Formatos CAD Salvos pelo ARCHICAD
Pode salvar vistas de Planta e Corte/Elevação/EI ou Documento 3D em DWF (Desenho Formato Web):
Ative o Piso requerido ou a janela de Corte/Elevação/EI ou Documento 3D e selecione o comando Salvar Como do menu Arquivo. Selecione o formato de arquivo DWF da lista, clique no botão Salvar e escolha uma das opções seguintes:
•ASCII - arquivo texto ASCII legível e editável. Pode ser um pouco longo.
•Binário - arquivo binário com um tamanho menor que a versão ASCII.
•Binário Comprimido - menor, o mais facilmente transportável arquivo binário comprimido.
•Pode visualizar o arquivo DWG gravado com qualquer web browser que suporta o Plug-in DWF. Pode descarregar um visualizador DWF em http://www.autodesk.com/products/. Um visualizador de domínio público baseado em Java - com algumas limitações - pode ser encontrado em http://www.cadviewer.com.
Para mais detalhes, ver Salvar Arquivos DWG/DXF.
Arquivo MicroStation (.dgn) - Versão 7
Na Planta, utilize Arquivo > Salvar como..., e selecione o formato Arquivo MicroStation (.dgn).
O conversor de ARCHICAD para MicroStation exporta vistas 2D (planta, janelas de elevação e corte) do ARCHICAD para formato MicroStation 2D (apenas versão 7).
Na caixa de diálogo que aparece:
Especifique a cor do fundo e as Unidades de trabalho para o arquivo exportado.
Todos os elementos são exportados como primitivas de desenho (pontos, linhas, arcos, textos, polilinhas, triângulos e polígonos).
Arquivo Config
Durante o output, você é questionado para designar um arquivo de configuração opcional (.txt), que controla a atribuição de vegetais, tipo de linha, fonte e conversão de cor.
•O formato DGN v7 está limitado a 64 vegetais (layers). Se o arquivo ARCHICAD contiver mais, então ele "patina". O arquivo configuração pode controlar a correspondência entre vegetais. Na ausência do arquivo configuração, a ordem por padrão é alfabética.
•Conversão de cor de caneta: definida no arquivo configuração. De outro modo, o Add-On utilizará as atribuições por padrão.
•Conversão de fonte. Se faltar o arquivo configuração, o add-on atribuirá por padrão o fonte vetor internacional (sempre presente no MicroStation).
–Se definir uma tradução Chicago-Chicago, tenha a certeza que o fonte Chicago TrueType está carregado no MicroStation (com o comando Element > Text > View > File > Import). Se não estiver carregado, reverterá ao original (por padrão).
Se gostar que o texto tenha o mesmo aspecto nos dois arquivos, utilize fontes mono-espaçadas (p. ex. Courier) na planta.
Hachuras de símbolos e tipos de linhas não são exportados nesta versão.
Depois de o arquivo DGN estar carregado em MicroStation, deve utilizar o comando Vista Geral para ver o desenho completo; não ajustará a escala automaticamente.
Ver também Abrir Arquivo MicroStation (.dgn) - Versão 7 ou 8.