Espaço de Zona Interior para Avaliação Energética

Crie uma zona em cada espaço condicionado do edifício, utilizando exclusivamente o método de construção de zonas Interno da Aresta. Avaliação Energética não é compatível com zonas criadas através do método de construção Manual. As zonas devem ser diretamente adjacentes às superfícies dos elementos envolventes, por isso o método de construção de zonas chamada Linha Referência não é aplicável para nenhuma modelagem energética.

Zone_Construction_Methods.png 

zones_only__view.png 

Zonas ARCHICAD no interior dos espaços internos do Projeto

Limites da Zona 3D

Ao colocar zonas na planta, garanta que estas são, completamente, fechadas por limites de zona.

Todas as paredes do ARCHICAD (incluindo paredes cortina perfiladas) comportam-se, automaticamente, como limites da zona.

Ao utilizar Lajes como limites de zonas de base ou de topo, assegure-se de que o nível da zona e/ou altura é definido de modo que a(s) superfície(s) da zona horizontal toquem na aresta interior da(s) Laje(s).

Se forem utilizadas Coberturas, Malhas, Membranas, Morphs ou objetos de biblioteca do ARCHICAD como limites da zona, é necessária uma interação adicional para além de criar apenas a zona. Em tais situações:

Desenhe a zona manualmente, assegurando que esta se estende completamente para além dos elementos de limite da zona da Cobertura, Malha e Membrana.

Utilize um comando do menu Modelagem > Operar, tal como Cortar Elementos ou Operações Elementos Sólidos, para modelar a zona como os limites da zona selecionados e estabelecer a ligação entre eles.

Walls_as_zone_boundaries.png 

Walls_and_line_as_zone_boundaries.png 

Paredes como limites da zona

Paredes e linha como limites da zona

Limites da zona 2D

É, também, possível definir linhas na planta como limites da zona 2D. Selecione a(s) linha(s) que você pretende utilizar como limites da zona e marque na caixa de verificação Limites da Zona no diálogo Definições de Seleção de Linha.

Line_Selection_Settings_-_Zone_Boundary.png 

Existem diversos cenários de modelagem que tornam necessário definir linhas como Limites da Zona. Por exemplo:

Modelagem de zonas de perímetro em projetos de Núcleo e Membrana

Átrios em edifícios

Espaços que possuem níveis de piso e/ou cobertura diversificados e dramaticamente diferentes

Attic_space_with_different_floor_and_roof_levels.png 

Espaço do sótão com diferentes níveis de piso e cobertura

Atualizar Zonas

Utilize o comando Atualizar Zonas no canto superior direito da paleta Revisão do Modelo Energético após alterar a geometria de zona ou limites da zona. Desta forma, assegura-se que o modelo energético vai refletir o estado atual do modelo do ARCHICAD.

Update_zones.png 

Convenções de Modelagem da Zona

Modele espaços internos multipiso (p.ex. blocos de escada, átrios) com zonas separadas em cada Piso do ARCHICAD.

Multistory_Thermal_block_-_Staircase_1.png    Multistory_Thermal_block_-_Staircase_2.png

Escada - modelagem de espaço interno multipiso

Paredes adiabáticas são paredes do invólucro do edifício, que separam espaços aquecidos. São chamadas de adiabáticas devido à ausência de transferência de calor entre elas. Um exemplo típico é uma parede corta-fogo a separar casas em linha ou outros edifícios adjacentes.

Em tais situações, modele as superfícies do edifício vizinho adjacentes ao seu edifício com zonas ARCHICAD finas. Utilize uma zona separada em cada piso do seu projeto.