Abrir Projectos através de uma Rede

Se o ficheiro que quiser abrir já estiver a ser utilizado por alguém na rede local, a aplicação avisá-lo-á e indicar-lhe-á o nome do utilizador, isto é o nome definido no Sharing Setup Control Panel (Mac) ou em Nome de Utilizador (Windows).

Dispõe das escolhas que se seguem:

Abrir o ficheiro como só de leitura

Abrir o ficheiro com acesso exclusivo

Cancelar a abertura do ficheiro

Se decidir abrir o ficheiro como só de leitura, pode ver e modificar todo o ficheiro, mas só pode guardá-lo com um nome diferente, ou noutro local. Se tentar substituir o ficheiro original, será novamente avisado de que o ficheiro está em uso, e que não pode ser substituído.

Pode também decidir abrir o ficheiro com acesso exclusivo. No entanto, deve ter muito cuidado com a utilização desta opção.

Várias razões podem levar a aplicação a afirmar que um ficheiro está em uso, quando de facto não está:

O último utilizador que trabalhou no ficheiro não o fechou correctamente, por exemplo por causa de um erro de sistema.

Fez uma cópia de um ficheiro que estava em uso no momento, e essa cópia também inclui o nome da pessoa que estava a utilizá-lo durante a cópia.

Nota: se for, de facto, aberto um ficheiro com acesso exclusivo enquanto outra pessoa o utiliza, os utilizadores irão apagar o trabalho um do outro, sem receber quaisquer outras mensagens de erro. Por isso, tenha muito cuidado quando abrir um ficheiro com acesso exclusivo em qualquer situação que não as situações de emergência descritas acima.