Você pode salvar ou publicar uma vista ou leiaute de projeto nos formatos DXF e DWG. (Não é possível a gravação em DWG a partir de um mapa, lista, ou índice.)
1.Escolha Arquivo > Salvar Como e, em seguida, o tipo de arquivo desejado (DXF ou DWG).
Para obter informações sobre configuração dos Conjuntos de Publicador para saída no formato DWG / DXF, consulte Editor.
–Para salvar apenas uma parte da vista, use o Retângulo de Seleção para delimitar o projeto. Salvar como irá salvar apenas uma parte que esteja dentro do Retângulo de Seleção.
–Se você estiver trabalhando no AutoCAD e abrir um DWG originalmente criado no Archicad, poderá aparecer um Aviso. No entanto, você pode prosseguir e trabalhar no DWG salvo no AutoCAD - não haverá problemas de estabilidade.
2.O campo Tradutor, da caixa de diálogo Salvar, lista os Tradutores de origem, que utilizará na maioria dos casos (tal como “for as is output”).
3.Se você não souber qual tradutor padrão usar, escolha Definições para abrir a caixa de diálogo Configurar Tradução DXF-DWG. Cada um dos tradutores de origem é brevemente descrito, no campo Descrição.
Para mais detalhes, consulte Configurar Tradução DXF-DWG.
Conversão de Entidades
Elementos simples são convertidos nas entidades correspondentes do AutoCAD:
•Pontos quentes em pontos,
•Linhas (sem setas) em linhas
•Círculos em Círculos,
•Arcos (sem setas) em arcos,
•Elipses em elipses,
•Arcos elípticos (sem setas) em arcos elípticos
•Linhas e arcos com setas são "elementos complexos".
•Textos em textos multilinha,
•Tramas em hachuras,
Nota: as tramas em paredes, pilares e itens da biblioteca são tratadas da mesma forma.
•Imagens em imagens,
•Cotas (todos os tipos) em cotas.
Nota: As cotas do Archicad e do AutoCAD geralmente aparecem de forma diferente, especialmente a localização do texto de cota em relação à linha de cota.
Elementos Complexos: são compostos por mais que uma entidade AutoCAD. A não ser que selecione “Explodir Elementos Archicad complexos,” eles serão desenhados como blocos, e uma inserção será colocada na seção da entidade.
•Paredes: são desenhadas como blocos, denominados WALL_<n>, onde n é o índice do elemento parede. O bloco contém linhas de contorno, tramas (veja as notas sobre tramas poligonais), referências de bloco a janelas e portas, e um rótulo associado. As referências a janelas e portas podem ser seguidas pelas referências de bloco de dimensões de janelas, e referências de rótulo associado, se existirem.
Nota: os contornos de uma parede curva são polilinhas, constituídas por segmentos retos.
•Pilares são desenhados como blocos, denominados COLUMN_<n>, onde n é o índice do elemento pilar. O bloco contém linhas de contorno, tramas (veja as notas sobre tramas poligonais), e as referências de bloco ao rótulo associado.
•Janelas são desenhadas como blocos, denominados WINDOW_<n>, onde n é o índice do elemento janela.
•Portas são desenhadas como blocos, denominados DOOR_<n>, onde n é o índice do elemento porta.
•Objetos são desenhados como blocos, denominados OBJECT_<n>, onde n é o índice do elemento objeto.
•Lâmpadas são desenhadas como blocos, denominados LIGHT_<n>, onde n é o índice do elemento lâmpada.
Nota sobre janelas, portas, objetos e luminárias: Quando o item da biblioteca não contém um script 2D, pode ter até 8 aparências diferentes, dependendo de: “Caneta Uniforme”, “Usar Tipos de Linha do Símbolo” e de um possível estado simétrico. Assim, um item da biblioteca deste tipo não pode ter mais que 8 blocos exportados. Outros itens (com scripts 2D) podem ter qualquer quantidade de aparências diferentes, e terão exatamente tantos blocos como as aparências que ocorrem no piso exportado.
Já que mais que uma instância pode compartilhar o mesmo bloco de detalhe, os rótulos associados não podem ser colocados nestes blocos– seguem as referências dos blocos.
•Lajes são desenhadas como blocos, denominadas SLAB_<n>, onde n é o índice do elemento laje. O bloco contém o contorno e as aberturas poligonais, assim como a referência do bloco ao rótulo associado.
•Coberturas são desenhadas como blocos, denominados ROOF_<n>, onde n é o índice do elemento cobertura. O bloco contém o contorno e as aberturas poligonais, assim como a referência do bloco ao rótulo associado.
•Vigas são desenhadas como blocos, denominados BEAM_<n>, onde n é o índice do elemento viga. O bloco contém o contorno e as aberturas poligonais, assim como a referência do bloco ao rótulo associado.
•Malhas são desenhadas como blocos, denominados MESH_<n>, onde n é o índice do elemento malha. O bloco contém o contorno e as aberturas poligonais, assim como as curvas de nível da malha e a referência do bloco ao rótulo associado.
•Zonas são desenhadas como blocos, denominados ZONE_<n>, onde n é o índice do elemento zona. O bloco contém a trama de primeiro plano, e o selo da zona, assim como a referência do bloco ao rótulo associado.
Nota: como as cores por padrão de preenchimento das zonas são cores pastel suaves, e o conjunto de cores do AutoCAD não contém um equivalente, as cores serão substituídas por cinzas claro RGB. Se preferir, selecione uma cor saturada (vermelho, amarelo) para o preenchimento da zona, e azul ou preto para a cor do selo da zona.
•Câmaras e conjuntos de câmaras não são exportados.
Utilizar Fontes SHX no Processo de Conversão
A Extensão DXF-DWG confia na disponibilidade das fontes AutoCAD – incluindo as fontes SHX. Durante a conversão, a Extensão emite um alerta, pedindo essas fontes.
Se estas fontes não estiverem disponíveis, pode contar com problemas na formatação do texto (como quebras de linha incorretas). É recomendado que adquira os arquivos das fontes SHX, que são parte do pacote AutoCAD, junto de um usuário AutoCAD. A versão True-type de todas as fontes SHX também está disponível no pacote AutoCAD.
Quando obtiver as fontes, guarde-as em uma pasta criada para o efeito. Quando a Extensão pedir um arquivo de fonte SHX, selecione-o a partir desta pasta. Se não tiver a fonte pedida, pode selecionar outra. (Neste caso, os resultados da conversão podem variar.) Quando tiver indicado a pasta à Extensão, esta procurará automaticamente nessa pasta (mas não em outras sub-pastas criadas) os arquivos SHX necessários.
Nota sobre Fontes TrueType: Você pode usar Fontes TrueType sem qualquer problema no Windows ou no Mac. (Os usuários de Mac devem copiar os arquivos de fonte TrueType para a pasta Library/Font do sistema.)
Nota sobre Fontes vs. Formas: O AutoCAD utiliza os arquivos SHX, não só como fontes, mas também com outros propósitos. As linhas complexas inserem formas nos seus padrões. As formas podem ser adicionadas aos desenhos como símbolos simples. Pode haver problemas, se você selecionar um SHX deste tipo, em vez de uma fonte– por isso, quando a Extensão pedir para localizar um arquivo SHX, utilize a opção “Ignorar” se não tiver a certeza que o arquivo SHX que encontrou é do tipo certo. O nome do arquivo pedido deverá fornecer uma pista sobre o tipo necessário– fonte ou forma.