Browser do Sistema MEP (Traçados de Conduta)

Utilize o Browser do Sistema MEP (Janela > Paletes) para visualizar e gerir os seus traçados de ventilação. O Browser do Sistema MEP fornece cálculos de tempo de execução e apresenta os dados (fluxo de volume, velocidade) em forma de tabela. Com base nas definições dos elementos MEP ligados, é possível ver os cálculos de fluxo de ar e os requisitos de redimensionamento para cada sistema.

1.Crie um sistema de Ventilação utilizando Elementos Condutas no Archicad

MEPVentSystems.png 

2.Introduza valores de Fluxo de Volume para os elementos Traçado de Conduta e Terminal de Conduta, nos seus diálogos de definição ou na caixa de Informações

Air_volume_Flow.png 

VolumeFlowEnter.png 

3.Abra o Browser do Sistema MEP

no menu Janela > Paletes, ou

utilize o atalho da barra de ferramentas MEP

MEPSystemBrowserShortcut.png 

4.Selecionar ponto de início do Sistema: No modelo, selecione um elemento para ser o ponto de início do Sistema. A porta deste elemento representa o início do sistema - por exemplo, de onde virá o ar.

O elemento do ponto inicial deve ser a extremidade aberta de um traçado de ventilação, ou um Equipamento ou Acessório ligado (o elemento de partida não pode ser um terminal).

O elemento selecionado deve ter um atributo do Sistema MEP que é utilizado com Condutas.

Nota: para ver as extremidades abertas e as ligações abertas nas vistas 2D, active Ligações MEP Abertas em Visualização > Opções de Visualização no Ecrã.

5.Adicionar Sistema ao Navegador: No Navegador do Sistema, clicar em [+] para adicionar o novo Sistema. O seu nome corresponde ao Sistema MEP do traçado. Pode adicionar qualquer número de sistemas ao browser.

Se o controlo [+] estiver a cinzento, significa que o elemento de partida selecionado não é válido.

AddMEPSystem.png 

Se mais tarde eliminar o ponto inicial do Sistema (por exemplo, se adicionar um terminal à extremidade aberta), o Sistema é eliminado do browser, porque não tem nenhuma extremidade aberta. Um alerta permitir-lhe-á anular esta acção ou continuar - nesse caso, pode mais tarde adicionar o Sistema ao navegador utilizando um ponto inicial diferente.

6.Verifique os cálculos do Sistema no browser: seleccione um Sistema na metade superior do browser para ver os cálculos dos seus elementos, listados na parte inferior.

Os fluxos de volume são adicionados ao ponto de início do Sistema

A velocidade é calculada para os traçados e segmentos

Estes dados baseiam-se nas cotas do elemento e nos dados de Fluxo de Volume que introduziu para os elementos do terminal.

.MEPSystemBrowserAdded.png

Nota: para mostrar dados apenas para elementos visíveis na vista actual, filtre por “Apenas elementos visíveis”. Por exemplo, utilize esta opção para ocultar dados de elementos ocultados pelo Filtro de Renovação.

Nota: quando ocorrem loops no sistema, o caudal volúmico e a velocidade não podem ser calculados. Esses loops são marcados no Browser do Sistema.

LoopedElement.png 

Optimize as cotas da Conduta

Com base nos dados mostrados no Browser do Sistema, utilize a ferramenta Optimizador de Condutas para ajustar as cotas conforme necessário.

Ver Optimizador de Tamanho de Conduta.

Navegue no Browser do Sistema

Utilize o atalho para o diálogo Sistema MEP

Visualize os dados numa estrutura hierárquica em árvore ou como uma lista plana (alterne entre vistas utilizando os ícones)

TreeViewIcon.png 

Na vista de lista plana: clique no cabeçalho de uma coluna para ordenar os valores por ordem ascendente/descendente

SortMEPColumn.png 

Utilize Seleccionar no Modelo para encontrar um item do Browser no modelo

Utilize Ir para a Selecção para fazer zoom até ao item do Browser no modelo

MEPSelectInModel.png 

GoToSelected.png