Encurtar/Alongar Paredes
Para encurtar/alongar o comprimento de rectas com o comando do menu:
- Seleccione uma parede.
- Seleccione o comando Edição > Dar Nova Forma > Encurtar/Alongar, ou o comando Encurtar/Alongar da palete de contexto.
- Clique no limite da linha de referência e desloque-a.
- Clique mais uma vez para definir o novo ponto como uma extensão (ou redução) do comprimento anterior, ou para definir uma localização inteiramente nova. A parede é alongada ou encurtada, e, se necessário, rodada de acordo com o novo ponto limite. O limite oposto mantém-se na posição original.Nota: as Paredes, Linhas e Arcos com limites sobrepostos podem ser encurtadas/alongadas ao mesmo tempo com o comando do menu Encurtar/Alongar, ou utilizando o Rectângulo de Selecção.
Para mais informações, veja Encurtar/Alongar com o Rectângulo de Selecção.
Com a palete de contexto:
- Seleccione uma parede.
- Clique um dos pontos finais da linha de referência da parede. Aparece a palete de contexto. Seleccione o ícone Encurtar/Alongar.


Clique para definir o novo ponto limite.
- Pode alongar uma parede curva utilizando um dos comandos de ângulo especial ou alongamento radial.
Para alongar uma parede trapezoidal pode utilizar o comando especial Alongar Parede Trapezoidal na palete de contexto: isto irá aumentar/diminuir a largura da parede proporcionalmente, à medida que a alonga a partir de cada uma das extremidades.

Ver também Alongar ou Encurtar Linhas; Alongar/Encurtar Objectos.