Utilizar XREFs na Comunicação em Equipa

Neste cenário, é-lhe distribuído trabalho numa parte de um projecto maior. Recebe todo o projecto (ou a área que lhe interessa), acrescenta-lhe a sua parte, e devolve-o. Neste caso, recomendamos que utilize o modelo XREF (Referência Externa). Neste modelo, pode visualizar todas as partes do Projecto, mas só pode modificar as áreas que lhe dizem respeito.

O modelo XREF é baseado num ficheiro AutoCAD "mestre", contendo informação geral (p.ex. , um levantamento topográfico).

Primeiro, anexe este ficheiro "mestre", como uma XREF, ao seu Projecto Archicad, para visualizar o estado actual do Projecto.

Os desenhos, incluindo o seu ficheiro, são adicionados como XREF’s. Efectue as suas modificações no seu ficheiro externo, utilizando o Archicad. Só poderá modificar o seu ficheiro.

Entretanto, outros membros da equipa estão a trabalhar nos seus ficheiros em paralelo. Para receber as alterações realizadas pelos outros, recarregue o ficheiro “mestre”. O ficheiro actualizado contém todas as modificações realizadas pelos outros intervenientes.

Se quiser que os outros vejam o trabalho que já realizou, pode enviar as suas alterações, exportando o trabalho em formato AutoCAD.

O modelo XREF preserva o ficheiro “mestre” AutoCAD: cada membro da equipa trabalha apenas na sua parte, sem poder modificar o trabalho alheio, porque os ficheiros com referências externas não têm que ser devolvidos às suas fontes originais.

Devido às diferenças essenciais entre Archicad e AutoCAD, não é possível uma comunicação perfeita. (Por exemplo, se importar e depois exportar qualquer informação, as polilinhas e as estruturas serão perdidas.) Na prática, pode confiar na XREF sugerida, que não envolva a substituição de um ficheiro original, para que não precise de contar com uma comunicação perfeita. Se trabalhar em comunicação recíproca, o seu ficheiro nunca é substituído. O especialista recebe os seus novos ficheiros DXF/DWG, que contêm reproduções imperfeitas das modificações que ele efectuou. Pode evitar essas imperfeições, se mantiver as modificações num ficheiro XREF separado, anexado como referência externa ao ficheiro que lhe enviar.