Rotulagem de Painel Eléctrico

Para Painéis Eléctricos, estão disponíveis os seguintes parâmetros de Autotexto na categoria MEP.


Ac30-Electrical-12.png

Os parâmetros de Autotexto devolvem os seguintes valores:

  • Nome do Painel - O nome do Painel Eléctrico. No caso de circuitos, o nome do Painel ascendente.
  • Carga da Fase A/B/C - A carga eléctrica total da Fase A/B/C.

Exemplo: Um Dispositivo Eléctrico tem uma Potência aparente de 15 VA e pertence a um circuito que utiliza apenas a Fase A (os circuitos e as respectivas fases são definidos na caixa de diálogo de definições de um elemento Painel Eléctrico). A totalidade dos 15 VA contribuirá para a Carga da Fase A.

Nota: Se a caixa de verificação Potência aparente estiver desmarcada para o dispositivo, ou se o dispositivo não fizer parte de nenhum circuito (o respectivo campo Alimentação estiver definido como “Principal”), o dispositivo não contribuirá com nada para qualquer Carga da Fase.
  • Carga Total - A soma das Cargas das Fases A, B e C.
  • Carga Estimada da Fase A/B/C - A carga estimada eléctrica total da Fase A/B/C. Cálculo: A Potência aparente com que um Dispositivo Eléctrico contribui para uma Fase é multiplicada pelo valor do Factor de Procura com base na Classificação de Carga do dispositivo.

Exemplo: Um Dispositivo Eléctrico contribui com 15 VA para a Carga da Fase A. A sua Classificação de Carga está definida como “Iluminação”, com um Factor de Procura de 0,8 (conforme especificado nas Definições do Projecto Eléctrico). A Carga Estimada com que o dispositivo contribui para a Carga Estimada da Fase A é 15 * 0,8 = 12 VA.

  • Carga Estimada Total - A soma das Cargas Estimadas das Fases A, B e C.