“Rastreamento Virtual”: Usando Referências para Editar e Comparar Vistas do Modelo e Desenhos
No ARCHICAD, você pode optar por visualizar duas vistas diferentes simultaneamente, em qualquer Janela do Modelo ou do Leiaute:
•O Conteúdo Ativo - o modelo ou desenho em que está trabalhando atualmente (“Ativo”)
•A Referência, colocada opcionalmente ao lado, por cima ou por baixo do conteúdo atualmente ativo. Esta Vista é uma espécie de base de comparação, facilitando o cruzamento de múltiplas Vistas do Modelo/Desenhos na mesma tela.
A Referência é, essencialmente, um apoio de edição temporário, ligado à Janela atualmente ativa. A Referência selecionada aparece em uma posição predefinida (apropriada ao tipo de Conteúdo Ativo e de Referência).
Três tipos de item podem ser selecionados como Referência:
1.Pontos de Vista. Qualquer item do Mapa de Projeto do Navegador (exceto itens da janela 3D e listagens) pode ser definido como Referência. O Ponto de Vista de Referência reflete sempre as definições atuais da Janela ativa.
2.Vistas. Qualquer item do Mapa de Vistas do Navegador (exceto itens da janela 3D e listagens) pode ser definido como Referência. As definições de Vista da Referência são independentes da Janela ativa. Por exemplo, se alterar a Combinação de Vegetais da Janela ativa, a Referência não é alterada. Se uma Vista for apagada do Mapa de Vistas, a respectiva Referência deixará de estar disponível.
3.Leiautes (e respetivos desenhos).
Por exemplo, você pode desenhar um detalhe de cobertura em uma Janela de Detalhe (o Conteúdo Ativo) enquanto visualiza o corte de parede relevante como Referência.
Um Corte mostrado como uma Referência ao lado de outro Corte
Uma Planta mostrada como uma referência abaixo de um Detalhe
Uma Janela só pode mostrar uma Referência de cada vez. No entanto, à medida que navega pelas Janelas do Projeto, você pode visualizar uma Referência diferente em cada uma:
•A Janela da Planta tem uma única Referência para todos os pisos
•Cada Corte, Elevação, Elevação Interior, Documento 3D, Folha de Trabalho, Detalhe, Leiaute e Leiaute Mestre pode ter a sua própria Referência exclusiva.
As Definições da Referência são salvas juntamente com a Janela (por exemplo, cada Corte do seu Projeto pode ter uma Referência de cor diferente e filtrar diferentes elementos).
As Referências também são salvas com o arquivo do Projeto. Todos os parâmetros definidos pelo usuário e relacionados com a Referência, como a Lista de Referências Recentes e as cores de Referência recentemente selecionadas, são gravados com o arquivo do Projeto.
Ao utilizar o comando Imprimir em uma Janela de Modelo ou de Leiaute, você pode optar por imprimir a Referência atualmente ativa.
Quando colocar um Desenho em um Leiaute, o conteúdo do Desenho não incluirá a Referência.
O usuário pode deslocar e rotacionar a Referência conforme necessário, apesar de existirem definições lógicas por padrão para cada combinação de Conteúdo Ativo/Referência, que alinhará ambas as Vistas corretamente no contexto específico.
As Opções de Visualização na Tela (menu Visualização) afetam a Referência da mesma forma que afetam o Ativo.
O cursor é sensível aos elementos da Referência. Consequentemente:
•Você pode utilizar o comando Captar Parâmetros (Alt +C) nos elementos da Referência, e transferir os parâmetros para um elemento na Vista Ativa.
•Você pode utilizar o comando Cortar, a Vara Mágica, e vincular o cursor a pontos de elementos da Referência para editar elementos Ativos.
Selecionar um Rastreamento de Referência
Mostrar/Esconder Rastreamento e Referência
Definir Cores dos Elementos de Referência
Mostrar/Esconder Elementos na Referência
Mover/Rotacionar/Redefinir Referência
Alternar Referência com Conteúdo Ativo: Acessar Elementos na Referência para Edição ou Copiar