Definições Básicas de CineRender

As Definições Básica do motor CineRender são suficientes para criar um rendering de qualidade para a maioria dos fins. Ao utilizar a interface Definições básicas, apenas necessita de definir alguns tipos de parâmetros.

A secção seguinte descreve estas Definições Básicas.

Para uma visão geral do processo de Rendering, veja Criar Imagem com rendering.

Por defeito, a palete Definir Rendering mostra as definições básicas do motor CineRender. (Certifique-se de que a caixa “Definições detalhadas” permanece não seleccionada.)

BasicSettings.png 

Nota: todos os parâmetros na vista Básica também estão disponíveis na vista Detalhada. As definições destes parâmetros são sempre idênticas; não importa onde as configurou.

Não existem excepções: o painel Ambiente nas Definições básicas contém um lista pop-up de escolha de cidades. Por outro lado, a definição do local nas Definições Detalhadas (Ambiente/Céu Físico) necessita de coordenadas geográficas.

Tópico relacionado

Definições Detalhadas CineRender

Painel Rendering (Básicas)

Qualidade

Os dois pop-ups de qualidade referem-se à Qualidade de Rendering e à Qualidade das Sombras do seu rendering.

Qualidade de Rendering: o primeiro pop-up define a qualidade do Rendering. Escolha Baixa, Média, Alta ou Final (Pormenores). (A qualidade que aqui definir terá um efeito nos processos de antialiasing e de Iluminação Global, que produzem melhor qualidade mas necessitam de mais tempo de renderização.)

BasicQuality.png 

Sombras: o segundo pop-up define a qualidade das Sombras. (Varia dependendo se está a utilizar um Renderizador Standard ou Físico.)

Escolhe Nenhum para nenhuma Sombra.

Por Definições de Luz significa que a definição Sombras Projectadas para cada objecto de luz individual colocado (como definido na página Parâmetros da Definição da Lâmpada) estará em efeito nesta Cena. (Ver também Cálculo de sombras.)

ShadowsBasic.png 

Fontes de Luz

Utilize três sliders para definir a intensidade de três tipos diferentes de luz utilizados no rendering: intensidade do sol; intensidade da lâmpada; e superfícies de iluminação.

Cada slider pode sobrepor uma intensidade de fonte de luz particular que é definida noutro local no projecto.

LightSourcesBasic.png 

Intensidade do Sol

Se está a utilizar um Céu Físico como o seu Ambiente, então, este slider de intensidade do Sol afecta o sol que é parte dessa definição do Céu Físico.

Ver Definições básicas CineRender: Painel Ambiente.

Se estiver a utilizar uma imagem HDRI como o seu Ambiente, então este controlo de deslize as definições de Luz Solar do ARCHICAD.

 Ver Definições de Luz Solar.

O ponto central do controlo de deslize, em "Por Definições", corresponde a 100 por cento: isto significa que o rendering vai usar a intensidade do sol definida nas actuais definições.

Intensidade da Lâmpada: pode sobrepor as definições de intensidade principal (definida nas Definições da Lâmpada) para todas as lâmpadas individuais colocadas no projecto. O ponto central do slider em “Por definição”, corresponde a 100 por cento: isto significa que o rendering utilizará exactamente a intensidade da lâmpada correspondendo à definição da intensidade do objecto da lâmpada colocado no modelo.

Consulte Cor e Intensidade de Luz para Definições da Ferramenta Lâmpada.

Nota: estas definições de Rendering consideram as definições que afectam a janela 3D, mas o inverso não é verdade: a Janela 3D não considera o que ajusta nas definições de Rendering. Assim, uma lâmpada que é desligada na janela 3D não pode ser ligada nas Definições de Rendering.

Superfícies de Iluminação: esta definição sobrepõe-se ao canal Luminância ao nível da superfície.

Nota: todas as superfícies também têm canal Iluminação, que afecta a Iluminação Global.
as superfícies também têm um canal de iluminação que afecta a Iluminação Global. Mas o controlo das Superfícies de Iluminação em Definir Rendering apenas afecta a Luminância.

Apenas dois efeitos fazem parte dos parâmetros das Definições básicas: o Efeito do Modelo Branco e a Profundidade de Campo.

Efeito Modelo Branco

WhiteModelEffect_Interface.png     Interior_white_model.png

Todas as superfícies são brancas, excepto aquelas que utilizam a transparência e os canais alfa (aqueles que permanecem transparentes). Este controlo é útil, por exemplo, ao mostrar-se a um cliente uma fase inicial do design, para transmitir as formas essenciais e o espaço do projecto mais os efeitos de luz, sem ficar enredado em cores e texturas.

Tenha em atenção que a aplicação deste efeito envolve alterar todas as superfícies no modelo. Consequentemente, todo o modelo tem de ser convertido durante o processo de geração da previsualização, o que demora tempo.

Profundidade de Campo

Este parâmetro controla a nitidez da vista de profundidade. (Ou seja, em que medida deve desfocar com a distância.) Por defeito, está definido para acentuar.

DepthFieldBasic.png 

Limitações:

Não se esqueça que se está a utilizar o modo de rendering standard, as funções de Profundidade de Campo como efeito posterior: isto é, é apenas gerado após a imagem renderizada estar concluída. Consequentemente, se:

está a utilizar o modo de rendering Standard, e

o seu projecto contém objectos de efeito alfa (p.ex. um objecto em árvore bitmap que utiliza um efeito alfa), e

definiu um valor para a Profundidade de Campo:

por isso, a Profundidade de Campo pode não ter o efeito pretendido.

Para resolver este problemas, mude para o modo Rendering Físico. (No Rendering Físico, a Profundidade de Campo funciona como uma definição da câmara (F-stop). (Ver também Renderizador Físico vs. Standard.)

Definições básicas CineRender: Painel Ambiente

Utilize este painel para definir o seu rendering num determinado ambiente: utilizando uma opção de fundo da fotografia céu, mais definições de clima, hora e localização.

Configuração Céu: a partir deste pop-up, escolha Nenhum, Céu HDRI, ou Céu Físico. A definição mais comum é Céu Físico.

Céu Físico

O Céu Físico é uma constelação inteira que inclui vários objectos, tendo propriedades (sol, clima, nuvens, névoa, arco-íris, atmosfera). Um Céu Físico fornece tanto uma imagem de fundo como efeitos de iluminação. É “inteligente” e os parâmetros estão interligados.

Com o Céu Físico seleccionado, clique no pop-up Predefinição Clima para escolher um conjunto com nome de parâmetros de clima que combinam com céu, atmosfera, nuvens, névoa, arco-íris e raios solares. A predefinição do clima do Céu Físico também inclui os dados de Hora e Localização.

Nota: os parâmetros de Hora e Localização controlam o Céu Físico e com ele, as definições do sol.

PhysicalSkyWeather.png 

Utilizar Posição do Sol ARCHICAD: a selecção desta caixa irá repor o Tempo & Localização de acordo com a Posição do Sol ARCHICAD. Utilize-a para efectuar a sintonização fina da predefinição de clima que escolheu para fazer corresponder com as condições na localização projecto.

Ver também Nota sobre as Definições do Sol no ARCHICAD.

Céu HDRI

Clique em Seleccionar HDRI para seleccionar uma imagem que fornece uma fonte de luz ambiente e imagem de fundo para o rendering.

Utilize uma imagem predefinida da biblioteca ([Himg] pasta Imagens HDF), ou crie a sua. (Se criar a sua, tem de utilizar uma vista esférica, caso contrário, ficará distorcida.)

SelectHDRI.png 

Uma imagem HDRI fornece luz difusa e sombras desfocadas (sombras sem nitidez)

A Configuração Céu HDRI não inclui um Sol separado. Para utilizar os efeitos do sol ARCHICAD, certifique-se de que o slider do Sol no painel Definições Básicas está activo. Se aumentar o valor do slider do Sol, isto também irá aumentar nitidez da sombra.

Utilize o slider Posição do Céu para rodar a imagem do Céu HDRI de forma a que corresponda à posição do sol do modelo 3D. Verifique a rotação na previsualização.

Nota: a intensidade da luz solar é determinada na caixa de diálogo Definições de Luz Solar, mas essa definição pode ser sobreposta (ou desligada) na secção Fontes de Luz do painel definições Rendering (Básico). Ver Fontes de Luz.

Nota sobre as Definições do Sol no ARCHICAD

A Posição do Sol do ARCHICAD é definida nas caixas de diálogo Tipo de Projecções.

Ver Definir Graficamente Posições do Sol e da Câmara.

A intensidade do Sol do ARCHICAD é definida em Definições de Luz Solar (disponível nas caixas de diálogo Tipo de Projecções, bem como nas Definições de Câmara).

Ver Definições de Luz Solar.

Utilizar um Sol mais Sofisticado com HDRI

1.Desactivar o Sol ARCHICAD (Em Fontes de Luz, desloque o slider para Off).

2.Utilizando a ferramenta Lâmpada, coloque um Objecto Sol no modelo. O Objecto Sol pode ser posicionado manualmente, tem mais parâmetros que o Sol ARCHICAD e tira melhor proveito das capacidades CineRender.

Tenha em atenção que as Definições Ambientais da Palete Rendering não estão reflectidas no modelo 3D, assim, para avaliar o efeito do Objecto Sol, tem de ver o seu efeito na Previsualização da Palete Rendering, enquanto a move na janela 3D.

Definições básicas CineRender: Painel Fundo

Este painel é idêntico em todos os Motores de Rendering.

Um Fundo é uma imagem 2D natural que é colocada "por trás" do rendering. (Pode utilizá-lo para colocar o modelo 3D num contexto.)

Nota: em oposição, o Ambiente (disponível com o CineRender) é um ambiente 3D genuíno que cobre o fundo. Assim, se está utilizar um Ambiente com o CineRender, o Fundo não tem finalidade.

Utilize os comandos do Fundo para ajustar os parâmetros da sua imagem de fundo rendering.

Nenhum: esta opção dá-lhe um fundo preto e branco não transparente se estiver a utilizar o Motor Básico ou Esboço.

Nota: com o Motor CineRender, esta definição dá-lhe um fundo transparente. O mesmo efeito pode ser obtido com as Definições Detalhadas CineRender: na secção Opções Gerais, active Gerar Canal Alfa.

Cores: defina a cor do céu e do solo clicando nos respectivos campos do editor de cor. Durante o processo do rendering, o ARCHICAD localiza automaticamente a linha do horizonte do fundo, para que corresponda à linha do horizonte da imagem.

BackgroundColors.png 

Nas projecções paralelas, se a face inferior dos elementos for visível, é utilizada a cor do céu; senão, é utilizada a cor do solo. A Janela 3D também pode utilizar as cores aqui definidas. Se apenas necessita de fundo de cor única, clique no ícone Cadeia e defina a Cor do Céu ou a Cor do Solo.

Imagem: utilize esta opção para utilizar uma imagem existente como fundo. Clique em Procurar para carregar uma imagem da biblioteca.

ImageBackground.png     LoadImageBackground.png

Nota: é possível guardar a imagem de fundo juntamente com o Projecto. Utilize o comando Guardar Como para guardar o Projecto em formato de arquivo, e seleccione a opção Incluir Imagem de Fundo na caixa de diálogo.

ArchiveOptionsPicture.png 

Posição: utilize este pop-up para ajustar a imagem na janela 3D de várias formas.

ScaleToFit.png 

Escala para se ajustar: efectua uma nova escala da imagem para que esta se ajuste dentro da janela 3D.

Escala para preencher: efectua uma nova escala da imagem para que esta preencha toda a janela 3D.

Personalizado: o controlo muda para Personalizar sempre que reposiciona manualmente a imagem na moldura: clicando e arrastando a previsualização, ou preenchendo novos valores nos campos Offset.

PositionBackgroundImage.png 

Misturar imagem com modelo usando alfa: esta opção afecta os renderings feitos com o motor de rendering Esboço; produz um efeito de fusão. (Uma imagem alfa utilizada como um Fundo com o CineRender também terá este efeito.)