Definições Ambientais (Avaliação Energética)
Abra esta caixa de diálogo do pop-up da palete Revisão do Modelo na parte superior direita; ou em Modelação > Avaliação Energética > Definições Ambientais.
O diálogo Definições Ambientais contém:
•Definições: Localização e Clima, Nível do Terreno, Tipo de Solo, Envolvente
•Ligações para outros diálogos: Definições de localização, Dados Climáticos, Transferência de Calor de Superfície, Protecção do Vento, Sombreamento Horizontal
Definições de Localização
A Avaliação Energética considera a localização geográfica do seu edifício ao obter Dados Climáticos do Servidor Climático da StruSoft. Utilize o botão Definições de Localização no painel Definições Ambientais para aceder a este diálogo do Archicad.
Ver Definições de Localização.
Este controlo encontra-se na caixa de diálogo Definições Ambientais.
A ligação do solo com o edifício pode ser modelada de duas formas no Archicad para a Avaliação Energética:
•Distância de afastamento: a distância pela qual o pavimento é afastado da Origem do Projecto ou de um Nível de Referência predefinido.
•Modelado por elementos de Malha: utilize a ferramenta Malha para modelar o local à volta do edifício, se este não for completamente nivelado, para uma melhor precisão de modelação energética de estruturas em contacto com o solo.
Transferência de Calor de Superfície
Este diálogo é usado para definir coeficientes combinados de transferência de calor externo e interno para todas as estruturas opacas no projecto. Enquanto os coeficientes de superfície introduzidos no Calculador de Valor-U apenas influenciam os cálculos desempenho térmico fixos ao nível de estruturas individuais, as definições globais no painel Transferência de Calor de Superfície são usadas para a simulação dinâmica de balanço energético.
Os Utilizadores são aconselhados a alterarem os valores de coeficiente de superfície globais predefinidos apenas se as normas locais exigirem especificamente o uso de outros valores.
No pop-up, escolha a opção que melhor descrever o tipo de solo da localização do edifício. Esta definição serve de base para o cálculo do fluxo de calor através das estruturas em contacto com o solo.

Os valores aplicáveis de Condutividade Térmica, Densidade e Capacidade de calor são depois visualizados por baixo do tipo de solo por si escolhido.
Escolhe a opção Envolvente que melhor descreve o ambiente do seu edifício: Margem de água, Jardim, Pavimentado ou Personalizado.

Esta definição é utilizada ao calcular o efeito de irradiação solar indirecta.
Na caixa de diálogo Definições Ambientais, clique Protecção do Vento para abrir a caixa de diálogo com o mesmo nome.
O diagrama polar representa as 8 principais direcções. O comprimento de cada segmento representa o quão frequente (como uma percentagem, ao longo de um ano) o vento sopra de dada direcção e com que velocidade.
Aqui, para cada orientação do edifício, escolha o nível adequado de Protecção do Vento: Protegido, Parcialmente protegido ou Desprotegido. Para cada orientação, é colocado um ponto no gráfico a representar a protecção do vento (quanto mais saído o ponto, mais elevado o factor de protecção) e os pontos são ligados por uma linha vermelha.
A função de Análise Solar com base no modelo da Avaliação Energética no Archicad apenas funciona em elementos transparentes da membrana do edifício. No entanto, ela não determina automaticamente a extensão na qual as sombras são projectadas por objectos externos nos elementos opacos na estrutura do edifício.
Utilize o botão Sombreamento Horizontal para activar um diálogo separado com uma lista dos lados do edifício que recebem luz solar (a lista de Orientações pode variar em função da localização do projecto).
Para cada orientação, escolha as opções que melhor descrevem a quantidade de sombreamento resultante de objectos externos (seleccione uma opção - Nenhuma, Baixa, Média ou Alta).