Definições da Vista do Modelo

Um Model View Definition, MVD (ou IFC View Definition) é uma recomendação para quais dados e elementos o modelo IFC deve incluir, dependendo da finalidade da troca de modelo.

Model View Definition são definidas pelo buildingSMART International ou por outras organizações e grupos de interesse.

O Exportador e Importador IFC do ARCHICAD suporta os seguintes Model View Definitions (escolha um MVD nas Definições do Tradutor para Exportação):

ChooseMVD.png 

Esquema IFC2x3

A Coordination View é atualmente a visão mais amplamente implementado do Esquema IFC. Seu objetivo principal é permitir o compartilhamento de modelos de informação de construção entre as disciplinas de arquitetura, engenharia estrutural e serviço de construção. Contém definições de estrutura espacial, construção e elementos do serviço de construção. O ARCHICAD é certificado tanto para importação quanto para exportação da versão mais recente: IFC2x3 Coordination View 2.0.

O IFC2x3 Coordination View (Geometria de superfície) é um formato de publicação simplificada (isto é, um subconjunto) de um Coordination View. Este formato é adequado para visualização (desde que todos os visualizadores IFC suportem este formato), coordenação de projeto, prevenção de conflito durante o projeto e verificação de conflito, similarmente para o IFC4 Reference View. A “Vista de Coordenação (Geometria de Superfície)” significa que todos os elementos serão exportados com a sua geometria BREP (representação de moldura). Este método é o que mais se aproxima da reprodução da forma real do elemento, em conjunto com os seus cortes especializados, ligações e operações sólidas. (Contudo os parâmetros são perdidos e os elementos BREP de um arquivo IFC importado são transformados em elementos não editáveis.)

O Basic FM Handover View IFC2x3 é uma versão estendida do Coordination View (desenvolvido pelo buildingSMART) que define os requisitos gerais para aplicativos de projeto de modo a permitir a entrega de informações sobre a gestão de facilidades. O escopo básico pode ser resumido como a lista de espaços e equipamentos para sistemas espaciais e técnicos de uma facilidade. Tecnicamente, o Basic FM Handover View atende aos requisitos citados acima, além daqueles prescritos na Coordination View, são eles: capacidade de atribuir componentes de mobiliário e equipamentos para espaços (Contenção Espaço, IFC System), para atribuir espaços para zonas (Zona IFC), para atribuir uma classificação aos espaços e componentes (classificação de referência), para atribuir propriedades de base de fabricante de componentes (padrão e Propriedades IFC personalizados), para atribuir portas e janelas para espaços (limites de espaço), para atribuir informações de tipo para os componentes (IFC tipo de produto) e para exportar quantidades de base para todos os componentes do projeto e estruturas espaciais. Este MVD é necessário para vários projetos definidos pelo buildingSMART e outras organizações. Um exemplo é o COBie (Construction-Operations Building information exchange), uma especificação utilizada na entrega de informações sobre a gestão de facilidades. Trata-se de um formato de dados de folha de cálculo para a entrega de um subconjunto do modelo de informação da construção, em vez de modelo de informação geométrica. Modelos de qualidade BIM do ARCHICAD e capacidade de troca de dados IFC produz uma saída de dados, que é facilmente convertido em documentação COBie, com a ajuda de programas de conversão livres ou comerciais.

Existem diversas outras Definições de Vista do Modelo (geralmente as versões extendidas da Vista de Coordenação) especificadas por organizações ou equipes de desenvolvimento exteriores à buildingSMART International.

Esquema IFC4

ChooseMVD4.png 

O Esquema IFC4 ainda divide o Coordination View em dois Model View Definition:

Nota: O esquema IFC4 não é suportado por todos os aplicativos. Use um MVD do Esquema IFC4 somente se você tiver certeza de que este é suportado pelo aplicativo que receberá dados do IFC.

IFC4 Reference View: É adequado para todos os fluxos de trabalho em BIM que são baseados em modelos de referência, onde a troca é principalmente unidirecional. São solicitadas alterações aos dados BIM, principalmente da representação da forma, são manipuladas por uma solicitação de alteração ao autor original.

Ao exportar para o IFC4:

-as conexões de relação de Paredes e Vigas encadeadas são omitidas

-As Superfícies dos Materiais de Construção são omitidas

IFC4 Design Transfer View: Fornece informações de construção com suporte para edição de elementos interligados: inserir, apagar, mover e modificar elementos de construção físicos e espaços, no âmbito limitado de troca paramétrica. Um exemplo de um cenário de destino é um arquiteto fornecendo informações de projeto do edifício para um engenheiro para uma disciplina particular, onde podem ser necessárias modificações geométricas. Note-se que o Design Transfer View não é destinado aos cenários de troca de modelo de ida e volta.

Todas os Model View Definition podem ser estendidos por definições que suportem requisitos de troca adicionais:

a vista de extensão de Mapas de Quantidade acrescenta a possibilidade de transmitir quantidades base para todos os elementos espaciais e do edifício

a vista da extensão Limite do Espaço acrescenta elementos do edifício a relações de espaço para suportar modelos na análise térmica e energética

a vista da extensão Anotação 2D suporta a troca de representações e anotações adicionais de elementos 2D de modelos de edifício