Criar Objectos de Cobertura Especiais com RoofMaker

O RoofMaker permite adicionar elementos baseados em Objectos GDL a partes específicas do Projecto, de forma a melhorar as Vistas 3D e as Janelas de Secção/Alçado. O RoofMaker pode ser acedido a parti do menu Modelação > Extras de Cobertura. Tecnicamente, o RoofMaker é uma Extensão Archicad, e é carregado no arranque do Archicad.

Depois da colocação, os elementos de construção de coberturas comportam-se como Objectos normais e podem ser modificados.

O Assistente de Coberturas é uma função do RoofMaker, que permite criar estruturas de cobertura completas rápida e facilmente.

Para mais informações, veja Utilizar o Assistente de Coberturas.

É recomendado que comece a modelar a construção da cobertura pelas madres principais, seguindo-se a restante estrutura, antes de colocar as pernas. Desta forma, pode controlar facilmente todos os elementos ligados. (Ao colocar as cumeeiras, já saberá a espessura das madres; ao colocar as pernas, já saberá a espessura da madres, dos barrotes, etc.)

metszet.PNG

 

Para colocar pernas, cumeeiras ou madres (vigas), seleccione um plano de cobertura ou uma cobertura Multi-plano.

Se várias coberturas plano-simples estiverem agrupadas, tem que as desagrupar primeiro (Edição > Agrupar > Desfazer Grupo) ou Suspender Grupos (Edição > Agrupar > Suspender Grupos). Poderá então seleccionar individualmente os planos de cobertura.

Embora a colocação de elementos de construção com o RoofMaker funcione de outras formas, é recomendado que defina a linha de referência da cobertura na aresta superior exterior da parede de base (tratado pelo Archicad como um Método de Colocação de Cobertura Complexa). A definição dos elementos, com ou sem extensão, utiliza esta linha de referência como base.

Recomenda-se que defina a espessura da cobertura igual à altura das vigas. Desta forma, pode usar a cobertura para cortar elementos pousados sobre as vigas.

Para colocar um aparador (bloqueio), uma viga de colarinho ou uma viga de amarração, é necessário selecionar duas vigas correspondentes (vigas opostas para uma viga de colarinho ou uma viga de amarração, e vigas na mesma superfície do telhado para um aparador).

Depois de seleccionar o comando para colocar um objecto, surge uma caixa de diálogo, na qual é possível definir alguns parâmetros relacionados com o objecto. É possível atribuir superfícies e um vegetal a todos os elementos. A caneta actualmente definida para o Objecto é utilizada por defeito. Se alterar a caneta actual, todos os elementos subsequentemente colocados possuirão a nova cor.

O objecto é colocado com um ou mais cliques, ou é colocado automaticamente, em função do tipo de objecto.

Para apresentar os comandos do RoofMaker numa barra de ferramentas separada, seleccione Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker > Mostrar Caixa de ferramentas RoofMaker.

RoofMakerTB.png

 

Cada comando é descrito nas secções abaixo:

Criar uma perna

Criar pernas múltiplas

Criar um rincão ou laró

Criar uma cadeia

Criar uma madre

Criar um frechal

Criar níveis

Criar Linhas

Utilizar o Assistente de Coberturas

Criar uma perna

Ao criar uma perna, o plano inferior da cobertura serve de plano de referência. Os elementos serão automaticamente colocados sobre este plano.

Seleccione uma superfície de referência na planta. Seleccione Criar uma Perna a partir do menu Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker (ou seleccione o primeiro ícone na caixa de ferramentas RoofMaker).

Utilize a caixa de diálogo das Definições de Perna que surge para definir parâmetros.

Ver Caixa de Diálogo Definições de Perna.

Se clicar em OK, regressa à Planta, com o plano de referência ainda seleccionado. Clique dentro da cobertura seleccionada. (Se clicar no exterior, é emitida uma mensagem de erro.)

É colocada uma perna, com o eixo no ponto especificado. Por definição, as pernas são perpendiculares à linha de referência da cobertura.

Depois de colocada, pode seleccionar a perna e abrir a caixa de diálogo de Definições. Entre outros, os parâmetros incluem o perfil e a respectiva espessura. A perna pode ter um perfil rectangular (por defeito), ou perfis em I, L ou C.

Criar pernas múltiplas

Seleccione uma superfície de referência na planta. Seleccione Criar Pernas Múltiplas a partir do menu Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker (ou seleccione o segundo ícone na caixa de ferramentas RoofMaker.

