Definições de Exposição à Luz da Superfície (Motor Básico)
(Opções > Atributos do Elemento > Superfícies)
Este painel afecta os renderings criados pelo Motor Básico de Rendering e pelo Motor Aceleração de Hardware.
Cor da Superfície: defina a cor da superfície, fazendo duplo clique no campo colorido. Surge a caixa de diálogo Editar Cor, onde pode seleccionar a cor graficamente, ou numericamente, misturando os componentes HSL (Hue-Saturation-Luminosity) ou RGB (Red-Green-Blue).
Os restantes atributos deste painel são definidos como percentagens dos seus limites teóricos. Pode editar os valores numericamente ou através de um slider.
Transparência define como a luz penetra na superfície seleccionada. Utilize os dois controlos seguintes para ajustar a transparência:
•Transmitância: quanto mais elevado o valor, maior percentagem de luz é transmitida através da superfície. O vidro está no topo da escala, e as superfícies opacas no fim.
•Atenuância define como a transmitância diminui, à medida que a superfície do objecto se afasta da perpendicular da linha de visão. Pode ser definido qualquer número entre 0 e 100.
Emissão mede a fluorescência da superfície (isto é, a luz emitida pela superfície).
•Utilize a Atenuância para ajustar a intensidade da emissão da superfície seleccionada. A intensidade da Emissão diminui, à medida que a Atenuância diminui (ou seja, o observador afasta-se do objecto).
•Clique no controlo Cor da Emissão para abrir a caixa de diálogo Editar Cor. Seleccione a cor graficamente, ou numericamente, misturando os componentes HSL (Hue-Saturation-Luminosity) ou RGB (Red-Green-Blue).
Nota: se na superfície as sombras não aparecerem onde devem, verifique a Cor emissão. Se a Cor emissão de uma superfície for branca, as sombras não aparecerão. A mudança da Cor emissão afecta também a cor e a intensidade das sombras.
Na imagem abaixo, as primeiras duas superfícies têm a Cor emissão definida para preto e branco; a terceira superfície tem um Cor emissão branca.
A Reflexão dispõe de três atributos:
•O controlo Ambiente define a percentagem de luz ambiente que a superfície pode reflectir. Isto determina a capacidade da superfície de obter efeitos de brilho (ao contrário das sombras e contrastes causados pela luz direccional).
•O controlo Difusa descreve a qualidade da superfície. As superfícies irregulares ou ásperas tendem a reflectir a luz incidente e direccional, de maneira não-direccional e difusa. A reflexão difusa transporta a cor da superfície e não a cor da luz.
•Brilho corresponde à capacidade de uma superfície de reflectir luz direccional a partir de uma fonte pontual (sol, pontos de luz, etc.), de uma forma mais ou menos focalizada. Quanto mais focalizado o reflexo, mais brilhante a superfície. O Brilho é confinado a uma pequena área, se este controlo estiver perto de 100, e ocupa uma área maior, se o valor definido for mais baixo.
O Brilho da superfície é controlado pela sua definição Especular.
•A definição Especular é o contrário da Difusa. Consiste num reflexo direccional, que reflecte a cor da luz incidente, e não a da superfície. Uma superfície dura e extremamente suave produz reflexos especulares fortes (perto de 100%), e uma superfície mole e leve quase não produz nenhum (valor perto de 0%).
•A Cor Especular é, teoricamente, idêntica à cor da luz direccional, mas o programa permite defini-las independentemente. Faça duplo clique na amostra de cor, para abrir a caixa de diálogo Editar Cor, onde pode estabelecer as definições desejadas. Esta cor, misturada com a cor da Superfície e com a cor da Luz, determina a cor da superfície, na qual é reflectida a luz direccional.