Importar Nuvens de Pontos

1.Use Arquivo > Interoperabilidade > Importar Nuvens de Pontos.

ImportPointClouds.png 

2.Na caixa de diálogo que aparece, navegue para o local do(s) arquivo(s) de nuvem de pontos e selecione um ou mais arquivos. Os arquivos devem estar no formato .e57 ou .xyz.

ImportPointCloudsBrowse.png 

3.Clique em Abrir.

4.Para arquivos em formato XYZ:

Se qualquer um dos arquivos selecionados possui a extensão .xyz, a seguinte caixa de diálogo de Conversão de Formato é exibida:

Nota: Arquivos no formato E57 são padronizados e não exigem nenhuma conversão de formato. Você irá ignorar a caixa de diálogo Conversão de Formato e continuar com a próxima etapa.

PointCloudFormatConversion.png 

Esta caixa de diálogo oferece oportunidade de corrigir (se necessário) como as coordenadas X, Y e Z e as cores RGB do arquivo importado deverão ser interpretados.

Os únicos dados editáveis aqui são os seis campos na parte superior da caixa de diálogo. Para cada campo (coordenadas X, Y e Z, bem como, as cores vermelha, verde e azul), atribui-se uma das colunas mostradas na caixa de diálogo apresentada abaixo. (Por padrão, as primeiras seis colunas são numeradas, mas algumas das colunas podem conter dados desnecessários.)

Se a atribuição de dados torna-se inválida - por exemplo, se a mesma coluna é atribuída a dois campos - o botão OK torna-se cinza, e você vai ver um ponto de exclamação na parte superior da coluna.

PointCloudFormatConversionGrey.png 

Para mais informações sobre como configurar a Conversão de Formato (se necessário) para o arquivo .xyz que você está importando, consulte o técnico responsável pela criação do arquivo de nuvens de pontos.

5.A caixa de diálogo Criar Nuvem de Pontos de Objetos aparece.

PointCloudCreate.png 

A nova Nuvem de Pontos de Objetos (listado na caixa de diálogo) será criada como arquivos LCF e salva na biblioteca vinculada mostrada no campo caminho. Se necessário, procure um caminho de pasta diferente.

6.Nome do Objeto: Este é o nome do objeto recém-criado. Se necessário, edite o nome do objeto.

7.Faça um dos seguintes procedimentos:

clique em Criar para criar o(s) arquivo(s) de Nuvem de Pontos e objeto sem os colocar.

clique em Criar e Colocar se você deseja colocar os objetos agora (apenas Projetos Individuais. Para Projetos Teamwork, ver abaixo: Colocar Nuvem de Pontos de Objeto no Projeto Teamwork.)

A conversão dos arquivos de nuvem de pontos pode demorar alguns instantes.

8.Se você optar por Criar e Colocar, a caixa de diálogo Colocar Nuvens de Pontos aparece.

PointCloudsPlace.png 

Aqui, é possível:

especificar o método de colocação (ou você coloca na Origem do Projeto, ou clica em qualquer lugar para colocá-lo manualmente)

definir o Piso de Origem para a Nuvem de Pontos de objetos

Consulte Também Redefinir a Origem da Nuvem de Pontos de Objeto.

Clique em OK para colocar a Nuvem de Pontos de Objetos. Você pode vincular a qualquer ponto do objeto resultante.

PointCloudFP.png    PointCloud3D.png

Crédito de imagem: BAM Construct UK Ltd, www.bam.co.uk | FARO Technologies UK Ltd, www.faro.com

 Cada vez que você importar um arquivo de Nuvem de Pontos particular, um novo arquivo LCF é criado como uma biblioteca vinculada. Você pode colocar o novo arquivo LCF qualquer número de vezes a partir da caixa de diálogo de Definições do objeto.

LCFPointcloud.png 

Assista o vídeo