Adicionar Componentes do Item de Biblioteca
Nota: parte do add-on Library Part Maker. Ver Library Part Maker.
Dentro da Área de Desenho, utilize ferramentas 2D e 3D para desenhar os componentes do Item de Biblioteca.
Nota: recomenda-se consolidar e verificar as definições de atributos das ferramentas Archicad antes de desenhar ou modelar as definições dos Itens de Biblioteca. Isto irá ajudá-lo a evitar atributos indesejados como parâmetros na interface do utilizador do Item de Biblioteca. A configuração das definições dos atributos da sua ferramenta na palete Favoritos é a melhor forma de minimizar erros e evitar o laborioso processo de verificação recorrente das definições dos atributos da ferramenta.
O exemplo seguinte mostra os componentes do modelo 3D na linha superior (com o LOD a aumentar da esquerda para a direita) e os símbolos 2D na linha inferior.
Nota: para focar uma determinada Área de Desenho na Planta, use a função Zoom da Palete LPM ver Zoom para uma Área de Desenho.
Princípios de Desenho para Símbolos 2D
•Desenhar símbolo(s) 2D usando qualquer ferramenta Archicad 2D (excepto Ferramenta Texto).
Para uma porta/janela, a orientação do símbolo 2D deve ser alinhada com o eixo horizontal (x). A face externa da abertura deve estar virada para cima (ver Exemplos de Nível de Pormenor de Símbolo 2D).
•Use a Ferramenta Ponto Quente para definir pontos quentes 2D personalizados (aplicável apenas para Símbolos 2D)
•Atribua uma origem de conteúdo a cada componente (ver Definir as Origens dos Componentes (Colocar Cotas de Nível)
•Qualquer Item de Biblioteca utilizado nos seus símbolos 2D deve ser explodido para primitivas 2D (linhas, arcos, polilinhas, etc.)
Definir as Origens dos Componentes (Colocar Cotas de Nível)
Para cada componente (tanto Símbolo 2D como Modelo 3D), utilize a Ferramenta Cota de Nível para colocar uma Origem de Conteúdo. Isto é utilizado para alinhar o conteúdo do Símbolo 2D e do Modelo 3D quando se guarda o Item de Biblioteca.
A origem pode ser colocada em qualquer posição, desde que esteja alinhada com outras origens de componentes. A abordagem recomendada é colocar a origem no centro de um objecto ou (no caso de símbolos 2D e modelos 3D irregulares) na sua cercadura.
Deve ser atribuído à origem um tipo de componente para cada Símbolo 2D e modelo 3D usados.