Materiais de Construção: Questões de Migração de Atributos
Migrar do Archicad 16 e anterior.
Material de Construção: O Novo "Super-Atributo"
No início do Archicad 17, todos os elementos construtivos usam Materiais de Construção em vez de Tramas de Corte.
A edição do atributo do Material de Construção origina alterações em todo o modelo.
Materiais de Construção São Gerados e Atribuídos Automaticamente
Quando abre um ficheiro de uma versão mais antiga (anteriores ao 17) no Archicad 26, o programa cria, automaticamente, os Materiais de Construção requeridos e atribui-os a todos os elementos, de forma a manter o aspecto gráfico original do modelo em todas as vistas do modelo.
O algoritmo de migração procura em todos os elementos do modelo, predefinições, favoritos, composições/perfis não usados, etc. do projecto com as respectivas definições de Prioridades, Trama de Corte, Orientação da Trama, Superfícies e Caneta.
Nos casos em que as definições são idênticas, é gerado um novo Material de Construção. (Variações na Caneta da Trama em Corte e Superfícies são tratadas como sobreposições ao nível dos elementos, para minimizar o número de atributos criados de novo.)
Os nomes dos novos Materiais de Construção são gerados a partir do nome da Trama de Corte original e serão estendidos com um identificador único de nove dígitos (explicado abaixo em: Trabalhar com Associações: O que Acontece aos Atributos).
A geração automática é o melhor que pode ser criado através do processo de análise do modelo ao abrir ficheiros mais antigos no Archicad 26. Este processo resulta numa verdadeira representação das definições usadas no projecto, uma vez que verifica todos os elementos no modelo e cria todos os Materiais de Construção necessários. Contudo, uma vez que o Material de Construção introduz uma novo lógica no Archicad, o conjunto de atributos gerado deve ser revisto e finalizado pelo utilizador.
Ver O que Fazer Em relação Aos Atributos num Projecto Migrado.
Novas e Composições e Perfis São Gerados
Algumas definições ao nível dos elementos (incluindo Linha de Corte, Caneta de Linha de Corte, Linha de Separador, Caneta de Linha do Separador e Activar Prioridades de Camada) que anteriormente se encontravam disponíveis para Elementos Compostos e Perfilados, já não se encontram disponíveis ao nível dos elementos no Archicad. Para elementos de Perfil e Compostos, estas definições são definidas nas respectivas estruturas.
Assim, se um elemento composto/de perfil usava as definições ao nível dos elementos no ficheiro da versão mais antiga (a sua opção “Aplicar Definições da Estrutura” não estava seleccionada), será gerada uma nova Composição ou Perfil no Archicad.
O que Fazer Em relação Aos Atributos num Projecto Migrado
Recomenda-se que despenda tempo para percorrer o seu conjunto de atributos manualmente, de forma a assegurar que mantém o que necessita e descarta o que não necessita.
Antes da Migração
1.Fazer um Backup
Faça uma cópia de backup do seu projecto. Se, posteriormente, apagar inadvertidamente atributos, pode usar a palete Atributos e voltar a acrescentá-los a partir da cópia de backup.
2.Remover Atributos Desnecessários
•Utilize a palete Atributos para apagar atributos que não utiliza e de que não precisará.
•Se não tiver a certeza em relação a um atributo específico, pode dar-lhe um novo nome (p.ex. acrescente a etiqueta _apagar ao respectivo nome), depois reveja o projecto para ver se está de facto a ser usado.
•Não use o comando Eliminar não utilizados, excepto se tiver a certeza que o seu projecto não está a usar qualquer um dos atributos a serem apagados.
–Se alguma das suas predefinições ou favoritos de elementos usar um atributo específico, mas não tiver sido colocado no projecto, o comando Eliminar irá pagar esse atributo como “não usado”.
–O comando Eliminar irá apagar atributos que são usados em textos GDL de Itens da Biblioteca.
Se migrar múltiplos projectos:
Se migrar múltiplos ficheiros de projecto semelhantes para o Archicad 26, a função Substituir Atributos por Ficheiro pode ajudá-lo a agilizar o processo de migração: é automatizada a função Apagar e Substituir atributos; assim, não tem que emitir comandos repetitivos "Apagar e Substituir" em cada diálogo de definições de atributos. Isto requer a criação de um ficheiro de texto num formato específico e a execução de um comando que denomina isto de ficheiro.
Ver uma descrição deste processo no artigo Migração de Atributos.
3.Rever Predefinições e Favoritos de Elementos
Quando migra um projecto para o Archicad 26, definições de elementos Por defeito e Favoritos vão potencialmente gerar novos atributos durante a migração. Antes da migração, certifique-se de que as/os suas/seus predefinições/favoritos são necessárias(os) e actualizadas(os), com base em elementos que são realmente usados no Projecto. (O Archicad 26 vai gerar novos atributos para corresponder a predefinições e favoritos, mesmo que não sejam usados em elementos posicionados).
Após a Migração
1.Remover Atributos Desnecessários (Novamente)
•Reveja os Materiais de Construção em Definições de Material de Construção para determinar quais podem ser apagados e substituídos por outros.
•Se necessitar de Materiais de Construção que não façam parte do conjunto gerado, pode facilmente adicioná-los de outro projecto no Archicad através do Gestor de Atributos ou criá-los directamente (clique em Novo) nas Definições de Material de Construção.
•Eliminar Tramas de Corte Duplicadas: muitos projectos de versões mais antigas contêm múltiplas Tramas de Corte que usam padrões de tramas de corte idênticos; estes duplicados eram necessários para diferenciá-los pelas as suas outras propriedades (p.ex. Propriedades Físicas). No Archicad 26, um padrão de Trama de Corte único pode ser associado a muitos Materiais de Construção: verifique a sua lista de Tramas de Corte para eliminar duplicados desnecessários.
