Exportar Arquivos do Archicad para Software MEP

Preparação do Modelo Archicad para Exportação

Antes de passar um arquivo Archicad para um engenheiro MEP utilizando um software específico de MEP, algumas especificações têm de ser feitas para o modelo arquitetônico. Tal como os engenheiros estruturais, os projetistas especialistas em MEP apenas necessitam de certas partes do projeto - aquelas que são relevantes para o seu trabalho.

Dados Relevantes para Exportar para MEP

Tipicamente, os elementos 3D mais relevantes para exportar para o MEP são:

estruturas de carga,

elementos da estrutura do edifício,

as molduras de espaços interiores.

Também importante:

a grelha estrutural da estrutura de carga,

a colocação planejada de objetos de iluminação, equipamento de casa-de-banho e cozinha,

o posicionamento da mobília embutida,

e todas as funções do espaço e numeração devem estar claramente indicadas,

os níveis, a geometria e a grelha estrutural de tetos e pisos falsos (isto ajudará o engenheiro a modelar corretamente o equipamento AVAC (entradas de ar, aspersores, etc.).

Os vegetais que contenham elementos do modelo arquitetônico, que sejam irrelevantes para a modelagem MEP devem ser desativados e, assim, excluídos dos dados de exportação. Os elementos irrelevantes são, normalmente, os seguintes:

revestimentos do pavimento,

detalhes das portas e janelas,

mobília.

É possível definir combinações de vegetais separadas, que especifiquem o conteúdo apropriado para o engenheiro especialista em eletricidade, canalização, iluminação, acústica e sistemas de baixa voltagem ou para o especialista em modelagem de elevadores.

Consulte Combinações de Vegetais.

Os dois formatos de arquivos mais vulgarmente utilizados para exportar dados Archicad para aplicativos MEP são DWG e IFC.

Salvar Vistas para DWG

A maioria dos engenheiros MEP trabalham em um ambiente de desenho 2D (sobretudo, AutoDesk AutoCAD) e, por isso, desejam receber arquivos AutoCAD DWG.

No Archicad, o arquiteto cria arquivos DWG, definindo vistas de planta, corte ou elevação, e exportando-as em vez de exportar o próprio modelo 3D. Aconselha-se a criação de um Conjunto Editor com definições pré-configuradas no Archicad, para permitir a fácil criação da documentação a entregar ao perito MEP. Deste modo, as vistas predefinidas que representam o estado mais atualizado do projeto podem ser gravadas na pasta de destino especificada, em formato DWG, através do accionamento do botão.

Consulte Trabalhar com Arquivos DWG/DXF.

Salve Modelos no IFC

Alguns engenheiros MEP desenham diretamente em um ambiente de trabalho 3D (AutoCAD MEP ou Revit MEP). Para enquadrar este fluxo de trabalho, a Graphisoft desenvolveu uma propriedade de troca de dados IFC com base no tradutor.

Consulte Exportar modelo IFC do Archicad.

Esta propriedade traduz o modelo Archicad para IFC, que é, atualmente, o formato de troca de dados mais avançado do modelo BIM. Ao criar o conteúdo IFC para o especialista MEP, é aconselhável usar um Tradutor IFC pré-configurado para a troca MEP (por exemplo, "exportação DDS-CAD MEP"), ou para definir um tradutor IFC personalizado para suas necessidades.

Consulte Tradutores IFC: Visão Geral.

Muitos aplicativos MEP suportam a comunicação baseada no BIM Collaboration Format (BCF) como um acessório a mais para a troca de dados baseado no IFC. O fluxo de trabalho BCF permite que os participantes adicionem comentários à problemas de conflitos de projetos (por exemplo, colisões). Comentários BCF incluem GUIDs dos elementos do IFC referenciados e uma pré-visualização de imagem em anexo (snapshot); estes permitem que os usuários localizem facilmente os elementos do modelo "problemáticos" na vista de referência, usando a mesma posição da câmera que contém a imagem anexada. A Gestão de Anotação do Archicad suporta importação e exportação de comentários BCF.

Consulte Manuseio da Anotação.

Troca de modelos IFC do Archicad para o Revit

Este suplemento da Graphisoft foi desenvolvido para engenheiros MEP que usam o Autodesk Revit.

Esta extensão otimiza a importação de dados IFC a partir de qualquer fonte de dados IFC para qualquer software Revit, incluindo o Revit MEP.

Está disponível no site da Graphisoft em:

 https://graphisoft.com/downloads/interoperability