Importar Resultados de Análise Energética
Os especialistas energéticos utilizam os seus softwares de análise energética para processar os dados arquitectónicos recebidos através da exportação de ficheiros (acima detalhado). No entanto, se o perito em energia efectuar alterações no modelo arquitectónico, você não será capaz de reimportar essas alterações para o Archicad. Embora as aplicações energéticas dos edifícios sejam capazes de alterar determinados atributos do modelo (p. ex., definições de sombreamento, propriedades dos elementos construtivos), não é possível implementar automaticamente estas modificações no modelo BIM, devido à falta da funcionalidade de transferência de dados entre o software de análise energética e as aplicações CAD.
Ao contrário de outras actividades de modelação (p.ex. estrutural, MEP), o perito em energia produz documentação escrita e não modifica o modelo BIM. Os resultados da análise energética estão, normalmente, em formato de texto, acompanhados de tabelas, diagramas e gráficos que apresentam o elemento construtivo e o desempenho do envelope, consumo de energia, visão geral e divisão do balanço energético, parâmetros do sistema AVAC e vários resultados adicionais que dependem da funcionalidade adicional do programa específico.
Assim, os pedidos de alteração efectuados pelo perito em energia têm ainda de ser comunicados ao arquitecto do modo tradicional e, eventualmente, o arquitecto terá de implementar as alterações, com base nas instruções fornecidas por esboços, e-mail ou telefone.
Nota: A Graphisoft oferece uma extensão ao Archicad chamada de EcoDesigner STAR. Isto fornece uma funcionalidade extra que transforma a função de Avaliação de Energia numa ferramenta de análise de energia de edifícios de última geração.
Para mais detalhes, ver https://community.graphisoft.com/t5/Data-Exchange-articles/EcoDesigner-STAR/ta-p/304044