Parâmetros da Verificação do Modelo Físico
Essa verificação identifica se dois elementos estruturais que se interceptam possuem núcleos que não se conectam.
Neste exemplo:
A parede intercepta a Laje apenas até o acabamento da Laje: os núcleos não estão conectados!
Esse problema afeta o Modelo Analítico Estrutural, porque se os núcleos do elemento não estiverem conectados, as regras de ajuste não terão efeito e os Membros 2D permanecerão desconectados.
Notas:
–Todos os elementos com uma Estrutura Básica têm um núcleo, portanto, estes são sempre considerados nesta verificação
–Perfis Complexos e estruturas compostas são considerados apenas se incluírem pelo menos um componente definido como “Núcleo”
–Todos os elementos que contêm um núcleo são considerados (não apenas os elementos estruturais)
Outro Elemento Estrutural mais próximo que
Essa verificação identifica qualquer par de elementos estruturais que não se interceptam, mas estão mais próximos um do outro do que o valor de tolerância fornecido.
Essa situação é provavelmente um erro de modelagem, como mostrado nesta imagem: existe um pequeno vazio entre a Laje e a Parede.
Elementos com inadequada proporção na dimensão do Núcleo
Use esta caixa de seleção para ativar ou desativar esse grupo de parâmetros (ou desativar qualquer parâmetro individualmente).
Cada parâmetro examina as proporções de certas dimensões do núcleo das Vigas, Pilares, Lajes e Paredes e verifica se as proporções resultantes estão dentro de uma faixa definida.
Se a proporção não estiver dentro do intervalo definido, esses elementos serão identificados como “Elementos com inadequada proporção na dimensão do Núcleo” na caixa de diálogo Verificação do Modelo.
•Todos os elementos que contêm núcleo são considerados, independentemente de sua Função Estrutural (não apenas os elementos estruturais).
•As dimensões verificadas referem-se à parte do núcleo do elemento.
–Por exemplo, para uma Laje composta com 300 mm de espessura (componente do núcleo de 200 mm mais 100 mm de revestimento de isolamento e gesso), apenas a espessura do núcleo de 200 mm é considerada como parte da verificação.
•Para ver uma ilustração da verificada da proporção: selecione um item e clique no botão Informações.
Para ver a Ilustração: Selecione o Parâmetro, Clique em “Info”
Dicas para Usar Parâmetros de “Proporção Inadequada”
Esse conjunto de parâmetros da caixa de diálogo Verificação da Qualidade do Modelo Físico é baseado no padrão Eurocode para estruturas de concreto. (Veja abaixo uma breve descrição de cada parâmetro.)
Por exemplo, um Pilar cuja largura e altura da seção transversal esteja desproporcional pode ser considerada um Membro 2D em vez de um Membro 1D.
Os resultados listados na caixa de diálogo da Verificação do Modelo não são necessariamente erros. No entanto, para promover consistência, você pode usar esses parâmetros de “proporção inadequada” para ajustar seu fluxo de trabalho específico e os requisitos do software receptor. Por exemplo:
•Os membros da equipe de projeto podem concordar em modelar certas estruturas (como um parapeito) usando a ferramenta Parede em vez de Viga ou vice-versa.
•Os membros da equipe do projeto podem concordar em modelar as Paredes do edifício usando segmentos separados, em vez de uma única Parede muito longa.
•Use a Verificação do Modelo para encontrar quaisquer discrepâncias
Verifique qualquer um dos seguintes parâmetros relacionados às inadequadas proporções nas dimensões do núcleo:
Viga: Altura da seção transversal do Núcleo/comprimento do Elemento
Proporção entre o comprimento total da viga e a sua Altura (seção transversal do núcleo).
Por exemplo: se a Viga for “muito alta” em comparação ao seu comprimento (com base nos valores definidos das relações), esta será listada no Relatório de Verificação do Modelo.
As regras do software analítico estrutural podem considerar este elemento como um Membro 2D (como uma Parede) em vez de um Membro 1D, ou como um Pilar em vez de uma Viga.
Nota: O parâmetro “altura/comprimento da Parede” (descrito abaixo) verifica o inverso dessa situação.
Viga “Muito Alta” em Relação ao seu Comprimento
Parâmetros de Dimensão do Pilar
Os próximos dois parâmetros verificam as dimensões do Pilar de duas maneiras:
Dimensão da seção transversal do Núcleo/altura do Elemento
Proporção das dimensões da seção transversal do Núcleo
Notas:
–Esses parâmetros consideram apenas as partes do Pilar definidas como “Núcleo”.
–Se o Pilar tiver um Revestimento: a espessura do Revestimento será considerada se o componente Revestimento for definido como “Núcleo” (nas Definições do Pilar, página “Segmento”.) Se o Revestimento estiver definido como “Acabamento” ou “Outro”, não será considerado.
Proporção espessura/área da Laje
Compara a espessura do Núcleo da Laje com a área da Laje.
Se essa proporção for maior que o valor dado (se a Laje for muito “grossa” em comparação com sua área), esta será listada no Relatório de Verificação do Modelo.
Laje “Muito Grossa” em Comparação com a Área
Proporção altura/comprimento da Parede
Proporção da altura da Parede em relação ao seu comprimento total.
Por exemplo: se a Parede for “muito alta” em relação ao seu comprimento (com base nos valores definidos das relações), esta será listada no Relatório de Verificação do Modelo.
As regras do software analítico estrutural podem considerar um elemento como um Membro 1D (como uma Viga) em vez de um Membro 2D.
Nota: O parâmetro “comprimento/altura da Viga” (descrito acima) verifica o inverso dessa situação.