Quando se projecta em ARCHICAD, os elementos sobrepostos são desenhados de acordo com uma ordem de sobreposição específica. Por defeito, os elementos são sobrepostos na ordem tipicamente utilizada em desenhos de arquitectura.
A ordem de sobreposição é determinada pelas seis classes dos elementos. Independentemente da sequência de colocação dos elementos, os de primeira classe serão colocados em primeiro plano, os de segunda classe em segundo plano, e assim por diante.
As classes de elementos são as seguintes, por ordem descendente:
1.Anotações (Texto, Rótulos, todos os tipos de Cotas, Selos de Zonas)
2.Elementos 2D (Linhas, Arcos, Splines, Pontos Quentes)
3.Itens da Biblioteca (Objectos, Lâmpadas, Escadas)
4.Tramas 2D
5.Estruturas 3D (Paredes, Vigas, Lajes, Portas, Janelas, Pilares, Coberturas, Malhas)
6.Zonas
7.Figuras
Ordem de Visualização de Elementos Sobrepostos
A sobreposição de elementos da mesma classe depende da ordem pela qual os coloca, embora as paredes com as mesmas tramas apresentem intersecções limpas.
A selecção de elementos sobrepostos da mesma classe pode ser feita em sequência, utilizando Shift+Tab.
Ver Feedback sobre Elementos Sobrepostos.
Personalizar Ordem de Sobreposição
A ordem de sobreposição do ARCHICAD é apropriada na maioria dos casos, mas pode ser necessário colocar os elementos numa relação de sobreposição diferente. Por exemplo, para que uma Trama se sobreponha a um elemento 2D ou a um Objecto, existem comandos no menu Edição > Ordem de Visualização ou na barra de ferramentas Dispor Elementos, que permitem anular a ordem original, e definir a sobreposição dos elementos.
Em elementos colocados de novo, os comandos actuam da seguinte forma:
•Passar um para a Frente: com este comando, os elementos seleccionados sobrepõem-se a todos os outros da sua classe e das inferiores, mas mantém-se debaixo dos elementos de classes superiores.
•Passar para a Frente: com este comando, os elementos seleccionados sobrepõem-se a todos os outros elementos.
•Passar um para Trás: os elementos são ultrapassados (passados para trás) por todos os outros da sua classe e de classes superiores, mas mantém-se por cima dos elementos de classes inferiores.
•Passar para Trás: com este comando, os elementos seleccionados passam para trás de todos os outros elementos.
•Ordem por Defeito: este comando repõe a ordem original, anteriormente descrita.
Mecanismos da Ordem de Sobreposição
Tanto a ordem de sobreposição de origem, como os comandos de personalização, são baseados em dois mecanismos de ordenamento: classes e níveis de sobreposição.
O ARCHICAD coloca elementos em 14 níveis de sobreposição. Cada nível pode conter qualquer tipo de elemento. A ordem final, visível no ecrã e nas impressões, é baseada no níveis de sobreposição e nas classes de elementos. Todos os elementos de um nível se sobrepõem a elementos de níveis mais baixos, independentemente da classe.
Os novos elementos são sempre colocados no nível de sobreposição predefinido para a sua classe. As preferências dos níveis de sobreposição são os seguintes:
1-4: Vazio por defeito
5: Anotação
6: Elementos 2D
7: Itens da Biblioteca
8: Estruturas 3D
9: Polígonos 2D
10: Imagens
11-14: Vazio por defeito
Por defeito, os 4 níveis superiores e inferiores estão vazios. É possível colocar elementos de qualquer tipo nestes níveis, com os comandos de Edição > Ordem de Visualização acima descritos.
Os comandos Passar para a Frente e Passar para Trás deslocam os elementos, até que estes se sobreponham (ou sejam ultrapassados) a todos os outros. Não se trata necessariamente do 1.º ou 14.º nível, por isso, na maioria dos casos, ainda é possível colocar outros elementos por cima ou por baixo.
O Texto e as Cotas deslocados para o nível de sobreposição mais elevado não podem ser sobrepostos. Por exemplo, se quiser que uma Trama se sobreponha, tem que enviar o Texto para um nível mais baixo.
Se mover, ao mesmo tempo, vários elementos pertencentes a níveis diferentes, cada elemento só avança/recua um nível de cada vez.
Se passar para a frente ou para trás elementos de vários tipos, eles sobrepõem-se (ou são ultrapassados) a todos os outros elementos, mas retêm a sua própria ordem de sobreposição relativa.
As Zonas e as Tramas são elementos compostos, que consistem em elementos de duas classes diferentes (Polígonos de Zonas e Selos de Zonas, Tramas e Textos de Área). Estes componentes mantém sempre a sua ordem, de acordo com as suas classes, ou seja, os textos de área sobrepõe-se sempre às Tramas. Apesar de ser possível alterar a sua ordem de sobreposição individualmente, as Tramas e os Polígonos de Zonas nunca se podem sobrepor aos seus Textos de Área e Selos de Zonas, respectivamente, e forçam o outro componente a mover-se também, se necessário.
Na saída para DXF/DWG, todos os elementos são transparentes, ou que significa que elementos escondidos, ou parcialmente sobrepostos, serão inteiramente visíveis.