Ver abaixo em relação a Dicas de Fluxo de Trabalho para Reduzir Atributos Gerados.
2.Rever e Modificar Nomes de Materiais de Construção
Reveja e modifique nomes de Materiais de Construção conforme necessário (um Material de Construção vai herdar o seu nome da Trama de Corte).
Nota: recomenda-se que não altere nomes de Materiais de Construção em ficheiros a serem usados como ou com associações até todos os ficheiros participantes terem sido migrados. Tais alterações de nome devem ser feitas antes das associações serem actualizadas.
Ver Recomendações para Ficheiros Associados.
3.Rever Prioridades de Intersecção
Alguns Materiais de Construção gerados poderão ter uma Prioridade de Intersecção de 0 (a mais provável nesses elementos importados, como Pilares e Lajes, que não tinham prioridade de intersecção em versões anteriores, bem como perfis importados com uma Prioridade de Intersecção por defeito de 0). Reveja-as e atribua Prioridades de Intersecção conforme necessário.
Dicas de Fluxo de Trabalho para Reduzir Atributos Gerados
•Use a nova funcionalidade Apagar e Substituir (disponível após clicar Apagar) nas Definições de Atributo: defina que atributo deve substitui-lo no seu modelo (disponível para Materiais de Construção, Linhas, Tramas, Composições, Perfis, Superfícies, Categorias das Zonas)
•Use Pesquisar & Seleccionar para procurar elementos modelo com determinados Atributos no Projecto (recomenda-se a utilizar a janela 3D e a activação e desbloqueio de todos os vegetais, bem como o ajuste das definições Filtrar Elementos em 3D para se certificar que todos os elementos 3D estão visíveis e serão encontrados)
•Use o Mapa Interactivo para procurar e listar elementos no Projecto, de forma a modificá-los directamente de modo fácil, usando o ambiente Mapa Interactivo.
Trabalhar com Associações: O que Acontece aos Atributos
Quando adiciona ou actualiza um ficheiro associado, se os conjuntos de atributos não corresponderem, o Archicad gera-os automaticamente do seguinte modo:
Atributos do ficheiro associado (ficheiros .MOD de módulo ou .PLN nativos do Archicad) são associados a atributos no ficheiro anfitrião, através do respectivo nome dentro do mesmo tipo de atributo. Por exemplo:
•Se existir o mesmo nome - “Atributo A” na associação vai vincular-se ao “Atributo A” no anfitrião.
•Se o mesmo nome não existir - “Atributo A” na associação vai criar um novo “Atributo A” no anfitrião.
•Se “Atributo A” for renomeado para “Atributo B” no anfitrião, e o ficheiro da associação for actualizado, será criado um novo “Atributo A” (ver ponto 2)
Ao migrar ficheiros associados, a mesma lógica de ‘usar nome de atributo’ descrita acima continua a aplicar-se de forma a manter um aspecto preciso do modelo.
Conforme descrito acima, no Archicad 26, atributos de Material de Construção gerados de um projecto migrado vão usar o nome da Trama de Corte e um número único de nove dígitos. Este identificador representa os conteúdos e definições do Material de Construção gerado; assim, os atributos com o mesmo número único possuem definições idênticas. Se alterar os nomes do Material de Construção (incluindo o número ID), tais atributos não serão emparelhados com as respectivas contra-partes idênticas em ficheiros associados, pelo que novos atributos serão criados após a associação ser actualizada.
Recomendações para Ficheiros Associados
Ao trabalhar com ficheiros associados num Projecto, o melhor é usar o mesmo conjunto de atributos tanto no ficheiro anfitrião como no ficheiro associado.
•O melhor é migrar todos os ficheiros associados para a mesma versão, de forma a manter a consistência entre ficheiros.
•Se migrar tanto o ficheiro anfitrião como o associado para o Archicad 26:
–Primeiro consolide e actualize atributos no anfitrião;
–depois faça o mesmo com todos os ficheiros associados antes de actualizar quaisquer associações - caso contrário, uma actualização pode originar que atributos desnecessários sejam gerados
•Recomenda-se que não altere nomes de Materiais de Construção em ficheiros a serem usados como ou com associações, até todos os ficheiros participantes terem sido migrados. Tais alterações de nome devem ser feitas antes das associações serem actualizadas.
•Se alterar os nomes dos Materiais de Construção, certifique-se de que o faz de forma consistente em todos os ficheiros vinculados
Em alguns casos, poderá não querer migrar associações para o Archicad 26 (talvez ainda estejam a ser usadas em ficheiros de versões mais antigas do Archicad). Devido à geração e denominação automática de atributos, mais uma vez: recomenda-se que não dê novos nomes as materiais de Construção destes ficheiros associados no anfitrião do Archicad 26. Se lhes der novos nomes, vai originar que sejam gerados novos atributos da próxima vez que estes ficheiros associados de versões mais antigas forem actualizados no anfitrião.
Alternativamente, após actualizar o Anfitrião, podem ser exportados ficheiros Módulo (.mod) do ficheiro Anfitrião, através do Gestor de Módulo de Associação: seleccione o módulo e clique em "Guardar em Ficheiro". Deste modo será gerado um novo ficheiro Módulo com base nos atributos do Anfitrião limpos. Poderá, deste modo, ser poupado de limpar todos os Módulos, de forma individual e separada. Contudo, se este Módulo for utilizado noutros ficheiros, então, estes terão de ser novamente vinculados a este Módulo actualizado.