Guardar Selecção em Formato PLN

Use esta funcionalidade para dividir um modelo em vários ficheiros PLN, que podem agir como Módulos de Associação.

Por exemplo, pode guardar a fachada do edifício como ficheiro separado do resto do edifício ou guardar duas alas do edifício em ficheiros separados.

Cada ficheiro PLN individual retém todo o conteúdo 2D conforme visualizado no Navegador - incluindo Layouts, Folhas de Trabalho e Detalhes. As duas partes do modelo original são, assim, "divididas".

(Em contraste, guardar uma selecção no formato .mod guarda apenas dados do modelo e da Planta.)

Guardar Selecção como Módulo

1.Abra o modelo original e seleccione a parte que deseja gravar separadamente como ficheiro PLN.

2.Utilize Ficheiro Ficheiro > Conteúdo Externo > Guardar Selecção como Módulo:

3.Escolha o formato Projecto Archicad Solo (.pln).

4.Clique em Guardar.

5.O projeto está dividido. O ficheiro PLN original e a selecção PLN guardada são abertos em duas instâncias de programa separadas. O feedback permite-lhe saber o que está a acontecer.

SplittingWaiting.png     SplittingComplete.png

Use as opções para associar os dois projectos entre si num só passo, conforme descrito de seguida:

Dividir e Associar partes do Modelo

Neste exemplo, a fachada de um arranha-céus é seleccionada e guardada como ficheiro PLN, sendo associada ao ficheiro da torre original.

1.Abra o ficheiro do modelo (Torre).

2.Seleccione os elementos da fachada (as Paredes Cortina) na Planta ou na Janela 3D.

Nota: ao seleccionar na Planta, use a opção de multipisos da ferramenta Rectângulo de Selecção para incluir elementos de vários pisos - veja Piso Único ou Todos os pisos.

3.Utilize Ficheiro > Conteúdo Externo > Guardar Selecção como Módulo para abrir a seguinte caixa de diálogo:

HotlinkTower1.png 

4.Insira ou escolha um nome de ficheiro.

5.Escolha o formato Projecto Archicad Solo (.pln).

6.Assinale ambas as opções:

 Substituir selecção por este ficheiro módulo associado

Criar associação no ficheiro de destino

7.Clique em Guardar.

8.O Archicad divide o projecto e abre a selecção guardada (a Fachada) numa segunda ocorrência do Archicad.

9.Agora, tem dois projectos em processamento: a Torre (com a Fachada associada) e a fachada (com a Torre associada).

TowerFacade1.png     TowerFacade2.png

Pode guardar qualquer número de selecções PLN do modelo original e associá-las automaticamente ao modelo original.

No entanto, se também pretender associar os ficheiros PLN "secundários" resultantes entre si, tem de o fazer manualmente.