Adicionar Critérios: Que elementos devem ser listados?
Utilize o painel Critérios das Definições de Esquema para definir os Critérios de Elemento/Componente/Superfície para listagem.
- Por defeito, este botão abre a lista dos Parâmetros & Propriedades disponíveis no projecto (a lista pode ser filtrada em função de outros critérios já escolhidos.)
- A selecção de critérios é comum a várias funções. Para uma descrição, veja Definir os Critérios de Elemento.
- Ou utilize a janela pop-up do botão Adicionar Critérios para aceder aos Parâmetros do Item da Biblioteca ou às Propriedades IFC:
Critérios e Campos Adicionais: Parâmetros de Item de Biblioteca
Definir Critérios de Elementos através de Dados IFC
Definição de Critérios Complexos
- Para listar múltiplos Tipos de Elementos, tem de os ligar com uma afirmação OU.
- Se necessário, utilize as colunas Abrir Parêntesis e Fechar Parêntesis das Definições do Esquema para configurar critérios vinculados para esquemas mais complexos.

Cada “abertura” tem de ter um “fecho” correspondente, para que o esquema seja lógico. Se existir um erro na lógica dos seus parêntesis, aparece o aviso Critério inválido! no fundo do painel.
Exemplo de Critérios Complexos
Supondo que quer listar todas Paredes, Lajes e Pilares num determinado vegetal.
Para satisfazer este critério, um elemento tem de:
Observe os parênteses na imagem abaixo, que abrangem o grupo de três tipos de elementos.

