Fluxo de Trabalho da Avaliação Energética: Vista Geral
Esta secção resume os passos do Fluxo de Trabalho Ambiental Energético.
Preparar o BIM Arquitectónico para Avaliação Energética
Para uma avaliação bem sucedida, o modelo do edifício deve conter, pelo menos, as estruturas e fenestração envolventes, bem como todas as grandes estruturas internas que representem massa de armazenamento de calor.
Para além disso, as zonas ARCHICAD devem estar posicionadas em todos os espaços condicionados do edifício, uma vez que a análise geométrica do modelo se baseia nestas zonas ARCHICAD.
A Revisão do Modelo Energético funciona apenas em elementos visíveis, pelo que tem de definir uma vista ARCHICAD dedicada ao modelo energético. Utilize a visibilidade do vegetal para conseguir a vista que precisa. Assegure-se que as zonas são visíveis.
Nota: O rectângulo de selecção não filtra elementos construtivos com o objectivo da Revisão Energética do Modelo.
Os Espaços são representados por Zonas 3D no Modelo Energético do Edifício do ARCHICAD. Para fins de Avaliação Energética, irá agrupar estas Zonas em “blocos térmicos”, utilizando a página Blocos Térmicos da palete Revisão do Modelo Energético (Modelação > Avaliação Energética > Revisão do Modelo Energético).
Os blocos térmicos são um conjunto de uma ou mais divisões ou espaços num edifício com semelhanças em termos de orientação, perfil de operação e requisitos de temperatura interna (também designados por requisitos de controlo termostático). As Zonas não têm de ser contíguas para serem combinadas num mesmo bloco térmico.
Análise Automática da Geometria do Modelo e Propriedades do Material
Depois de os blocos térmicos serem definidos, o modelo arquitectónico (BIM) é transformado num Modelo de Energia de Edifício (BEM) pela funcionalidade de análise automática da geometria do modelo e propriedades do material do ARCHICAD. Esta análise executa o seguinte:
•analisa as estruturas e vãos visíveis de acordo com as suas orientações e posições relativamente a zonas e gera os limites de espaço nos mesmos. (Limites de espaço descrevem a geometria do edifício num formato que funciona para a introdução de simulação energética.)
•ocupa as listagens de limites de espaço. Estruturas e Vãos são listados automaticamente com as suas propriedades relevantes para a avaliação energética.
Atribuição e Introdução Adicional de Dados para Completar o BEM
A palete Revisão do Modelo Energético é a principal interface do utilizador da função de Avaliação Energética do ARCHICAD. Use a palete para editar os dados introduzidos para a simulação de energia do edifício, bem como para adicionar informação:
•Atribuir Sistemas do Edifício e Perfis de Operação a Blocos Térmicos
•Definições de propriedade de limite de espaço
Nota: A maioria das propriedades de limite de espaço são extraídas do modelo arquitectónico pela funcionalidade de análise automática da geometria do modelo e propriedades do material do ARCHICAD. As definições das propriedades de limite de espaço permitem aos utilizadores ajustarem estes dados e adicionarem informações que não vêm directamente do modelo arquitectónico do edifício.
•Definições de propriedade de estruturas: Utilize o Calculador de valor-U ou a funcionalidade de Valor U sobreposto e as definições de Infiltração e Material Superfície para definir as propriedades físicas dos limites de espaço opacos que figuram na lista das Estruturas.
–Definições de propriedade de vãos: Atribua dados de desempenho de Molduras e Envidraçados à fenestração do Catálogo de Vãos. Seleccione dispositivos de Sombreamento nas bases de dados predefinidas para completar a lista de Vãos.
Para além de visualizar a lista de Estruturas e Vãos, a palete de Revisão do Modelo Energético de fácil utilização contém, também, ligações para diálogos.
Estes diálogos de Introdução de Dados Adicionais permitem uma definição rápida dos seguintes parâmetros necessários para processar a Avaliação Energética:
•Definições Ambientais: Fornece ligações para os diálogos Definições de localização, Dados Climáticos e Protecção do Vento. Nível do Terreno, tipos de solo e de superfície envolvente são também definidos aqui.
•Perfil de Operação: Seleccione a(s) função/funções do edifício para atribuir perfis relacionados de temperatura interna e ganho de calor no diálogo Perfil de Operação. Se necessário, personalize um Perfil de Operação para ajustar a ocupação de acordo com as regulamentações locais ou para corresponder à utilização real do edifício.
•Sistemas do Edifício: Fornecem informações essenciais para o cálculo energético, no que diz respeito aos Sistemas MEP do edifício (para aquecimento, refrigeração, ventilação, geração de água quente)
•Finalmente, de forma a activar a energia primária, emissão CO2 e cálculos de custos de energia, defina os Factores de Fonte de Energia e Custos de Energia, utilizando os diálogos dedicados.
Avaliar o Desempenho Energético do Edifício
Clique o botão Iniciar Simulação Energética da palete Revisão do Modelo para iniciar a Avaliação do Desempenho Energético do seu projecto. O motor VIPCore certificado integrado, executa a simulação de energia dinâmica que calcula o balanço energético por hora do edifício e emite um Relatório de Avaliação Energética do Edifício. O relatório contém informação, tal como o desempenho estrutural relacionado com a energia, consumo energético anual, balanço energético e pegada de carbono do projecto.