Motor de Rendering Básico

Seleccione o Motor Básico de Rendering, a partir do menu da caixa de diálogo Definir Rendering (Documento > Imagem Final 3D > Definir Rendering 

Nota: a velocidade do rendering é definida, acima de tudo, pelo tamanho da imagem, e a complexidade do modelo só afecta a velocidade se existirem sombras. Os Efeitos de Rendering definem a qualidade final do seu rendering.

Painel Efeitos do Motor Básico de Rendering

Use estes controlos para seleccionar os efeitos de Rendering que pretende utilizar:

Método

A definição Método determina até que o ponto o programa deve atingir os limites da sua capacidade gráfica.

Melhor: o programa calcula os atributos de luz de cada píxel. Nas selecções de qualidade menor, irá apenas calcular os valores de cada dois ou três píxeis. O aumento de qualidade nota-se especialmente em superfícies curvas.

A utilização de várias fontes de luz, ou o mapeamento da imagem, pode obrigar a seleccionar a opção Final ou Melhor.

Sombras Rápidas: Faz com que cada volume do modelo seja aproximado sem rigor, apenas por superfícies planas. Os efeitos especiais, como Transparência, Névoa, Emissão, Superfícies Suaves, Pontos de Brilho e Penumbra, estão indisponíveis. A opção Sombras Rápidas é mais rápida do que todas as outras opções nesta caixa de diálogo, mas mais lenta do que quando o Estilo 3D usa o modo Sombreado.

Efeitos

Efeitos permite-lhe activar uma série de efeitos de luz e superfície, alguns dos quais são, inicialmente, definidos na caixa de diálogo Opções > Atributos do Elemento > Superfícies.

Para mais informações, veja Superfícies.

Pontos de Brilho: assinale esta opção para usar reflexões especulares como pontos de brilho

Nota: se esta opção não for seleccionada, ou se for utilizado o método Sombras Rápidas, os reflexos especulares são ignorados no rendering.

Emissão: marque esta opção se tiver seleccionado ou criado Superfícies que emitem luz e quiser que esta qualidade seja apresentada em renderings.

 Névoa: assinale esta opção para aplicar um efeito de névoa à imagem renderizada. Escolha uma cor e intensidade (baixa, média, alta) para o efeito de névoa.

Transparência: os elementos transparentes (como o vidro) serão visualizados como tal. (Se não activar esta opção, estes elementos serão opacos.)

Superfícies Suaves: defina o grau de suavização, com precisão até um píxel. As superfícies curvas, que são normalmente aproximadas por planos rectos, são mais bem representadas com esta opção activa.

Penumbra: se esta opção não estiver assinalada, os valores de queda do ângulo e da distância nos Scripts GDL das Lâmpadas serão considerados nulos. Isto resulta numa transição brusca entre áreas iluminadas e escurecidas. Se a opção for seleccionada, serão utilizados os valores originalmente definidos, resultando numa transição suave entre estas áreas.

Nota: as Lâmpadas têm que estar seleccionadas, nas opções de Fontes de Luz, para que a Penumbra seja acessível.

Texturas: seleccione esta caixa para visualizar imagens bitmap nas superfícies correspondentes.

Esta opção também controla a visualização no Rendering das texturas associadas às superfícies, na caixa de diálogo Superfícies.

Antialiasing

Controla a qualidade dos contornos dos seus renderings. As irregularidades do contorno são gradualmente eliminadas à medida que se passa de Desligado para Melhor.

A qualidade Melhor deverá ser utilizada apenas para documentos finais, já que o tempo de processamento aumenta com a qualidade.

Fontes de Luz

Seleccione as Fontes de Luz (Sol, Lâmpadas ou ambas) que vão iluminar o modelo.

A opção Lâmpadas só é efectiva, se tiverem sido colocados na Planta itens de biblioteca desse tipo. As Lâmpadas têm que estar activadas nas respectivas caixas de diálogo de Definições.

Sombras Projectadas

Defina quais das fontes de luz disponíveis vão projectar sombras na imagem renderizada.

Marque a opção Alta Precisão se verificar que há resultados incorrectos no Rendering, principalmente sombras em falta de elementos relativamente pequenos. Isto pode ocorrer se ampliar um pequeno pormenor de um grande projecto, na Janela 3D, e se gerar um rendering desse pormenor.

Se a opção Utilizar Transparência for seleccionada, o programa gerará sombras diferentes para superfícies com graus de transparência diferentes. A cor da superfície transparente também irá afectar a cor da sombra no rendering final. Isto também é válido para superfícies com Alpha channel, quando o Alpha channel for utilizado para definir a transparência da superfície.

Antialiasing de Textura

Use o slider para definir a qualidade de imagem pretendida. Como este processo é muito demorado, utilize-o só se necessitar de uma qualidade de imagem superior para impressão.

Painel Básico do Motor Interno de Rendering

Ver Definições básicas: Painel Fundo.

Painel Brilho do Motor Básico de Rendering

Este painel da caixa de diálogo dá-lhe opções relacionadas com a exposição.

Utilize o interruptor de ajuste do brilho para definir o brilho pretendido, de escuro a claro.

Tem três opções para corrigir possíveis Sobreexposições. (Sobreexposição ocorre quando o método computacional resulta num requisito de cor mais clara do que o branco mais claro no monitor.)

Escurecer Todas as Superfícies: Tornar todas as superfícies mais escuras do que a sua cor calculada, para que o branco seja a cor mais brilhante. Esta opção mantém o contraste entre as áreas escuras e claras da imagem, mas os pormenores das áreas mais escuras serão perdidos.

Escurecer Superfícies Sobre-expostas: pode escolher escurecer apenas as superfícies demasiado expostas. Desta forma, as áreas escuras não o serão em demasia, mas o contraste entre os tons, nas áreas claras, será menor.

Pintar Superfícies Sobre-expostas com: seleccione uma cor para estas superfícies, para mostrar a sua localização da imagem. Esta ferramenta de edição permite ajustar a iluminação dos renderings, alterando os elementos do modelo (p.ex., deslocando ou diminuindo a intensidade de lâmpadas individuais), em vez de aplicar uma das correcções gerais acima descritas.