Verificador de projeto do Archicad
O Verificador de Projeto permite que os usuários capturem erros durante o projeto, diretamente no Archicad. Use-o em qualquer estágio do processo de projeto para validar e melhorar a qualidade da geometria e dos dados do seu modelo de projeto - uma espécie de "corretor ortográfico do BIM".
O Verificador de Projeto utiliza um serviço de nuvem chamado Solibri Inside, desenvolvido pela Solibri, empresa irmã da Nemetschek. Você pode usar as funções básicas do Verificador do Projeto do Archicad sem precisar ter uma conta da Solibri.
Disponibilidade
Para usar o Verificador do Projeto do Archicad, você precisa de:
•Archicad 26 Atualização 2 (compilação 4019) ou mais recente
•Faça login com a Graphisoft ID
•Aceite as Condições de uso (essa caixa de diálogo aparece quando você inicia o Verificador do Projeto). Seus dados de identificação de usuário serão transferidos para a Solibri, para verificar a sua elegibilidade para usar o Verificador do Projeto.
Benefícios e funções básicas
•Não é necessária nenhuma instalação para usar as funções básicas do Verificador do Projeto, disponíveis no Archicad instalado.
•Como o Verificador do Projeto funciona como um comando do Archicad, não há necessidade de exportar arquivos para um aplicativo externo e importar os resultados, o que simplifica muito o seu fluxo de trabalho e garante qualidade no resultado.
•Você pode realizar verificações na qualidade do projeto no início do processo de projeto de modo a garantir a qualidade da geometria e dos dados do modelo de projeto.
Funções adicionais
Para acessar as funções adicionais do Verificador do Projeto:
•Registre-se no Solibri Inside e/ou atualize a sua conta. Por favor, consulte o Solibri Inside.
•Os assinantes do Archicad também podem se qualificar para uma oferta promocional do Solibri Inside. Por favor, consulte o site da Graphisoft para obter detalhes.
Como isso funciona?
1.Abra Modelagem > Verificação do Modelo > Verificador de Projeto
2.Para continuar, marque a caixa para concordar com as condições de uso. Seus dados de identificação de usuário serão transferidos para a Solibri, para verificar a sua elegibilidade para usar o Verificador do Projeto.
A paleta "Verificador de Projeto" é aberta, listando as Verificações de Projeto disponíveis. O conjunto de verificações disponíveis é atualizado periodicamente.
3.No painel Definições na parte inferior da Paleta, siga um destes procedimentos:
•Selecione "Visualização" (todos os elementos da visualização que você selecionar participarão da verificação),
•Selecione os elementos do modelo que você deseja verificar
4.Clique em Definições do Modelo.
5.Na caixa de diálogo exibida, selecione uma visualização na árvore (se estiver exportando uma vista)
6.Especifique um Tradutor IFC para exportar dados para o Solibri Inside. Recomendamos o tradutor "IFC4 Reference View-based Export".
Nota: Se você estiver usando um tradutor IFC2x3, certifique-se de que o campo "Modo de preservação de material (apenas IFC2x3)" da caixa de diálogo "Conversão de Geometria para Importação IFC" esteja definido como "Nunca explodir elementos, a preservação não é garantida". (Consulte Modo de preservação de Material (apenas no IFC2x3)
7.Clique em OK.
8.De volta à caixa de diálogo Verificador de Modelos, clique em qualquer uma das verificações disponíveis para executá-la (por exemplo, "Verificação de Propriedades Gerais")
O Verificador de Projeto gera os dados necessários e os envia ao Solibri Inside para as operações de verificação.
A Paleta exibe os problemas resultantes (vinculados às anotações), junto com os seus elementos relacionados.
Na imagem a seguir, a "Verificação de Propriedades" descobriu que os elementos selecionados têm várias de suas Propriedades básicas definidas como "Indefinidas".
•Você pode selecionar os elementos identificados para visualizar e corrigir os problemas.
•Você também pode criar uma Anotação (relacionado a um problema) no Organizador de Anotações do Archicad.