Atribuir Valores de Propriedade no ARCHICAD (Baseado no Mapeamento de Propriedades IFC)
Para informações gerais sobre a configuração da predefinição de Mapeamento de Propriedade: veja Mapeamento de Propriedade para Importação IFC.
Para cada elemento importado, o ARCHICAD tenta executar as regras de mapeamento aplicáveis.
Uma regra de mapeamento é aplicável se a Propriedade ARCHICAD estiver disponível para o elemento (com base na sua Classificação).
O valor da propriedade IFC mapeada é atribuído à Propriedade ARCHICAD correspondente do elemento. (É um valor personalizado.)
Exemplo: Regra de Mapeamento Aplicada
Configurámos uma regra de mapeamento na predefinição Mapeamento de Propriedades para Importação do actual Tradutor IFC. De acordo com esta regra, a Propriedade IFC denominada de "Example_A" é mapeada para a Propriedade ARCHICAD denominada de "Product Info A".
Uma Coluna, com um dado IFC denominado de "Example_A", é importada de um ficheiro IFC.
Dados do Elemento em Ficheiro IFC de Origem (como visto no Visualizador do Modelo)
A regra de mapeamento é aplicada com sucesso: o elemento da Coluna gerado durante a importação tem uma propriedade denominada de "Product Info A", à qual é atribuído um valor personalizado (em Definições de Elementos ARCHICAD, o valor Propriedade é visualizado com o ícone desvinculado - já não está vinculado ao seu valor por defeito, definido no Gestor de Propriedade.)
Propriedade ARCHICAD Alvo com Valor Personalizado, após Importação de Elemento a partir do IFC
Exemplo: Dados IFC Não Existentes
Se uma regra de mapeamento estiver relacionada com dados de propriedade IFC, não existentes para o elemento recebido, o valor de Propriedade ARCHICAD do elemento torna-se Indefinido.
São apresentadas duas regras de mapeamento. Uma delas está relacionada com um dado IFC (Example_C) que não existe para o elemento a ser importado.
Dados do Elemento em Ficheiro IFC de Origem (como visto no Visualizador do Modelo)
Como resultado, esta regra de mapeamento vai atribuir o valor personalizado de <Indefinido> à Propriedade ARCHICAD alvo.
Propriedade ARCHICAD Alvo com Valor Personalizado <Indefinido>, após Importação de Elemento a partir do IFC
Tipos de Dados Incompatíveis
•Se o elemento IFC mapeado tiver um valor, mas não for possível interpretá-lo pela Propriedade ARCHICAD correspondente (p. ex., tipos de dados incompatíveis): não é atribuído nenhum valor de Propriedade personalizado. O elemento utiliza o valor por defeito da Propriedade ARCHICAD.
Nota sobre Tipos de Dados:
–IFC e ARCHICAD utilizam definições de tipo de dados diferentes: veja Tipos de Dados para Propriedades em IFC e ARCHICAD. Quando mapeia uma Propriedade IFC para uma propriedade ARCHICAD, os respectivos tipos de dados não têm, necessariamente, de coincidir. O ARCHICAD tenta converter os dados.
–Se a conversão de dados não for possível, o Relatório de Sessão fornece pormenores sobre quais os dados IFC dos elementos que não foi possível converter.
Exemplo
São apresentadas duas regras de mapeamento. Uma destas mapeia o dado IFC "Exemplo_A" (um IfcLabel tipo texto) para a Propriedade ARCHICAD de Transmitância Térmica, que é um valor tipo texto. A regra de mapeamento é aplicada com sucesso: o elemento gerado durante a importação mostra um valor personalizado tipo texto para a Propriedade ARCHICAD de Transmitância Térmica.
A segunda regra de mapeamento mapeia o dado IFC "Example_A" para a Propriedade ARCHICAD Personalizável, que é um valor tipo Verdadeiro/Falso. Os tipos de dados não coincidem, pelo que a regra de mapeamento recebe um ícone de Aviso.
Regra de Mapeamento para Propriedade "Personalizável" Com Referência a um Tipo de Dados Incompatível
A Propriedade ARCHICAD pretendida não recebe nenhum valor personalizado: permanece vinculada ao seu valor por defeito.
Mapeamento de Propriedade com Tipos de Dados Incompatíveis: Nenhuma Alteração ao Valor de Propriedade ARCHICAD
•Se nenhuma regra de mapeamento se aplicar uma determinada Propriedade de um elemento, não é atribuído nenhum valor de Propriedade personalizado. O elemento utiliza o valor por defeito da Propriedade ARCHICAD.
Regras de Mapeamento em Conflito
A tabela de mapeamento pode incluir diversas Propriedades IFC mapeadas para a mesma Propriedade ARCHICAD simples. Neste caso, o ARCHICAD vai utilizar a regra mais específica. (A ordem pela qual as regras aparecem na tabela de mapeamento não importa.)
Em caso de duas ou mais regras de mapeamento igualmente específicas: as regras são ignoradas e não ocorre nenhum mapeamento.
Uma regra torna-se mais específica à medida que as suas propriedades de dados IFC são definidas de forma mais restrita. (Por exemplo, um dado tipo Conjunto Propriedade IFC definido para "Qualquer" é menos específico do que se for um Conjunto Propriedade IFC definido.) Numa regra de mapeamento, cada campo à direita restringe adicionalmente a sua definição.
Aqui, são mapeados dois dados IFC (Example_A e Example_C) para a mesma Propriedade ARCHICAD. Neste caso, a regra mais específica é aplicada automaticamente. "Example_C" é mais específico, uma vez que é restringido ao nível do Conjunto Propriedade IFC.
No exemplo seguinte:
Diversas Propriedades IFC relacionadas com a Espessura são mapeadas para uma única Propriedade de Espessura no ARCHICAD. Se um elemento IFC importado incluir múltiplas propriedades de Espessura, o ARCHICAD não consegue determinar que valor de Propriedade utilizar no ARCHICAD. Assim, as regras são ignoradas para este elemento importado e o seu valor de Propriedade ARCHICAD permanece o valor por defeito.