“Virtual Trace”: utilizar Referências para Edição e Comparar Vistas do Modelo e Desenhos

No ARCHICAD, pode optar por visualizar duas Vistas diferentes em conjunto, em qualquer Janela do Modelo ou de Layout:

o Conteúdo Activo - o modelo ou desenho em que está a trabalhar actualmente (“Activo”)

a Referência, colocada opcionalmente ao lado, por cima ou por baixo do conteúdo actualmente activo. Esta Vista é uma espécie de base de comparação, facilitando o cruzamento de múltiplas Vistas do Modelo/Desenhos no mesmo ecrã.

A Referência é, essencialmente, um apoio de edição temporário, ligado à Janela actualmente activa. A Referência seleccionada aparece numa posição predefinida (apropriada ao tipo de Conteúdo Activo e de Referência).

Três tipos de item podem ser seleccionados como Referência:

1.Pontos de Vista. Qualquer item do Mapa de Projecto do Navegador (excepto itens da janela 3D e listagens) pode ser definido como Referência. O Ponto de Vista de Referência reflecte sempre as definições actuais da Janela activa.

2.Vistas. Qualquer item do Mapa de Vistas do Navegador (excepto itens da janela 3D e listagens) pode ser definido como Referência. As definições de Vista da Referência são independentes da Janela activa. Por exemplo, se alterar a Combinação de Vegetais da Janela activa, a Referência não é alterada. Se uma Vista for apagada do Mapa de Vistas, a respectiva Referência deixará de estar disponível.

3.Layouts (e respectivos desenhos).

Por exemplo, pode desenhar um pormenor de cobertura numa Janela de Pormenor (o Conteúdo Activo) enquanto visualiza a secção de parede relevante como Referência.

1-section-section.png 

Uma Secção apresentada como uma Referência junto a outra Secção

5-story-detail.png 

Um Planta apresentada como uma Referência sob um Pormenor

Uma Janela só pode mostrar uma Referência de cada vez. No entanto, à medida que navega pelas Janelas do Projecto, pode visualizar uma Referência diferente em cada uma:

A Janela da Planta tem uma única Referência para todos os pisos

Cada Secção, Alçado, Alçado Interior, Documento 3D, Folha de Trabalho, Pormenor, Layout e Layout Mestre pode ter a sua própria Referência exclusiva.

As Definições da Referência são gravadas juntamente com a Janela (por exemplo, cada Secção do seu Projecto pode ter uma Referência de cor diferente e filtrar diferentes elementos).

As Referências também são gravadas com o ficheiro do Projecto. Todos os parâmetros definidos pelo utilizador e relacionados com a Referência, como a Lista de Referências Recentes e as cores de Referência recentemente seleccionadas, são gravados com o ficheiro do Projecto.

Ao utilizar o comando Imprimir numa Janela de Modelo ou de Layout, pode optar por imprimir a Referência actualmente activa.

Quando colocar um Desenho num Layout, o conteúdo do Desenho não incluirá a Referência.

O utilizador pode deslocar e rodar a Referência conforme necessário, apesar de existirem definições lógicas por defeito para cada combinação de Conteúdo Activo/Referência, que alinhará ambas as Vistas correctamente no contexto específico.

As Opções de Visualização no Ecrã (menu Visualização) afectam a Referência da mesma forma que afectam o Activo.

O cursor é sensível aos elementos da Referência. Consequentemente:

Pode utilizar o comando Captar Parâmetros (Alt +C) nos elementos da Referência, e transferir os parâmetros para um elemento na Vista Activa.

Pode utilizar o comando Cortar, a Vara Mágica, e vincular o cursor a pontos de elementos da Referência para editar elementos Activos.

Tópicos desta secção:

Escolher um Traço Referência

Mostrar/Esconder Traço e Referência

Definir Cor de Elementos de Referência

Mostrar/Esconder Elementos em Referência

Mover/Rodar/Redefinir Referência

Alternar Referência e Conteúdo Activo: Aceder a Elementos da Referência para Edição ou Copiar

Activar Referência

Reconstruir Referência de Traço

Comparar Referência com Conteúdo Activo