Defina as opções desejadas. Estão disponíveis os mesmos parâmetros que para a perna única, mas também estão activos os comandos para pernas múltiplas.

Ver Caixa de Diálogo Pernas Múltiplas.

Se clicar em OK, regressa à Planta, com o plano de referência ainda seleccionado. Clique duas vezes no interior do plano de cobertura seleccionado, para definir uma linha de colocação. (Se clicar no exterior, é emitida uma mensagem de erro.)

São colocadas várias pernas ao longo da linha de colocação, com o eixo da primeira no ponto definido no primeiro clique, e o eixo da última no ponto definido pelo segundo clique. Por definição, as pernas são perpendiculares à linha de referência da cobertura.

Criar um rincão ou laró

O rincão encontra-se, normalmente, entre dois polígonos de cobertura vizinhos. Seleccione a superfície de cobertura onde o rincão se encontra com uma madre, e não com outro rincão; outros métodos podem causar erros.

Seleccione Criar rincão ou laró, no menu Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker (ou clique no terceiro ícone da caixa de ferramentas RoofMaker).

Ver Definições de Rincões ou Larós.

Depois de ajustar estas definições, clique em OK, para regressar à planta com a superfície de cobertura ainda seleccionada. Clique numa das arestas da cobertura, que NÃO seja paralela ou perpendicular à linha de referência.

O rincão ou laró (ou o laró sem extensão) é colocado ao longo da aresta especificada da cobertura, dependendo da posição da aresta em relação à linha de referência da cobertura.

Um rincão ou laró também pode ser colocado em duas superfícies previamente seleccionadas. Não é necessário voltar a clicar para especificar uma aresta; o objecto será colocado ao longo da aresta comum das duas superfícies. A diferença entre os dois métodos está na forma dos elementos resultantes; o corte superior neste último método torna o elemento apropriado para coberturas de maior inclinação.

Criar uma cadeia

Para colocar uma cadeia, tem que seleccionar primeiro as duas pernas, entre as quais a cadeia se posiciona. Estas duas pernas têm que estar no mesmo polígono de cobertura. (Ou seja, têm o mesmo ângulo de inclinação e são ambas perpendiculares à linha de referência da cobertura.)

Seleccione Criar uma Cadeia, a partir do menu Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker. Aparece a caixa de diálogo Definições de Cadeia.

Para mais informações, veja Criar uma Cadeira.

A cadeia é posicionada na mesma altura das pernas. Pode ser vertical ou rodada para uma inclinação perpendicular ao ângulo de inclinação do telhado. O símbolo 2D também mostra a posição actual.

Se clicar em OK, regressa à Planta, com as duas pernas ainda seleccionadas. Clique entre as pernas. (Se clicar fora, será emitida uma mensagem de erro.)

É colocada uma cadeia, entre as duas pernas, com o eixo no ponto especificado. As cadeias são sempre paralelas à linha de referência da cobertura, e, assim, perpendiculares às pernas.

Criar uma madre

Seleccione um plano de cobertura de referência, e seleccione Criar uma Madre, a partir do menu Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker (ou clique no quinto ícone da caixa de ferramentas RoofMaker). Aparece a caixa de diálogo Definições de Madre, na qual os parâmetros podem ser definidos.

Para mais informações, veja Criar uma Madre.

Por defeito, a madre é colocada sob o plano de referência definido pela cobertura, já que a madre suporta normalmente as pernas. No entanto, é possível definir um valor de elevação para a madre, de forma a que esteja acima ou abaixo do plano de referência. Defina os valores da largura e altura do corte transversal.

A madre também pode ser perpendicular às pernas, ou situar-se sobre as mesmas. Se a madre for colocada por cima, é obrigatório definir a altura em corte das pernas.

Se clicar em OK, regressa à Planta, com o plano de referência ainda seleccionado. Clique numa aresta, ou dentro do polígono, da cobertura seleccionada. (Se clicar fora do polígono, é emitida uma mensagem de erro.)

Se clicar numa aresta, a madre é colocada com o eixo sobre a aresta. Se a aresta não for paralela à linha de referência da cobertura, os limites do eixo da madre terão cotas diferentes- como indicado no parâmetro incluído no item de biblioteca- e a madre ficará inclinada.

Se clicar no interior do polígono, o eixo da viga passará pelo ponto clicado, e será paralelo à linha de referência da cobertura.

