Sistemas do Edifício (Avaliação Energética)

Abra a caixa de diálogo Sistemas do Edifício a partir de:

pop-up da Palete Revisão do Modelo em cima, à direita

Modelação > Avaliação Energética > Sistemas do Edifício, ou

página Blocos Térmicos da palete Revisão Energética do Modelo

Use esta caixa de diálogo para estabelecer as definições dos Sistemas do Edifício que irão manter as condições de conforto interior (conforme especificado pelo diálogo Perfis de Operação) para os blocos térmicos do modelo do seu edifício.

Pode seleccionar a partir dos valores por defeito ou definir Sistemas do Edifício personalizados, que irá atribuir a cada Bloco Térmico.

OpenBuildingSystems.png 

A caixa de diálogo Sistemas de Edifícios enumera todos os Sistemas de Edifícios à esquerda e as opções para cada um deles à direita. O conteúdo das opções de sistemas de edifícios, à direita, muda consoante a configuração do sistema seleccionada. Use o diálogo Sistemas de Edifícios para editar as propriedades de sistemas do edifício existentes, para criar novos sistemas e atribuí-los a blocos térmicos.

Blocos Térmicos Atribuídos

Veja ou edite a lista de blocos térmicos que usam o sistema seleccionado.

AssignedThermalBlocks.png 

Nota: também é possível atribuir sistemas a blocos térmicos através da página Blocos Térmicos da palete de Revisão do Modelo Energético.

Fonte de Energia

Prima o botão Fonte de Energia do separador Caldeira ou Forno (Sistema de Aquecimento) ou do separador Definições de Arrefecimento de Distrito (Sistema de Refrigeração).

EnergySourceDialog.png 

Na caixa de diálogo Fonte de Energia que aparece, clique num item de Fonte enumerado e use utilize a lista pendente para especificar fontes de energia (Gás Natural, Propano, Petróleo, Madeira, Carvão, Electricidade ou Pastilha) para a Caldeira/Forno ou o Sistema de Refrigeração.

Se utilizar mais que uma fonte de energia para uma função, clique no botão + (mais), depois escolha uma fonte de energia adicional.

Defina a proporção de cada fonte utilizada, de modo a que os Totais ascendam a 100%.

Para remover uma linha, clique no botão – (menos).

Na tabela abaixo, as fontes de energia utilizadas pela Avaliação Energética são apresentadas de acordo com o seu tipo e com as suas cores, conforme apresentado no relatório de Avaliação do Balanço de Energia.

Energy_source_types.png 

Aquecimento

Escolha Aquecimento de Distrito ou Equipamento no Local para descrever o sistema de aquecimento do edifício.

Região significa que as necessidades de aquecimento e/ou de água quente do edifício avaliado são fornecidas por uma instalação externa, sob a forma de água quente ou vapor, através de um duto.

Utilize o botão Fonte de Energia para definir a fonte ou múltiplas fontes de energia consumidas pelo sistema de aquecimento, conforme aplicável.

Ver a caixa de diálogo Fonte de Energia.

HeatingSettings.png 

Equipamento no Local

Escolha um ou mais tipos de equipamento correspondentes à fonte de calor a usar:

Caldeira ou Forno

Colector Térmico Solar

Bomba de Calor de Água

As definições de cada opção encontram-se no painel da caixa de diálogo correspondente, abaixo.

Caldeira ou Forno

Ajuste os dados de desempenho do aquecedor, como a Capacidade e a Perda de calor do sistema, ou use os dados predefinidos inteligentes, disponibilizados pelo programa.

Especifique se pretende, ou não, Incluir Geração de Serviço água quente

IncludeService.png 

Utilize o botão Fonte de Energia para definir a fonte ou múltiplas fontes de energia consumidas pelo sistema de aquecimento, conforme aplicável.

Ver a caixa de diálogo Fonte de Energia.

Definições de Colector Térmico Solar

Os painéis colectores térmicos solares estão concebidos para reunir calor, absorvendo a luz solar e convertendo a energia da radiação solar numa forma mais utilizável.

SolarThermalCollector.png 

Tipo: escolha Placa plana ou Tubo de vácuo.

Objectivo: Defina o objectivo da energia solar recuperada: Aquecimento, Água quente ou ambos.

Nota: Se os colectores solares forem utilizados com vários objectivos, então a geração de água quente terá sempre a prioridade máxima. Isto significa que, se o colector solar for incapaz de gerar energia suficiente para alimentar todos os alvos, então irá alimentar, em primeiro lugar, o aquecedor de água e utilizar a energia disponível restante para o Aquecimento de espaço.

Especifique os dados geométricos do colector, necessários para os cálculos:

Área de Painel

Ângulo de orientação em relação ao Sul (ou ao Norte, para localizações no hemisfério sul)

Ângulo de Inclinação

Definições de Bomba de Calor

Especifique o objectivo e a prioridade do sistema (arraste e largue os itens da lista pela ordem pretendida), bem como a fonte.

