Actualizar com Modelo IFC

Este comando (Ficheiro > Interoperabilidade > IFC > Actualizar com Modelo IFC) actualiza o actual conteúdo do projecto ARCHICAD com um modelo IFC.

Utilize esta opção se o projecto ARCHICAD e o ficheiro IFC tiverem elementos em comum e se pretender adicionar ou modificar os dados dos elementos do projecto através de dados IFC.

As propriedades ARCHICAD exportadas, que são mapeadas como propriedades IFC, são actualizadas, desde que sejam utilizadas as definições correctas do Tradutor ao exportar e importar. (ARCHICAD 22 e posteriores)

"Elementos em comum" são aqueles cujo Atributo GlobalId é o mesmo tanto no projecto anfitrião como no modelo IFC importado.

"Dados IFC" incluem Referências de Atributos IFC, Propriedades IFC e Classificação IFC

Assim, este comando é optimizado para procurar e actualizar alterações em dados de propriedade. Este comando não se adequa para actualizar alterações no elemento de modelo. 

Notas:

A actualização de propriedades com este comando só funciona devidamente se as definições de Mapeamento de Propriedade e Tipo forem utilizadas correcta e consistentemente, ao exportar e importar

Elementos apagados e elementos modificados são ignorados!

Dados geométricos (tamanho, cor, vegetal) não serão actualizados ou modificados.

Propriedades de elementos do projecto bloqueados não vão ser actualizadas ou modificadas.

property-update-image.png 

Fluxo de trabalho para Actualizar

1.Vá para Ficheiro > Interoperabilidade > IFC > Actualizar com Modelo IFC.

Na caixa de diálogo Abrir:

RevitMEPImport.png 

Procure um modelo IFC.

Escolha um Tradutor adequado para Importação. O Tradutor deverá utilizar as definições de Mapeamento de Propriedade e Tipo análogas àquelas utilizadas quando o modelo ARCHICAD original foi exportado para IFC.

2.Clique em Abrir.

3.Na caixa de diálogo emergente, defina as opções de actualização, se necessário (veja Opções de Actualização, abaixo).

4.Clique em OK. 

Fluxo de trabalho exemplificativo: Mapeamento de Propriedade na Exportação e Importação

1.O modelo ARCHICAD é exportado para IFC, utilizando o comando Ficheiro > Guardar como IFC.

Elementos ARCHICAD são exportados com os seus dados IFC. Com base na predefinição Tradutor para Exportação - Mapeamento de Propriedade para Exportação (que depende também do Mapeamento de Tipo para a predefinição de Exportação), as propriedades ARCHICAD são mapeadas para Propriedades IFC.

2.Um consultor externo trabalha no modelo IFC, apagando algumas propriedades, modificando outras e adicionando algumas novas.

3.O modelo editado é importado de volta para o ARCHICAD através de Ficheiro > Interoperabilidade > IFC > Actualizar com Modelo IFC.

4.Propriedades IFC novas e modificadas são adicionadas ao e actualizadas no modelo ARCHICAD, com base nas definições de mapeamento da predefinição Tradutor para Importação - Mapeamento de Propriedade para Importação.

Importante: para mapear as propriedades de volta para as propriedades ARCHICAD existentes, certifique-se de que activa a opção para Importar como Propriedades ARCHICAD.

Opções de Actualização

Seleccione as opções para especificar que dados devem ser actualizados no modelo ARCHICAD.

Nota: estas opções de dados para actualização só são relevantes para Referências de Atributos IFC e Classificação IFC recebidas. As propriedades são actualizadas com base nas definições de mapeamento de propriedade baseado no Tradutor na exportação e importação.

UpdateIFCModel.PNG 

Agrupar novos elementos do modelo a partir de IFC

Agrupar novo a partir de IFC: referências de Atributos IFC e Classificação IFC ainda não existentes no projecto anfitrião serão adicionadas a elementos em comum.

Substituir existente se modificado em IFC: para elementos em comum, os dados do projecto serão modificados pelos valores de dados correspondentes do ficheiro IFC agrupado. Dados correspondentes: as Referências de Atributo e Classificação devem ter o mesmo nome.

Nota: isto é uma sobreposição total: todos valores para itens de dados com o mesmo nome serão modificados.

Remover existente se estiver em falta no IFC: para elementos em comum, serão removidos os dados do projecto que não existem no ficheiro IFC agrupado.