Criar um frechal

Seleccione um plano de cobertura de referência, e seleccione Criar um Frechal, a partir do menu Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker (ou clique no sexto ícone da caixa de ferramentas RoofMaker). Aparece a caixa de diálogo Definições de Frechal, na qual os parâmetros podem ser definidos.

Para mais informações, veja Criar um Frechal.

Este tipo de frechal é colocado sob o plano de referência da cobertura, e suporta as pernas a partir da face inferior. No entanto, é possível definir um valor de elevação para o frechal, de forma a que esteja acima ou abaixo do plano de referência. Pode também definir os valores da largura e altura do elemento em corte.

Se clicar em OK, regressa à Planta, com o plano de referência ainda seleccionado. Deve clicar numa das arestas, ou dentro do polígono, da cobertura seleccionada. (Se clicar no exterior, é emitida uma mensagem de erro.)

Se clicar numa aresta, o frechal é colocado no interior do polígono, com a face lateral alinhada com a aresta. Se a aresta não for paralela à linha de referência da cobertura, os limites do eixo do frechal terão cotas diferentes- como indicado no parâmetro incluído no item de biblioteca- e o elemento ficará inclinado.

Se clicar no interior do polígono, o eixo da viga passará pelo ponto clicado, e será paralelo à linha de referência da cobertura.

Por defeito, é atribuída uma trama de fundo ao símbolo 2D de madres, porque, normalmente, as madres têm de cobrir os postes colocados por baixo delas. Estes pilares são geralmente visualizados como círculos maiores, para indicar que existe uma estrutura de suporte. Pode utilizar os comandos Passar para a Frente e Passar para Trás, para garantir o posicionamento correcto dos elementos.

Criar níveis

Para criar um elemento de nível, tem que seleccionar primeiro duas pernas entre as quais o colocar. Os eixos das duas pernas têm que estar na mesma linha, e que se encontrar no topo, senão será emitida uma mensagem de erro.

Seleccione Criar Níveis a partir do menu Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker (ou seleccione o sétimo ícone na caixa de ferramentas RoofMaker). Aparece a caixa de diálogo Definições de Nível, para definir os vários parâmetros do elemento.

Para mais informações, veja Criar níveis.

Um nível pode ser simples ou duplo. Defina as dimensões do seu corte transversal e altimetria, calculadas a partir de Origem Projecto ou da elevação do piso actual.

Se clicar em OK, regressa à Planta, com as duas pernas ainda seleccionadas. Se tiver sido seleccionado um nível duplo, este será colocado automaticamente na posição apropriada. Se tiver sido seleccionado um nível simples, clique mais uma vez para determinar de que lado das pernas ele é inserido.

Criar Linhas

Para criar uma Linha, tem que seleccionar primeiro duas pernas entre as quais a colocar. Os eixos das duas pernas têm que estar na mesma linha, e que se encontrar no topo, senão será emitida uma mensagem de erro.

Seleccione Criar Linhas a partir do menu Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker (ou seleccione o oitavo ícone na caixa de ferramentas RoofMaker). Aparece a caixa de diálogo Definições de Linha, onde pode definir os vários parâmetros do elemento.

Para mais informações, veja Criar Linhas.

Além das dimensões em corte, é preciso definir uma cota altimétrica, calculada a partir da Origem do Projecto, ou da elevação do piso actual.

Se clicar em OK, regressa à Planta, com as duas pernas ainda seleccionadas. A linha é colocada automaticamente na posição correcta.

Utilizar o Assistente de Coberturas

O Assistente de Coberturas permite criar construções de telhado completas, de forma fácil e rápida. Pode colocar pernas, madres, cadeias, níveis ou linhas, num único passo.

Para começar, seleccione todas as superfícies da cobertura do Projecto, às quais queira adicionar elementos estruturais. Seleccione Assistente de Coberturas a partir do menu Modelação > Extras de Cobertura > RoofMaker (ou seleccione o último ícone na caixa de ferramentas RoofMaker).

Ver Caixa de Diálogo Assistente de Coberturas.

RoofWizard.png

 

Clique em OK para regressar à Planta. Os elementos de construção que especificou serão automaticamente colocados na posição apropriada.

RWplaced2D.PNG

 

RWplaced.PNG

 

A posição das pernas é optimizada para cumprir as necessidades especificadas. Os elementos comportam-se como Objectos normais, e podem ser modificados como tal.