Mapeamento de propriedade no nível de componentes na exportação IFC
Ao exportar um modelo do Archicad para o IFC, você pode usar o Mapeamento de Propriedades para garantir que as propriedades do IFC sejam mapeadas com precisão para as propriedades do Archicad, estabelecendo regras no tradutor de Exportação do IFC.
Nas versões anteriores, era possível mapear estas propriedades precisamente apenas no nível do elemento. Por exemplo, você poderia exportar o volume de uma Parede, como um todo, mas não o volume de cada componente.
A partir do Archicad 26, a exportação do IFC interpretará automaticamente as propriedades no nível dos componentes, sempre que aplicável. Se você usar uma regra de mapeamento contendo uma propriedade de componente (como o Volume do Componente), então o modelo IFC incluirá os dados de volume para cada componente individual de um elemento composto.
(Este é o tipo de mapeamento de propriedade padrão, "automático")
Você também pode especificar uma regra de mapeamento de propriedade para aplicar APENAS a um elemento pai, ou APENAS a seus componentes. Por exemplo, você pode criar uma regra que criará um texto estático que é relevante apenas no nível do elemento (não no nível dos componentes)
Para tornar uma regra de mapeamento efetiva apenas para o elemento completo, ou apenas para os componentes, use o novo pop-up Regra de Mapeamento (Tradutor de IFC para Exportação - Mapeamento de Propriedade para Exportação):