Adicionar MEP ao Navegador de Sistema

Abra o Navegador de Sistema MEP através de um dos seguintes procedimentos:

  • no menu Janela > Paletes, ou
  • utilize o atalho da barra de ferramentas MEP

    MEPSystemBrowserShortcut.png
  1. No Navegador do Sistema, clique em "Mais" [+] 
  2. Na caixa de diálogo que aparece, clique em Seleccionar Elementos.
  3. Seleccione Elementos do sistema OU ponto de início do sistema:

    No modelo, escolha uma das seguintes opções:

    • Selecionar o ponto de partida do sistema (um elemento MEP como ponto de partida para sistemas de condutas ou tubos: a sua porta representa a origem do ar ou do fluido)
      • O elemento do ponto de partida deve ser a extremidade aberta de um traçado, ou um Equipamento ou Acessório ligado (não um terminal).
      • Para ver as extremidades abertas e as ligações abertas nas vistas 2D, active Ligações MEP Abertas em Visualização > Opções de Visualização no Ecrã.
    • OU selecionar um ou mais elementos MEP para fazer parte do sistema
      Dica: Pode selecionar elementos de diferentes sistemas MEP; cada sistema será adicionado separadamente

      AddMEPSystem.png
    • Para cada sistema, seleccione um ponto de início válido no menu pendente Início do sistema

      MEPSystemStartPoint.png
      Nota: Se mais tarde eliminar o ponto de início do Sistema (por exemplo, se adicionar um terminal à extremidade aberta), o sistema é eliminado do navegador, porque não tem extremidade aberta. Um alerta permitir-lhe-á anular esta acção ou continuar - nesse caso, pode mais tarde adicionar o Sistema ao navegador utilizando um ponto inicial diferente.
  4. O novo sistema é adicionado ao navegador num "Novo grupo"

    NewMEPSystemDone.png
  5. Renomear ou organizar Sistemas ou grupos
  • Utilize os ícones de comando para mudar o nome ou eliminar qualquer grupo ou sistema selecionado
  • Para adicionar um sistema a um grupo diferente: Clique e arraste o sistema para um nome de grupo diferente

    MEPSystemGroupCommands.png