Nota: parte do add-on Library Part Maker. Ver Library Part Maker.
Nível de Definição de Pormenor para Portas e Janelas
|
Nível de Detalhe 2D seleccionado |
LOD Por Defeito |
LOD Substituto 1 |
LOD Substituto 2 |
LOD Substituto 3 |
|
Completo |
Completo |
Médio |
Baixa |
Abertura vazia do sistema |
|
Médio |
Médio |
Baixa |
Completo |
Abertura vazia do sistema |
|
Baixa |
Baixa |
Médio |
Completo |
Abertura vazia do sistema |
|
Nível de Detalhe 3D seleccionado |
LOD Por Defeito |
LOD Substituto 1 |
LOD Substituto 2 |
LOD Substituto 3 |
|
Completo |
Completo |
Simplificada |
Esquemático |
Abertura vazia do sistema |
|
Simplificada |
Simplificada |
Esquemático |
Completo |
Abertura vazia do sistema |
|
Esquemático |
Esquemático |
Simplificada |
Completo |
Abertura vazia do sistema |
Origens dos Componentes de Porta/Janela
Aplica-se uma metodologia especial no caso de Itens de Biblioteca de Porta e Janela.
•As origens dos componentes dos símbolos 2D de portas/janelas devem ser alinhadas com o centro do vão da parede da porta/janela e o bordo exterior da parede em que serão colocadas.
•As origens dos componentes para modelos 3D de portas/janelas devem ser alinhadas com o centro inferior do vão da parede da porta/janela.
Símbolo de Porta com Origem de Componente no Ponto Quente
Definição da Tolerância da Porta/Janela
|
Atribuição LPM |
Conteúdo mostrado com a correspondente Opção de Vista de Modelo (MVO): Nível de Pormenor dos Símbolos de Porta, Janela e Clarabóia |
|
Tolerância 2D Completa |
Símbolo em Planta Completo |
|
Tolerância 2D Média |
Símbolo em Planta Médio |
|
Tolerância 2D Baixa |
Símbolo em Planta Baixo |
O Vão da Parede é a parte cortada da parede para acomodar toda a estrutura da porta/janela.
A Largura do Vão da Parede é igual à Largura da Dimensão da Unidade mais qualquer Tolerância Horizontal.
A Altura do Vão da Parede é igual à Altura da Dimensão da Unidade mais qualquer Tolerância Vertical.
Valores de Tolerância em Definições Personalizadas de Portas
Princípios de Desenho de Tolerância
O símbolo de tolerância 2D deve ser sempre desenhado (usando ferramentas Archicad 2D) no lado esquerdo dos símbolos 2D da porta/janela, com a mesma largura para todos os símbolos 2D usados num Item de Biblioteca de porta/janela.
Os símbolos de tolerância 2D serão automaticamente adicionados aos bordos direito, superior e inferior da porta/janela e serão parametricamente ajustados aos bordos do Vão de Parede. O modelo 3D será criado automaticamente, com base na largura de tolerância definida no Símbolo 2D e na espessura da moldura da porta/janela. A largura de tolerância e as superfícies de tolerância serão automaticamente adicionadas à interface do utilizador da porta/janela como valores paramétricos.
Tolerância Exibida na Atribuição de LOD Baixo, Médio e Completo
Linhas de Abertura, Articulações Finais e Puxadores
|
Atribuição LPM |
Conteúdo mostrado com a correspondente Opção de Vista de Modelo (MVO): Definições Diversas para Itens de Biblioteca |
|
Linha de Abertura Dobradiça Completa |
Mostrar Linha de Abertura (orientação das Articulações Finais, 3D Completo) |
|
Linha de Abertura às Dobradiças Simplificado |
Mostrar Linha de Abertura (orientação das Articulações Finais, 3D Simplificado) |
|
Linha de Abertura Dobradiça Esquemática |
Mostrar Linha de Abertura (orientação das Articulações Finais, 3D Esquemático) |
|
Linha de Abertura ao Puxador Completo |
Mostrar Linha de Abertura (orientação do Puxador, 3D Completo) |
|
Linha de Abertura ao Puxador Simplificado |
Mostrar Linha de Abertura (orientação do Puxador, 3D Simplificado) |
|
Linha de Abertura ao Puxador Esquemático |
Mostrar Linha de Abertura (orientação do Puxador, 3D Esquemático) |
Princípios de Desenho de Linhas de Abertura, Articulações Finais e Puxadores
|
Orientação da Linha de Abertura do Puxador |
Orientação da Linha de Abertura das Articulações Finais |
O LPM permite definir qualquer número e direcções de Linhas de Abertura e/ou símbolos de Operação de Abertura em Modelos 3D, utilizando ferramentas Archicad 3D. As linhas de abertura 3D podem ser definidas pela Ferramenta Morph (definida para o Método de Geometria de Linha).