HeatPumpSettings.png     Sources.png

Os Parâmetros de sistema também podem ser ajustados, ou use os valores predefinidos inteligentes disponibilizados pelo programa.

Aquecimento Serviço Água-Quente

Introduza valores alvo de temperatura para água fria e quente. O motor de cálculo utiliza estes dados para calcular o consumo de energia relativamente à geração de água quente.

ServiceHotWater.png 

Para alterar a escala da temperatura (Celsius ou Fahrenheit), clique no botão de seta junto ao campo de introdução.

Nota: Para outras unidades (além da escala da temperatura), a Avaliação Energética utiliza as unidades definidas no Archicad, em Opções > Preferências do Projecto > Unidades de Cálculo.

Ver Preferências de Unidades de Cálculo.

Refrigeração

Use este diálogo para descrever o sistema de refrigeração do edifício, ou use os valores predefinidos inteligentes disponibilizados pelo programa.

CoolingSettings.png 

Máquina de Refrigeração significa que deve instalar-se um qualquer tipo de sistema de refrigeração no edifício. Clique em Características para ver e editar o gráfico de desempenho do sistema de refrigeração.

Arrefecimento de Distrito: em determinados países, é possível obter ar arrefecido a partir de uma fonte externa. Se o edifício vier a ser ligado a tal sistema de refrigeração externo, seleccione Região e utilize o botão Fonte de Energia.

Ver Fonte de Energia para definir a fonte ou múltiplas fontes de energia utilizadas pelas instalações de arrefecimento da região.

Ventilação

Especifique o tipo de ventilação utilizado no edifício: “Não ainda especificado ou Natural” ou Ventilação mecânica. Estes dois tipos de ventilação podem ser definidos com Taxa de Substituição de Ar Fixa, bem como Taxa de Substituição de Ar Com Agendamento Temporal.

VentilationMechanical.png 

Não ainda especificado ou Ventilação Natural

A ventilação natural não envolve nenhum sistema de Edifício & Energia: correntes de ar naturais conduzem ar fresco para o interior do edifício e o ar usado para o exterior. De um ponto de vista ecológico, a ventilação natural é preferível às soluções mecânicas, mas, devido à sua possibilidade limitada de controlo, a sua utilização está grandemente limitada a edifícios residenciais.

Mecânico

Para edifícios com funções que não as residenciais, as regras prescrevem, normalmente, valores alvo de substituição do ar muito rígidos, que precisam de um qualquer tipo de sistema de ventilação mecânica:

Os sistemas apenas de admissão baseiam-se em ventiladores para conduzirem o ar fresco para o bloco térmico.

Os sistemas apenas de exaustão baseiam-se em ventiladores para extrair o ar usado do interior dos blocos térmicos.

Os sistemas de admissão e exaustão controlam mecanicamente os procedimentos de entrada e de saída de ar.

Recuperação de Calor: os sistemas de ventilação mecânica podem, ou não, ter unidades de recuperação de calor ar-por-ar. Use a caixa de verificação dedicada para especificar esta definição.

Nota: a recuperação ar por ar só está disponível, se tiver escolhido um sistema de ventilação que envolva exaustão mecânica. Se o seu tipo de ventilação estiver definido para Natural estes controlos estão inactivos.

Num sistema de recuperação de energia ar por ar, pode recuperar uma percentagem de calor de ar de ventilação expelido mecanicamente.

Taxa de Substituição de Ar Fixa: introduza um valor para a taxa de substituição de ar hora a hora. Este valor alvo depende das normas nacionais e irá variar consoante a função do edifício e das condições climáticas locais.

Taxa de Substituição de Ar Com Agendamento Temporal: os dados de admissão e exaustão podem variar consoante o dia da semana e ao longo do ano. O Agendamento de operação da ventilação pode consistir num qualquer número de mapas diários, que correspondem a intervalos específicos de datas e dias da semana.

AllDaySchedule.png 

Para cada mapa diário, pode definir as seguintes características:

Recorrência: dias da semana em que o mapa em particular se encontra em efeito

Intervalo de Datas: períodos do ano de simulação durante o qual o mapa ocorre

Recurrence00349.png     DateRange00350.png

A Recorrência e o Intervalo de Datas definem as Horas em uso (o número total de horas durante as quais o Mapa Diário seleccionado se encontra em efeito).

Se o contador de horas Fora de Operação no canto inferior direito do Agendamento de operação Anual mostrar qualquer número excepto 0, significa que são necessárias mais alterações na Recorrência e Intervalo de Datas, pois existem algumas horas do ano de referência sem um agendamento de operação atribuído.

Se o contador de horas Sobrepostas no canto inferior direito do Agendamento de operação Anual mostrar qualquer número excepto 0, significa que são necessárias mais alterações na Recorrência e Intervalo de Datas, pois existem algumas horas do ano de referência com mais do que um agendamento de operação atribuído.