dois ou mais Tipos de Vista: uma vista superior para a Planta, e vistas laterais, frontais e posteriores para as Cortes/Elevações.
Os elementos correspondentes na pasta Visualização são representações 3D, destinadas a aparecer na Janela 3D e, especialmente, nas Renderizações. A pasta Visualização também contém algumas imagens, utilizadas para mapeamento de texturas. Nas vistas 3D, são visualizadas como tramas simples, e só aparecem nas renderizações. Se colocar e ativar uma Câmara, a imagem estará sempre frontal à mesma, para evitar distorções.
Alguns elementos complexos podem levar muito tempo para serem exibidos em 3D de modo totalmente detalhado - por exemplo, árvores realistas e outras plantas que consistem em um grande número de polígonos.