Também é possível utilizar, por exemplo, o Item de Biblioteca de Texto 3D (da biblioteca padrão do Archicad) para definir quaisquer anotações de texto fixas.
Considerando os vários padrões para a direcção das linhas de abertura, o LPM fornece 2 conjuntos de atribuições que definem a orientação da linha de abertura como "Articulações Finais" ou "Puxador".
O controlo Orientação da Linha de Abertura (disponível nas Opções de Vista de Modelo e na interface de utilizador do Item de Biblioteca) permite ao utilizador rodar o seu posicionamento conforme necessário.
Posicionamento de Montagem de Puxador em Porta/Janela
Note-se que a opção de montagem de Puxador 3D está disponível apenas para o LOD "Modelo 3D Completo".
|
Atribuição LPM |
Utilização de conteúdos |
|
Puxadores Internos Completos |
Utilizado para a montagem de Puxadores na face interna da abertura |
|
Puxadores Externos Completos |
Utilizado para a montagem de Puxadores na face externa da abertura |
O LPM permite a definição de qualquer número e direcções de tipos de montagem de Puxadores, separados para faces interiores e exteriores de uma abertura. O tipo de montagem dos Puxadores pode ser seleccionado a partir de tipos Archicad padrão ou de qualquer Item de Biblioteca de Componente Pessoal Manípulo (em bibliotecas carregadas).
Princípios de Desenho para Posicionamento de Puxadores
Utilize as linhas 3D que podem ser definidas pela ferramenta Morph (definida para o Método de Geometria de Linha)
Definição (linha de Morph)
Origem do Morph
A origem do Morph será utilizada como ponto de inserção (no espaço 3D, pelo que a linha de Morph deve ser posicionada na superfície da porta/janela), e a direcção da linha será utilizada como orientação de montagem do Puxador. O comprimento da linha não afecta a posição ou forma final do puxador. A relação de uma linha de Morph utilizada para o desenho e o modelo final do Puxador é ilustrada abaixo:
O tipo de atribuição definirá a orientação do puxador em relação à face interna ou externa de uma porta ou janela.
Ver Origens dos Componentes de Porta/Janela.
Equipamentos e Acessórios Padrão para Portas e Janelas
Os seguintes elementos paramétricos padrão da biblioteca Archicad de portas ou janelas e a funcionalidade serão adicionados automaticamente a cada porta ou janela:
Windows
•Abertura da parede - Gola
•Abertura da parede - Fecho Parede
•Abertura da parede - Recorte na Parede
•Abertura da parede - Arco de Alvenaria
•Abertura da parede - Atributos
•Equipamentos e Acessórios - Peitoril/Soleira
•Equipamentos e Acessórios - Bordo
•Equipamentos e Acessórios - Aro Interior/exterior
•Equipamentos e Acessórios - Quebra-Sol
•Equipamentos e Acessórios - Canto Personalizado
•Equipamentos e Acessórios - Atributos
Porta
•Abertura da parede - Gola
•Abertura da parede - Fecho Parede
•Abertura da parede - Arco de Alvenaria
•Equipamentos e Acessórios - Limiar
•Equipamentos e Acessórios - Aro Interior/exterior
•Equipamentos e Acessórios - Quebra-Sol
•Equipamentos e Acessórios - Atributos
Parâmetros pré-definidos do sistema para Portas e Janelas
•Largura - largura do conjunto Porta/janela
•Altura - altura do conjunto Porta/janela
•Espessura Moldura Nominal - espessura da moldura do conjunto Porta/janela
•Orientação - Se definido para 'Automático', os valores de Posição do Rótulo por Defeito e Posição Invertida do Rótulo serão usados para rótulos de Porta/Janela e em Mapas Interactivos. Se definido como "Personalizado", será utilizado o valor do parâmetro Orientação Pessoal.
•Orientação Pessoal - utilizada em conjunto com o parâmetro Orientação
•Posição do Rótulo por Defeito - (definida por defeito como 'L' para “Left”, esquerda) utilizada em conjunto com o parâmetro Orientação
•Posição Invertida do Rótulo - (definida por defeito como 'R' para “Right”, direita) utilizada em conjunto com o parâmetro Orientação
•Operação IFC - Definição da operação IFC
•Superfícies > Superfície Exterior de Tolerância de Portas/Janelas - superfície exterior de preenchimento de tolerância
•Superfícies > Superfície Interior de Tolerância de Portas/Janelas - superfície interior de preenchimento de tolerância
•Superfícies > Superfície do Puxador da Porta/Janela - superfície do(s) Puxador(es) da Porta/ Janela
•Canetas > Caneta de Linha de Vão - caneta para linhas de abertura de Portas/Janelas