Melhorias na Renderização com Base Física

O mecanismo nativo de Renderização com Base Física do Archicad usado nas vistas em 3D garante visualizações mais realistas enquanto você modela - sem precisar criar uma renderização.

O Archicad 28 traz novas melhorias para esse recurso experimental:

Céu gerado processualmente

Simula efeitos de dispersão de luz na atmosfera para gerar uma cúpula do céu com base física. As superfícies na sombra refletem a iluminação difusa calculada a partir do céu.

pbr_sky2.jpg 

pbr_sky1.jpg 

Altitude do sol 35°

Altitude do sol 10°

Melhoria na Oclusão de ambiente

Usando uma sequência de baixa discrepância, o novo algoritmo distribui as amostras de maneira mais eficiente, eliminando artefatos em regiões com amostragem insuficiente.

ao_compare1.png 

ao_compare2.png 

Oclusão de ambiente - antes

Oclusão de ambiente - depois

Sombras Projetadas

O mapeamento de sombra produz resultados muito mais rápidos do que os volumes de sombra, com bordas de sombra suaves. A distorção de perspectiva otimiza o mapa de sombras para que os objetos mais próximos da câmera ocupem mais espaço (no mapa de sombras), eliminando quase completamente o efeito de serrilhado da perspectiva.

NFG_ShadowVolume.png 

NFG_ShadowMapping.png 

Volume de sombra

Mapeamento de sombras - produzindo sombras suaves

Com essa abordagem, as sombras projetadas funcionam conforme o esperado (antes era uma forma retangular).

Controle automático de exposição e florescimento

O mapeador de tons agora ajusta a exposição (semi)automaticamente, semelhante às câmeras da vida real. As regiões de alta luminância geram um efeito de "florescimento" ("blooming" - a.k.a. "brilho").

autoexpo.jpg 

bloom.jpg 

A exposição é ajustada automaticamente

Efeito de florescimento

O ajuste de exposição é mais perceptível no modo explorar 3D, pois adiciona um atraso de meio segundo. O florescimento pode ser mais forte ou mais fraco, dependendo da localização da câmera na cena.