Modelo IFC de importação para o ARCHICAD
O ARCHICAD fornece três métodos para importar um modelo IFC para o ARCHICAD: Abrir, Agrupar, e Associar.
Abrir versus Agrupar
•Abrir: abre todo o modelo ou partes filtradas de um arquivo IFC como novo projeto. O ARCHICAD transformará os elementos importados em elementos correspondentes do ARCHICAD, com base na versão do Tradutor IFC escolhido para a importação.
•Agrupar (Arquivo > Interoperabilidade > Agrupar): Disponível apenas na vista da Planta. Insere um modelo IFC, no todo ou em parte, em um projeto em andamento no ARCHICAD. Ao agrupar é preservado o seu projeto em execução, sem substituir os seus dados (este é o conceito "Modelo de referência"). Contudo, mesmo neste "Modelo de Referência", os elementos agrupados são elementos agrupados reais baseados na convenção de mapeamento IFC-ARCHICAD.
No processo de Agrupar, o ARCHICAD cria sempre automaticamente novos valores GlobalId IFC (ID IFC ARCHICAD) para todos os elementos importados para evitar a substituição de GlobalIDs IFC do projeto hospedeiro. Para fins de listagem e pesquisa, os valores originais do GlobalId dos elementos também são mantidos, sob a forma de um parâmetro chamado “ID do IFC Externo”.
Visão Geral da Importação do IFC: Definindo como os Dados do IFC são Convertidos no ARCHICAD
Quando você abre (ou combina ou associa) um arquivo IFC no ARCHICAD, o programa executa as seguintes etapas para cada elemento IFC importado, usando as configurações no IFC escolhido Tradutor para Importação:
1.O elemento IFC precisa ser importado para o ARCHICAD? (com base na predefinição do "Filtro de Modelo para Importação do IFC" do Tradutor)
2.Qual ferramenta do ARCHICAD (p.ex. Wall, Object) deve ser usada para colocar o elemento IFC no ARCHICAD? (Isso está baseado na predefinição "Conversão de geometria para importação do IFC" do tradutor.)
3.Em que vegetal do ARCHICAD o elemento deve ser colocado e usando quais atributos? (Isso está baseado na predefinição "Conversão de Materiais e Superfícies para importação do IFC" do tradutor.)
4.Qual Classificação do ARCHICAD deve ser atribuída ao elemento? (Isso está baseado na predefinição "Mapeamento de tipo para importação do IFC" do tradutor.)
5.Com base na Classificação: quais Propriedades estão disponíveis para o elemento? (Isso utiliza as definições de Disponibilidade da Propriedade, definidas no Gestor de Classificação do arquivo de modelo usado na importação.)
6.Cada uma dessas Propriedades do Elemento é preenchida com seu valor de Propriedade padrão. (Este usa as definições de Propriedade do Gestor de Propriedade, no arquivo template usado na importação.)
7.O programa examina os dados do IFC atribuídos ao elemento de entrada e tenta gerar o valor da propriedade equivalente para o elemento no ARCHICAD. (Isso está baseado na predefinição do “Mapeador de Propriedade para a Importação do IFC”.)
Nota Importante sobre Tradutores e Arquivos Template
•Quando você importa um projeto IFC usando Abrir ou Associação IFC: Você escolherá um Tradutor IFC para importação de um arquivo Template externo, selecionado por você.
•Quando você importa um projeto IFC usando o comando Agrupar: Você escolherá um Tradutor IFC para importação do projeto hospedeiro atual.
As seções a seguir descrevem esses processos.
Tópicos relacionados: