Editor de Objetos GDL

O Editor de Objetos GDL possui todos os controles necessários para editar um objeto GDL.

Para uma descrição detalhada dos comandos de scripting e de edição de objetos, consulte o Manual de Referência GDL (disponível no menu Ajuda do ARCHICAD).

Abrir Editor de Objetos GDL

Para abrir o Editor de Objetos GDL, dispõe das seguintes opções:

Para um objeto colocado: selecione o objeto, depois utilize Arquivo > Bibliotecas e Objetos > Abrir Objeto (ou escolha este comando de atalho na barra de ferramentas Editar Itens da Biblioteca GDL)

OpenObject.png 

Para qualquer arquivo de objeto (e se não estiver selecionado qualquer objeto colocado): utilize Arquivo > Bibliotecas e Objetos > Abrir Objeto, depois procure o objeto pretendido.

Outra forma de procurar um objeto é por subtipo: utilize o comando Abrir Objeto por Subtipo da barra de ferramentas Editar Itens da Biblioteca GDL.

EditGDLToolbar001.png 

A janela que abre é o Editor de Objetos GDL.

GDLMasterWindow.png 

Utilize os botões do lado esquerdo para abrir diferentes tabelas/listas para edição (p.ex. de Detalhes, Parâmetros, Componentes) no Editor de Objetos GDL.

As janelas de edição de Texto (p.ex. Texto das Propriedades, Texto de Parâmetros) podem ser abertas de duas formas:

Se clicar no botão em si, a edição será executada na Janela Mestre

Se clicar no ícone da janela ao lado nome do texto vai abrir uma janela separada para introduzir ou modificar o texto.

A partir de qualquer uma dessas janelas separadas, você pode facilmente navegar de volta para a janela principal, utilizando o seu menu de contexto da Barra de Abas:

TabContext2.png 

Objetos "Só-Leitura" de um Arquivo Contentor Biblioteca

Para editar um objeto colocado de um arquivo contentor biblioteca, deve primeiro extrair o contentor. De outro modo, a Janela do Editor de Objetos é "Só-Leitura".

Para mais informações, ver Arquivo de Recipiente de Biblioteca.

Tópicos desta seção:

Os controles do Editor de Objetos GDL são descritos nas seguintes seções.

Imagem de Previsualização do Objeto

Detalhes

Opções de Compatibilidade (Utilização pelo Desenvolvedor Apenas)

Parâmetros

Migração

Componentes

Descritores

Opções de Script

Atalhos da Janela de Script GDL

Símbolo 2D

Visualização de Símbolo 2D (Fragmentos)

Imagem Ver Antes

Selecionar as Vistas 2D e 3D do Objeto

Fechar Janela e Salvar Alterações

Correspondência das Descrições 2D & 3D

Imagem de Previsualização do Objeto

A Imagem de Previsualização pode ser apresentada em cinco formatos.

ObjectPreview.png 

Clique em um dos botões ao lado da janela para escolher uma opção de exibição para a Imagem de previsualização: Símbolo 2D, Vista 2D, Frente, 3D, e Imagem de Previsualização.

Usando as previsualizações de Frente ou 3D, você pode clicar na janela de previsualização para rotacionar a imagem em múltiplos de 45 graus.

Detalhes

Subtipo do Objeto: Apresenta o subtipo do objeto aberto.

Você pode alterar o subtipo de um objeto clicando no botão Selecionar Subtipo, o que vai abrir a caixa de diálogo Hierarquia Subtipo . A alteração do subtipo de um Objeto altera o seu comportamento, e adiciona os parâmetros e funcionalidades necessárias. Por exemplo, você pode transformar um objeto simples em uma fonte de luz, alterando o seu subtipo para Iluminação.

Para mais informações, ver Caixa de Diálogo Hierarquia de Subtipo (Janela GDL).

Utilizar como subtipo: Se você marcar esta opção, o objeto será salvo como um template, para ser incluído na lista de Subtipos disponíveis. O novo template aparece na caixa de diálogo Hierarquia Subtipo e todos os novos Objetos associados a este subtipo, adquirem todos os seus parâmetros.

A opção Colocável está ativada por padrão. Se a desmarcar, o Objeto comportar-se-á como uma macro. Se a opção estiver desativada, isto significa que:

o Objeto não aparece em nenhuma caixa de diálogo de definição de ferramentas;

você não poderá colocá-lo diretamente no Projeto;

não poderá ser incluído em um arquivo Armazenamento;

mas é possível referenciá-lo a partir de scripts de outros Objetos.

Campos de Informação do Objeto

Os seguintes poucos controles são relevantes se pretender compartilhar o item da biblioteca no BIM Components ou se planejar comercializar o seu próprio objeto. Também, qualquer texto que introduza será considerado quando utilizar a função de Pesquisa para localizar itens da biblioteca através de uma caixa de diálogo Definições de um item da biblioteca.

Consulte Procurar Itens da Biblioteca.

Edite a seguinte informação, conforme necessário:

Introduza um Autor. (Se deixar este campo vazio, o nome que utilizou para se registar no BIM Components será utilizado como autor, após o objeto ser compartilhado.)

Atribua uma Licença. Para obter uma descrição completa de uma opção de licença selecionada, clique no botão Informações na caixa de diálogo.

LicenseTypesObjects.png 

-Comercial. Utilize este tipo de copyright se estiver a vender o objeto através da internet. Um objeto com copyright comercial não pode ser compartilhada com os Componentes BIM.

Nota: Os mesmos tipos de licença (exceto Comercial) estão disponíveis ao compartilhar um objeto personalizado para BIMcomponents.com.

Consulte Componentes BIM.

Senha (disponível se o copyright for "Atribuição NoDerivs" ou "Comercial."). Clique em Definir Senha para definir uma senha opcional. Tais objetos podem ser visualizados e descarregados livremente, contudo o usuário não pode abrir o objeto para editar ou copiar o seu texto sem uma senha.

Descrição. Introduza uma descrição opcional do objeto. Este texto vai aparecer quando clicar no botão Informações na caixa de diálogo Definições, bem como no BIM Components, se o objeto lá tiver sido compartilhado. Também, o texto Descrição será considerado quando utilizar a função Pesquisar para localizar itens da biblioteca através de uma caixa de diálogo de Definições de um item da biblioteca.

Opções de Compatibilidade (Utilização pelo Desenvolvedor Apenas)

Consulte o Centro GDL para informações detalhadas.

Ver gdl.graphisoft.com.

Parâmetros

Clique no botão Parâmetros para visualizar os Parâmetros do Item da Biblioteca atualmente na área de edição.

Procurar Parâmetros: Introduza um excerto de texto no campo de pesquisa para localizar qualquer parte desse excerto nas colunas Variável, Nome ou Valor. O cursor salta para a primeira ocorrência encontrada. Utilize os botões Pesquisar a seguir/Pesquisar antes para saltar para ocorrências encontradas adicionalmente.

SearchObjectParameters.png 

Atribuindo valores aos conjunto de variáveis da lista de parâmetros, são definidos os atributos de um Objeto GDL específico. Os valores aqui atribuídos serão os valores por padrão da caixa de diálogo Definições de Objeto, quando selecionar uma ferramenta que utilize Objetos GDL. Estes Parâmetros definidos localmente podem, também, ser referenciados pelos diferentes Scripts do Objeto.

Os parâmetros que aparecem a azul são os parâmetros obrigatórios (tais como dimensões A e B) que pertencem ao subtipo do Objeto editado.

Parâmetros adicionais encontram-se disponíveis para utilização na descrição GDL do Objeto. Os valores especificados tornam-se os valores adicionais por padrão, quando abrir a caixa de diálogo de Definições apropriada, a partir da Caixa de Ferramentas.

Os parâmetros opcionais são tipicamente utilizados para definir coisas como o número de folhas das janelas, ou de painéis das portas, as superfícies de um item, etc.

Podem ser criados novos parâmetros, clicando na opção Novo, no topo da Janela GDL. Remova parâmetros existentes, selecionando-os na lista, e clicando em Apagar, junto à opção Novo.

Cada parâmetro da lista pode ser editado na sua própria linha. Cada linha consiste em um ícone (necessário) indicando o seu tipo, a letra de parâmetro ou uma variável do parâmetro, em um texto descritivo (opcional, mas recomendado) e em um valor numérico predefinido.

Selecione a linha que você deseja editar. Nos parâmetros obrigatórios, não pode editar o nome da variável nem o ícone. Nos parâmetros opcionais, você pode editar todos os itens.

Os ícones de Tipo controlam como os valores são interpretados pelo ARCHICAD. Se clicar em um ícone Tipo, é aberta uma caixa de diálogo, onde você pode redefinir o tipo do parâmetro, selecionando outro ícone.

Integer.PNG 

Os tipos de parâmetros (idênticos para parâmetros obrigatórios e opcionais) são os seguintes:

Comprimento:

Length.PNG 

especifica as dimensões físicas do Objeto GDL (e faz as conversões para a unidade que está utilizando.) Tem de ser um número positivo.

Ângulo:

Angle.PNG 

especifica os valores angulares, em graus decimais, para operações GDL, tais como transformações de rotações e definição de arcos.

Número Real:

RealNumber.PNG 

especifica valores decimais não-dimensionais, (qualquer número real) para utilizações como a inclusão de um fator de ampliação em um cálculo GDL.

Inteiro:

Integerpici.PNG 

especifica números inteiros, valores sem dimensão, para utilizações como a definição do número de componentes idênticos em uma descrição GDL, ou o número de vezes que um ciclo é executado em uma parte de um Script GDL.

Boleano:

Booleanpici.PNG 

O valor de um parâmetro Boleano pode ser apenas 1 ou 0, e é utilizado, por exemplo, para ativar ou desativar uma ação ou item em um Objeto GDL. Esses valores podem ser introduzidos diretamente no campo do valor, ou definidos ao clicar em uma caixa à direita da linha do parâmetro.

Texto:

abc.PNG 

especifica cadeias de até 255 caracteres, para, por exemplo, definir alterações no Objeto GDL, ou introduzir palavras em vez de números na caixa de valores do parâmetro.

Superfície:

Materialpici.PNG 

especifica uma superfície como um parâmetro GDL.

Tipo de Linha:

Linepici.PNG 

especifica um tipo de linha como um parâmetro GDL.

Padrão da Trama:

Fillpici.PNG 

especifica um padrão de trama como um parâmetro GDL.

Cor de Caneta:

Penpici.PNG 

especifica uma cor como um parâmetro GDL.

Nota: se estiver selecionado algum dos tipos Superfície, Tipo de Linha, Padrão de Trama ou Cor de Caneta, aparece um botão à direita da linha do parâmetro, onde você pode abrir uma lista pop-up de definições. Pode ser selecionado qualquer um dos atributos atualmente disponíveis no ARCHICAD.

107_12.PNG 

Nota: dependendo de como define as descrições GDL, os parâmetros utilizados podem afetar tanto os aspetos 2D como 3D do Item da Biblioteca.

Os Tipos de Parâmetros incluem mais duas opções: Separador e Título .

Separatorpici.PNG     Titlepici.PNG

Trata-se de parâmetros virtuais, utilizados para tornar a Lista de Parâmetros mais organizada e fácil de ler.

Para organizar e formatar a lista de parâmetros, utilize os ícones de formatação, apenas visíveis quando um item da lista está realçado.

lib_main_para_form.PNG 

O primeiro ícone, Esconder Parâmetro, retira o parâmetro selecionado do painel Parâmetros, na caixa de diálogo Definições de Objeto.

O segundo ícone, Subordinado, cria uma hierarquia entre parâmetros. O parâmetro superior pode ser de qualquer tipo; no entanto, um parâmetro do tipo Título não pode ser subordinado.

O terceiro ícone, Carregado, aplica esse estilo de fonte ao nome do parâmetro.

O quarto, ícone Único (se ativado) significa que o parâmetro atual NÃO será transferido, caso transfira os restantes parâmetros deste objeto para outro objeto.

Nota: Ao aplicar um Favorito a um Objeto, os parâmetros “únicos” são aplicados junto com o Favorito - estes não são excluídos.

É possível restringir os valores possíveis de um parâmetro, definindo uma série.

Quando selecione um destes itens na lista de parâmetros, um ícone aparece junto ao Tipo.

lib_main_para_array.PNG 

Clique aqui para alternar entre uma lista de valores e uma série. Se estiver selecionado série, clique nessa opção para abrir a caixa de diálogo Valores da Série.

Nota: quando os valores da Série tiverem sido definidos para um parâmetro, a caixa de diálogo Valores da Série só pode ser aberta, clicando na opção Definir, no topo da Janela GDL.

Clique nos botões Inserir e Apagar para adicionar linhas e colunas. Edite a série, clicando nos campos, e introduzindo os valores no campo numérico, do lado direito. Se os tipos de variável o permitirem, você pode selecionar valores, a partir de um menu pop-up.

Para inserir ou apagar uma linha ou coluna, selecione o botão com o número da linha/coluna, e pressione Inserir ou Apagar.

Migração

Clique no botão Migração para abrir uma tabela na qual definir os objetos de versões mais antigas que devem ser migrados para o objeto atualmente aberto (versão mais recente).

Preencha o principal GUID de qualquer objeto antigo que possa migrar para este objeto novo, atualmente aberto.

Introduza um número de versão para o objeto antigo (carateristicamente a versão de um ARCHICAD mais antigo): quando o projeto é salvo na versão anterior (e se "Converter objetos da biblioteca para trás" estiver definido em Opções da caixa de diálogo Salvar como), este novo objeto será migrado para um objeto antigo na tabela de migração à qual foi atribuído o número correspondente da versão. O Script de Migração para Trás vai considerar todas estas linhas até ao primeiro processamento bem sucedido.

Nota: se introduzir 0 para o número da versão, a migração para trás vai ignorar este objeto.

Componentes

Clique neste botão para visualizar os Componentes do Objeto GDL atualmente na área de edição. Os Componentes definem a composição do objeto, para utilização em listagens e cálculos.

GDLComponent.png 

Clique em Novo para criar um novo componente.

Definição: selecione a Base de Dados a partir deste menu pop-up.

Chave: selecione uma das expressões GDL pré-definidas a partir deste menu pop-up.

Nota: Este menu pop-up só está disponível se a sua biblioteca carregada contiver descrição Chave.

Código: defina um Código para novos Componentes ou altere o Código de um selecionado.

Quantidade: defina a Quantidade para novos Componentes ou altere a Quantidade de um selecionado.

Unidade: selecione uma das Unidades pré-definidas a partir deste menu pop-up.

Nota: este menu pop-up só está disponível se a sua biblioteca carregada contiver descrição de Unidade.

Proporcional com: selecione uma das expressões GDL pré-definidas, neste menu pop-up, ou insira qualquer expressão GDL na caixa de edição acima.

Para detalhes sobre Edição de Componentes, consulte o ARCHICAD Calculation Guide.

Descritores

Clique neste botão para visualizar os Descritores do Objeto GDL atualmente na área de edição. Os Descritores definem a composição do objeto, para utilização em listagens e cálculos.

Descriptor.png 

Clique em Novo para criar um descritor.

Vincular ao Item da Base de Dados: clique aqui para associar um Componente ou Descritor a uma base de dados externa, proveniente das bases de dados selecionadas da biblioteca carregada. Enquanto um Componente ou Descritor estiver associado à base de dados selecionada, não poderá ser editado. Para o modificar, clique na opção Remover Vínculo da Base de Dados para desvincular o Componente ou Descritor.

Alterar Vínculo: clique para redefinir uma ligação existente a outra base de dados externa

Texto: clique para abrir a caixa de diálogo Texto Completo do Descritor, mostrando todo o texto do Descritor.

Texto Pequeno: introduza um Texto Curto para um novo Descritor.

Para detalhes sobre Edição de Descritores, consulte o ARCHICAD Calculation Guide.

Opções de Script

Estes botões permitem programar o Objeto GDL. Se clicar no próprio botão, a edição terá lugar na Janela Principal, mas se clicar no ícone junto ao nome do script, será aberta uma nova janela, para criar ou modificar o script.

ScriptWindows.png 

O Master Script será executado de cada vez que executa qualquer outro script. A principal vantagem deste script é que você pode definir globalmente variáveis ou operações, ou acessar a dados externos, antes de executar outros Scripts.

Na Janela Texto 2D, você pode criar um símbolo 2D paramétrico, utilizando as transformações e elementos disponíveis para o espaço bidimensional em GDL. Este script será utilizado para gerar a Vista Geral 2D do Objeto.

Na Janela Texto 3D, você pode encontrar e editar a descrição 3D do Objeto GDL. Este script será utilizado para gerar a Vista 3D do Objeto.

Com o Texto das Propriedades, você pode associar descrições e dados técnicos ao Objeto, utilizando as suas variáveis e os comandos e expressões GDL relacionadas. As quantidades dos componentes (peso, preço, etc.) podem ser calculadas de acordo com as expressões do Texto das Propriedades, e incluídas nas listagens. Para utilizar o Texto das Propriedades pessoal como texto por padrão nas caixas de diálogo de definições dos elementos, clique na opção Definir como Por Padrão, no topo da tela.

Nota: quando existe um Texto de Propriedades definido, os comandos de listagem utilizarão este script, mesmo que tenha criado previamente Componentes e Descritores, nas seções correspondentes.

Com o Texto dos Parâmetros, você pode definir as escolhas disponíveis para o valor de um dado parâmetro. Por exemplo, você pode restringir a escolha da superfície de um tampo de mesa a superfícies em madeira, ou definir os vários estilos de painel de porta pelo respetivo nome.

O Texto de Interface permite definir um interface do usuário personalizado para os seus Objetos GDL, incluindo a explicação gráfica dos parâmetros adicionais. Se existir um Texto de Interface, a caixa de diálogo de definições do item da biblioteca irá incluir um painel Definições à Medida. Para utilizar o Texto de Interface pessoal como texto por padrão nas caixas de diálogo de definições dos elementos, clique na opção Definir como Por Padrão, no topo da tela.

Scripts de Migração para Adiante/Para Trás: Clique nos botões Migração para adiante ou Migração para trás para definir como migrar os parâmetros de uma antiga ocorrência para adiante, para o elemento atualmente aberto (ou para trás, para um elemento mais antigo).

Atalhos da Janela de Script GDL

No topo de todas as janelas de script, estão disponíveis algumas funções comuns, sob a forma de botões.

CheckScript.PNG 

O primeiro botão transforma as linhas selecionadas em comentários, ou seja, linha que não são executadas no script. Os comentários são identificados por um ponto de exclamação, no início da linha.

Nota: você pode selecionar mais que uma linha.

O segundo botão tem o efeito contrário: transforma quaisquer comentários selecionados em linhas executáveis.

O terceiro e quarto botões formatam a janela de script, tabulando os parágrafos selecionados à esquerda ou à direita.

O último botão verifica o Texto GDL da Janela ativa.

Nota: quando trabalha em uma Janela de Script, todas estas funções estão também disponíveis como comandos do menu Edição, juntamente com outros comandos específicos desta Janela.

Nota: as Janelas de Edição do Texto das Propriedades, Interface e Parâmetros, incluem também uma opção de Previsualização para o script pessoal.

Símbolo 2D

Se clicar no item Símbolo 2D, é aberta uma nova janela de edição, a partir da Janela principal.

Cada Objeto GDL que colocar no Projeto é mostrado na Planta através de um Símbolo 2D. É possível editar um símbolo existente, ou criar um novo, com a seleção e as ferramentas 2D standard do ARCHICAD: Seta, Retângulo de Seleção, Texto, Trama, Linha, Arco/Círculo, Spline e Ponto Quente. Você pode também colar aqui elementos da Janela 3D.

O símbolo final que aparece na Planta será criado a partir dos elementos desta Janela, e do Texto 2D, caso exista.

Visualização de Símbolo 2D (Fragmentos)

Para consultar os fragmentos do Símbolo 2D, selecione o botão do Símbolo 2D, depois vá para Opções > Atributos do Elemento > Definir Vegetais. A lista que surge mostra os fragmentos do Símbolo 2D: estes são úteis para organizar os elementos gráficos que compõem o símbolo de planta do Objeto.

Para alternar a visibilidade de vegetais do Símbolo 2D do objeto, abra a janela do Símbolo 2D e clique Ctrl+L (o atalho para Definições de Vegetais). A janela de Definições de Vegetais especializada abre, o que afeta apenas esta janela (a janela do Símbolo 2D).

Clique em qualquer fragmento para o mostrar/esconder, ou utilize as opções Mostrar/Esconder Todos.

Nota: os Fragmentos escondidos não estão disponíveis para guardar novos elementos gráficos. Se você selecionar um Fragmento escondido, na caixa de diálogo da Ferramenta que estiver utilizando para editar o símbolo, será emitido um aviso, pedindo para alterar a sua seleção ou Mostrar o Fragmento selecionado.

Os Fragmentos também são úteis para replicar facilmente partes do Símbolo. Você pode criar um desenho na Janela do Texto 2D, com as várias ferramentas gráficas, e referir-se a ele, pelo seu Fragmento, em um Texto GDL 2D que incorpore o desenho no símbolo final, em uma variedade de posições rotacionadas e transformadas.

Para definir em que Fragmento está desenhando, quando trabalha da Janela de Texto 2D, selecione um número a partir do pop-up da caixa de diálogo de definições da ferramenta que estiver utilizando.

Imagem Ver Antes

Na Janela de Previsualização, você pode associar informação gráfica característica a um Objeto GDL. O gráfico não afeta o comportamento ou apresentação do Objeto de qualquer forma. Este previsualização é apresentada como a representação por padrão do Objeto, na sua caixa de diálogo de definições, bem como junto dos objetos de biblioteca listados em uma janela de pesquisa.

Para gerar a previsualização de um novo Objeto:

1.Coloque um Objeto no Projeto.

2.Selecione o objeto e abra a Janela 3D para ver esta seleção.

3.Vá para Visualização > Opções de Visualização 3D > Tipo de Projeções. Selecione um tipo de projeção, e defina um ângulo de visão que mostre bem as características do Objeto. Clique em OK.

4.Abrir Definir Tamanho Janela (da aba Janela 3D ou menu de contexto). Defina a altura e a largura da Janela, de modo a obter uma janela quadrada.

5.Selecione Documentação > Imagem Final 3D > Definir Renderização. Defina uma dimensão de píxeis, que você poderá inserir na pré-visualização sem distorções e selecione um fundo neutro para o Objeto (por exemplo, cor branca para o Céu e para o Solo).

6.Com o Objeto ainda selecionado, vá a Documentação > Imagem Final 3D > Renderização. A imagem é gerada.

7.Escolha Edição > Selecionar Tudo, depois Edição > Cópia.

8.Volte à Janela da Planta. Com o objeto ainda selecionado, vá a Arquivo > Bibliotecas e Objetos > Abrir Objeto. Será aberta a Janela GDL do Objeto selecionado.

9.Clique no ícone Imagem Ver Antes, para abrir a previsualização, e selecione Edição > Colar.

10.Grave o Objeto GDL.

Você pode também colar outros dados do clipboard, por exemplo, uma fotografia de um objeto.

Selecionar as Vistas 2D e 3D do Objeto

Na parte inferior esquerda, ambos os botões de vista lhe permitem abrir as vistas correspondentes do Objeto GDL:

2D3DView.png 

Vista 2D

A Janela da Vista 2D permite selecionar o símbolo que será mostrado na Planta.

Se existir um Texto 2D definido, a Vista 2D será calculada de acordo com este texto, mesmo que a Janela do Símbolo 2D possua elementos de desenho. No entanto, o Texto 2D pode referir-se a Fragmentos do Símbolo 2D.

Para abandonar a edição do Símbolo 2D, feche a Janela de edição ou selecione outra Janela, a partir da Janela Principal, ou do menu Janelas.

Vista 3D

Nesta janela, você pode verificar a vista 3D do Objeto GDL, convertido a partir do Texto 3D, conforme os valores atuais dos Parâmetros. O ponto de vista e outros aspetos são controlados a partir da caixa de diálogo Visualização > Opções de Visualização 3D > Estilos 3D ou da Paleta de Navegação 3D.

Fechar Janela e Salvar Alterações

Ao fechar a Janela, um alerta pede para salvar as alterações. Todos os componentes do item serão salvos.

Você pode também gravar o item, utilizando os comandos Salvar ou Salvar Como, de qualquer janela do item da biblioteca. (A partir da Janela 3D, você só pode utilizar a opção Salvar Como.) Depois de salvar, pode escolher o comando Visualização > Refrescar > Reconstruir para a Planta ou janela 3D, para visualizar o Objeto GDL modificado.

Se fechar a Janela Principal de um Objeto GDL (Item da Biblioteca), todas as outras janelas do Objeto, também, serão fechadas. Será questionado para gravar alterações, se houver.

Correspondência das Descrições 2D & 3D

O Símbolo 2D e a descrição 3D estão automaticamente associadas no Objeto GDL. Não existem proteções incorporadas contra incompatibilidades geométricas entre ambos os componentes. A incompatibilidade mais comum ocorre quando o símbolo 2D e a forma 3D têm posições ou orientações diferentes, em relação à origem.

Para evitar estes problema, siga os seguintes passos:

1.Ative a Vista 3D do Objeto GDL.

2.Selecione Planta, em Visualização > Opções de Visualização 3D > Tipo de Projeções > Projeções Paralelas e defina o ângulo a 270°.

3.Escolha Edição > Selecionar Tudo, depois Edição > Cópia. Ative o Símbolo 2D do Objeto GDL, e selecione Edição > Colar. A vista em Planta do Objeto (em modo estrutural ou modelo opaco) será inserida na Janela do símbolo. Deverá corresponder às dimensões e posição do símbolo 2D.

4.Selecione Desfazer quando tiver verificado que o símbolo corresponde à vista 3D. As linhas 3D serão removidas.

Você pode utilizar esta propriedade, para que o ARCHICAD crie automaticamente o símbolo 2D. Só precisará de adicionar pontos quentes, linhas, etc. O procedimento é o mesmo para Portas e Janelas, com as seguintes modificações:

Selecione Alçado em vez de Planta (o ângulo deverá ser, na mesma, de 270°).

Será colocada uma vista espelhada. Selecione as linhas colocadas e execute um espelhamento, pela linha de referência da parede.

Nota: quando coloca uma vista em modo estrutural, as linhas sobrepostas são removidas. O modo Modelo Opaco produz uma visualização rigorosa, mas as linhas sobrepostas estarão escondidas.

Você pode também garantir a compatibilidade entre o símbolo 2D e o modelo 3D de um Objeto GDL, escrevendo um descrição paramétrica em GDL para o símbolo.