Conversão de Dados para Exportação IFC
Ficheiro > Interoperabilidade > IFC > Tradutores IFC
Escolha um Tradutor para Exportação e abra a predefinição Conversão de dados.
Use este diálogo para definir quais os dados que devem ser exportados para IFC, adicionalmente à geometria do elemento. Estes dados podem ser úteis para a transferência de dados com gestão de instalações, análises energéticas e programas de previsão de custos.
Seleccionar dados Archicad para Exportar
Seleccione as caixas dos tipos de dados que deseja exportar.
Os dados necessários variam consoante a finalidade do ficheiro IFC resultante (e do software que será utilizado para o abrir e/ou editar)
•Classificações
As Classificações Archicad são exportadas como dados de Referência de Classificação IFC.
•Propriedades de Elemento
Assinale para exportar Propriedades Archicad como Propriedades IFC. (Propriedades Archicad são definidas em Opções > Gestor de Propriedades e atribuídas a elementos individuais nas respectivas caixas de diálogo Definições ou através do Mapa Interactivo.)
–Seleccione este item da lista e utilize o pop-up para escolher a exportação de Tudo, ou seja todas as propriedades, ou Propriedades visíveis apenas.
Nota: a opção Propriedades Visíveis só é relevante se tiver carregado uma Extensão que controle a visibilidade das propriedades no Archicad. Se não tiver sido carregada uma extensão deste tipo, todas as propriedades são exportadas em todos os casos.
•Propriedades e Classificações do Material de Construção
Assinale para exportar Propriedades de Material de Construção (definidas em Opções > Atributos do Elemento > Materiais de Construção) como Propriedades IFC e Classificações do Material de Construção como Referências de Classificação IFC.
Em 2x3: Dados de Material de Construção exportados são associados aos elementos exportados.
Em IFC4 ou IFC4.3: Dados de Material de Construção Exportados é associado a Materiais IFC.
•Parâmetros do Elemento
Seleccione a exportação de parâmetros do elemento convertidos para Quantidades IFC ou Propriedades IFC, dependendo do seu tipo.
Nota: Escolher esta opção aumentará significativamente o tamanho do ficheiro IFC. Exporte parâmetros apenas se souber que a aplicação alvo consegue ler estes dados.
Para filtrar os parâmetros exportados por tipo: seleccione este item da lista e utilize o pop-up para seleccionar a exportação de Tudo, ou seja todos os parâmetros, ou Dados tipo-quantidade/Dados tipo-propriedade apenas.
–Dados tipo-quantidade incluem, p. ex., Peso, Comprimento, Área, Volume, Tempo. Útil para a transferência de dados com programas que conseguem ler quantidades.
–Dados tipo-propriedade incluem, p. ex., parâmetros de Objecto.
•Parâmetros de componente
Exporte parâmetros de componentes de Camadas Compostas e Perfis Complexos como Propriedades IFC ou Quantidades IFC, consoante o seu tipo.
Para filtrar os parâmetros exportados por tipo: seleccione este item da lista e utilize o pop-up para seleccionar a exportação de Tudo, ou seja todos os parâmetros, ou Dados tipo-quantidade/Dados tipo-propriedade apenas.
–Dados tipo-quantidade incluem, p. ex., Peso, Comprimento, Área, Volume, Tempo. Útil para a transferência de dados com programas que conseguem ler quantidades.
–Dados tipo-propriedade incluem, p. ex., parâmetros de Objecto.
Em resultado disto, os dados do Componente exportado podem ser interpretados em aplicações receptoras de IFC, como Solibri.
•Parâmetros Porta-Janela
Exportar informação detalhada sobre vãos como propriedades de Guarnição ou Painel de Porta-Janela IFC.
•Categoria das Zonas
Exporte os dados de Categoria das Zonas (Código e Nome) de Zonas como dados de referência de Classificação Espaço IFC (ItemReference e Nome).
Propriedades IFC de Exportação
Escolha uma opção para quais as Propriedades IFC e Referências de Classificação a exportar:
•Todas as Propriedades IFC (todas as que estejam visíveis no Gestor de Projecto IFC, sem filtros)
•Apenas as Propriedades definidas na predefinição de Mapeamento de Propriedade para o Tradutor seleccionado. (Estas propriedades são apresentadas no Gestor de Projecto IFC se activar o filtro Mostrar Apenas Propriedades do Tradutor de Pré-visualização)
Seleccionar Dados Derivados para Exportar
Assinale um ou mais tipos de dados para exportar para o modelo IFC.
•Quantidades de Base IFC
Assinale esta opção para exportar parâmetros de Mapa de Quantidades (tamanho, área e volume) para IFC. Útil em aplicações de previsão de custos.
A tabela seguinte resume as quantidades base por tipos de entidade automaticamente calculados e exportados ao utilizar esta opção. Os valores das quantidades base do IfcSite podem ser definidos manualmente em Informações > Informação do Projecto (Perímetro Bruto do Terreno e Área Bruta do Terreno).
Exportar Quantidades de Base IFC
•Confinamento de Espaço IFC: exporte dados que definem a relação entre as Zonas e os objectos que contêm. Esta função é útil em aplicações de gestão de instalações.
–O Confinamento de Espaço só é relevante para elementos, dentro de uma Zona, que tenham sido criados usando as ferramentas Objecto, Lâmpada, Morph ou Laje.
-Para elementos Objecto, Lâmpada ou Morph: estes elementos só estão em confinamento de espaço se o respectivo piso original for o mesmo que o da Zona e se o centro da cercadura dos elementos estiver dentro dos limites do polígono 2D da Zona.
-Uma Laje está em confinamento de espaço se a sua linha de referência estiver dentro do topo/fundo da Zona e se o polígono da Laje estiver dentro do polígono de Zona.
–Clique em Filtrar Confinamento para limitar os conteúdos do Confinamento de Espaço pelo respectivo Tipo de Elemento IFC.
•Limites de Espaços IFC: exporte dados de geometria de Zonas. (Útil em aplicações de cálculo térmico.)
As Zonas incluem dados de geometria precisos que são úteis para as aplicações de software de cálculo térmico. As zonas são sólidos 3D no aspecto geométrico e, em casos normais, são delimitadas por duas lajes e quatro paredes. Limites de espaço definem a ligação lógica entre Zonas (IfcSpace) e os elementos de edifício que o cercam. Na prática, Paredes, Lajes, Coberturas, Janelas, Portas, etc. possuem todos diferentes propriedades de condutividade térmica. Se activar a opção "Confinamento de Espaço IFC", o Archicad vai exportar limites de Espaço e as respectivas relações (IfcRelSpaceBoundary) em conjunto com as Zonas (IfcSpace) para o ficheiro IFC.
Por outras palavras, o Archicad vai calcular a posição, o tamanho e a proximidade dos elementos fronteiriços de cada Zona. Os limites das zonas são criados de acordo com as áreas definidas e cortadas por elementos e aberturas ligados.
Ver também Avaliação Energética: BIM Directo para BEM.