Objecto Rampa
Utilize objectos de Rampa paramétricos (rectos e curvos) para criar rampas padrão apresentadas no formato pretendido.
É possível definir segmentos de Transição separados no topo e na base da Rampa.

Rampa Directa
Inclinação
Utilize o painel Definições de Rampa (página "Dimensions" (Dimensões)) para definir a inclinação da Rampa.
- Introduza a inclinação através do Gradiente, da Percentagem ou do Grau (Ângulo)
- Em alternativa, seleccione "Define Slope By Dimensions" (Definir Inclinação por Dimensões), depois introduza os valores de Altura e Dimensão nos cambos abaixo para calcular a inclinação.
![]() |
![]() |
|
Definir Inclinação Directamente |
Definir Inclinação por introdução de Comprimento/Altura da Rampa |
Texto
Utilize a página Texto das Definições de Rampa para visualizar opcionalmente uma ou duas linhas de texto na Rampa 2D, no formato que escolher. Para uma inclinação visualiza, p. ex., como 1:X, pode utilizar qualquer carácter ou texto como separador.



Transições
No painel de Definições de Rampa (páginas "Dimensions 1" e "Dimensions 2"):
- seleccione "Ramp Transitions" (Transições de Rampa) para criar e definir segmentos de transição no topo e na base da Rampa.
- Para cada segmento, defina a respectiva inclinação (directamente ou através de Dimensões). (Clique no ícone de cadeia para utilizar valores iguais para a transição de topo e de base.)
- Estão disponíveis campos de dimensão adicionais na página "Dimensions 2": introduza ou calcule os valores de comprimento e altura para cada segmento de transição.

Nota: Rampas Directas podem ser alongadas graficamente, utilizando o comando Mover Nó ou Alongar na palete de contexto. Quando alonga, o segmento do meio é modificado (não as transições).
Rampa Curva
Para o objecto Rampa Curva, estão disponíveis valores de dimensão adicionais.




