Para mais pormenores, veja Desenhar.
Windows Enhanced Metafile (.emf)
Ficheiro de Dados de Nuvem de Pontos (.e57)
Ver Trabalhar com Nuvens de Pontos.
Importar qualquer ficheiro de texto que contenha dados xyz (p. ex., dados do topógrafo) ou dados semelhantes para criar automaticamente um elemento de Malha.
Nota: para converter ficheiros .xyz em objectos de Nuvem de Pontos, ver Trabalhar com Nuvens de Pontos.
Nota: o ficheiro de texto deve ser constituído por linhas de dados, cada linha contendo três entradas numéricas. A linha pode, opcionalmente, ser precedida de uma ID numérica adicional. Use separadores entre as entradas de dados. Os separadores devem ser usados de forma consistente. O separador pode ser um ponto e vírgula ou um espaço em branco; poderá também usar vírgulas ou períodos, desde que não utilize o mesmo carácter como um marcador decimal neste ficheiro. Qualquer linha em que os dados 3 (ou 3+1, no caso de ID's) sejam precedidos ou seguidos de uma entrada de dados não numérica é considerada como "comentário" e não será calculada. Se os dados no ficheiro de texto forem introduzidos num formato inconsistente, aparecerá um aviso de que não é possível ler o formato do ficheiro.
1.Clique em Ficheiro > Interoperabilidade > Colocar Malha a partir dos Dados do Topógrafo.
2.Na caixa de diálogo do directório que aparece, procure um ficheiro .txt ou .xyz que contenha os dados de que necessita.
3.Aparece a caixa de diálogo Colocar Malha a partir dos Dados do Topógrafo:
–Unidade topógrafo: introduza a unidade para os dados do topógrafo.
Colocação:
–Definir graficamente: colocará a Malha na localização pretendida através de um clique no rato.
–Utilizar as coordenadas do ficheiro de dados: a nova Malha será colocada de acordo com o ponto zero, conforme definido no ficheiro de dados do topógrafo.
Neste caso, poderá, opcionalmente, fazer Zoom para a nova malha , assim que a colocar.
Origem do Projecto está acima do Nível do Mar: introduza a elevação da sua Origem do Projecto acima do Nível do Mar (na Unidade do Topógrafo que definiu). O Archicad terá isto em consideração ao converter os valores z do ficheiro de dados do topógrafo para a Malha.