Utilizar comprimentos individuais para tubos e condutas
Disponível com o Archicad Collaborate
Quando a modelação está em curso, pode gostar de ver os traçados como um elemento único e longo para uma visualização limpa do modelo. No entanto, para efeitos de documentação, pode ser mais útil ver e extrair os comprimentos reais dos segmentos do traçado.
Para definir esta opção, abra Especificações do Traçado. (Ver Especificações da Rota para saber mais sobre este diálogo)
Para segmentos de Tubos ou Condutas ou Suportes de Cabos:
•Marcar "Utilizar comprimentos individuais"
•Introduza os comprimentos mínimo e máximo para refletir as especificações de comprimento do fabricante (por exemplo, para o seu tipo de conduta)
Agora, o modelo apresenta o comprimento de cada segmento com base nas suas Especificações do Traçado.
É possível rotular cada segmento separadamente e listá-los no Mapa interativo.
Com a opção "Utilizar comprimentos individuais" activada: pode continuar a modelar qualquer geometria do traçado, mas se forem criados segmentos demasiado curtos, as Definições do traçado irão alertá-lo:
Otimização do comprimento dos segmentos: Ajustes automáticos
Na medida do possível, o MEP Designer optimizará automaticamente os comprimentos dos segmentos sempre que necessário. Se o segmento do traçado incluir um comprimento "restante" que se enquadre no seu intervalo mínimo/máximo, conforme definido nas Especificações do traçado: o MEP Designer simplesmente adiciona-o ao traçado.
Se o comprimento "restante" for inferior ao comprimento mínimo, o MEP Designer estica-o até ao comprimento mínimo. Este alimgamento extra é então subtraído da parte anterior (comprimento total).
A parte que sobrava era demasiado curta, pelo que é prolongada até atingir o mínimo.
O segmento de comprimento total adjacente é cortado em conformidade.