Mapeamento de Tom (Efeito Cineware)
Este efeito está disponível na Vista Detalhada de Definir Rendering para o motor Cineware.
O Cineware renderiza sempre internamente com 32 bits. Estes valores de cor devem ser interpretados, de modo a serem convertidos em 8 ou 16 bits para dispositivos de saída convencionalmente utilizados. Isto é feito por uma série de algoritmos (operadores) que utilizam diferentes métodos.
Tenha em atenção que o Mapeamento de Tom modifica permanentemente a imagem. Se estiver a planear realizar uma correcção de cor noutra aplicação (p. ex., Photoshop, After Effects, Nuke, etc.) não tem de efectuar o mapeamento de tom no Cineware.
Guardar como TIFF
Para conseguir o efeito completo do Mapeamento de Tom, tem de guardar o Render em formato TIFF e ajustar as Opções Gravar Imagem para "Cor de Alta Precisão com Canal Alfa."
Operador para Mapeamento de Tom
Quando escolhe um Operador, o melhor é testar qual funciona melhor para a cena em mãos.
No geral, o método Reinhard é o método mais flexível. Baseia-se em princípios fotográficos.
Operador: Modos Lineares
Os modos lineares aclaram ou escurecem todas as regiões da imagem de modo uniforme. Isto significa que algumas regiões da imagem podem ser sobrepostas.
•Linear: este é um modo simples que multiplica todos os valores de cor por um factor de Escala. Regiões escuras e claras serão aclaradas ou escurecidas.
•Foto Linear: estas definições de câmara comuns podem ser utilizadas para ajustar os resultados.
–Exposição (quanto maior o valor, mais claro)
–ISO (quanto maior o valor, mais claro (esta definição representa a sensibilidade do filme/sensor)
–F-Stop (quanto maior o valor, mais escuro)
–Gamma: pode ser utilizado para aumentar (valores maiores) ou diminuir (valores menores) o brilho médio da imagem (que na realidade não é um comportamento linear se o valor não for igual a 1).
•Auto Linear: este operador pode ser comparado à exposição automática da câmara: é determinado internamente um valor médio de brilho para a imagem. Com base nisto, serão definidos valores correctos para Exposição e F-Stop, utilizando fórmulas Foto Linear. Subsequentemente, a correcção gamma pode ser efectuada com a definição Gamma.
Max Branco
Esta opção determina o ponto mais claro e define-o para branco. O resto da imagem será "dimensionado" relativamente a este ponto. Se existirem regiões muito claras na imagem, regiões mais escuras são escurecidas significativamente ou ficam mesmo pretas.
Reinhard 02
O operador Reinhard baseia-se em técnicas de mapeamento de tom utilizadas em fotografia. Como pode ver na imagem em baixo, regiões claras são particularmente comprimidas. Este método de mapeamento de tom é o mais utilizado para rendering.
Pré-Escala afecta primariamente regiões mais escuras (valores superiores podem ser utilizados para aclarar regiões sombreadas) e a Pós-Escala é utilizada para ajustar regiões mais claras e até se funde entre a progressão da curva linear e exponencial.
Três curvas Reinhard com diferentes valores de Queimar, de 1 a 3.
Exemplo de Mapeamento de Tom
A cena seguinte é renderizada sem Mapeamento de Tom:
O material luminoso do lado esquerdo tem um brilho de 250%, existe uma esfera do lado direito, no escuro.
Como pode ver, existem regiões demasiado expostas e muito escuras.
A imagem abaixo ilustra como alguns operadores funcionam. (Foto Linear não é utilizado porque se comporta em semelhança a outros operadores lineares.)
Com se vê na imagem, Auto Linear é o que funciona melhor (em conjunto com Gamma): regiões muito claras são escurecidas e regiões escuras são aclaradas. O Reinhard não funciona muito bem nesta cena: regiões muito escuras não podem ser devidamente aclaradas. O operador Reinhard funciona melhor em cenas com iluminação uniforme e sem regiões muito escuras (p. ex., renderings de espaço interior).
Os operadores lineares não funcionam bem com a cena exemplificativa, uma vez que escurecem regiões claras, o que torna regiões escuras ainda mais escuras, ou aclaram regiões escuras, o que expõe demasiado regiões mais claras.