BIMx: Notas sobre o Dados, Tamanho do Modelo, Texturas e Sombras
Estas dicas destinam-se ao aperfeiçoamento do modelo ARCHICAD antes de guardar no BIMx.
A preferência da Unidade do Modelo do ARCHICAD (p. ex., Imperial ou Métrica) será usada por defeito quando se abre o modelo BIMx numa aplicação de visualizador.
Se a intenção for visualizar o seu Modelo BIMx em dispositivos portáteis como o iPhone, poderá ser necessário um aperfeiçoamento adicional do modelo para melhorar o desempenho.
Para mais informações, consulte a página BIMx na página web da GRAPHISOFT neste link.
Utilizar Campos de ID de Elemento (para Hiper-modelos BIMx em Teamwork)
Cada elemento ARCHICAD tem uma ID ARCHICAD, definida por defeito na respectiva caixa de diálogo Definições de Ferramenta, sob o painel Classificação e Propriedades. Certifique-se de que os seus elementos de modelo ARCHICAD incluem esta ID de Elemento para obter os melhores resultados no BIMx (caso esteja num ambiente Teamwork).
Fundo: num contexto Teamwork, o BIMx fornece um feedback inteligente sobre a selecção múltipla, identificando cada elemento pela respectiva ID. Se o modelo ARCHICAD não incluir os dados desta ID de elemento, o BIMx não consegue fornecer feedback baseado na ID relativamente aos elementos seleccionados.
Limitar Conteúdo "Extra" do Modelo
Se alcançar os limites de memória ao criar o modelo BIMx (por exemplo, durante uma inicialização de Iluminação Global), tente eliminar ou reduzir os seguintes componentes do modelo. Isto irá auxiliar a optimizar o tamanho do modelo e melhorar o desempenho BIMx:
•mobília (p.ex. cadeiras)
•objectos GDL (p.ex. maçanetas de porta)
•outros objectos com origem em Extensões (p.ex. árvores, carros, pessoas)
•outros elementos não essenciais
Por norma, tais elementos "extra" consomem uma grande parte de memória. Uma única cadeira poderá requerer mais memória do que todas as paredes no projecto.
O BIMx supporta os seguintes formatos de textura de superfície: jpg, bmp, tif, tga, png, gif.
Se uma textura falhar o carregamento por qualquer razão, o objecto que a utiliza será desenhado com a cor do material.
Efeitos de Textura Alpha Channel
O BIMx suporta efeitos de textura alpha channel com imagens 32-bit tif, tga e bmp. Para que os efeitos alpha channel sejam detectados dentro do BIMx, deve activar a transparência nas propriedades textura/material do ARCHICAD.
Contudo, objectos transparentes não são, necessariamente, visualizados com a ordem de visualização correcta - isso iria prejudicar imenso o seu desempenho.
As sombras no BIMx são renderizadas utilizando a extensão de Aceleração de Hardware ARB_shadow. Trabalha renderizando a cena, a partir do ponto de vista do sol, dentro dum mapa de textura. Este mapa de textura é a seguir projectado na cena e a Aceleração do Hardware determinará se um pixel está na sombra ou não. Mapas de textura maiores produzirão sombras de melhor qualidade. O tamanho máximo é determinado pela sua placa-vídeo (a memória gráfica disponível e o tamanho de textura máximo permitido). Algumas placas-vídeo podem ter 256 MB de memória na placa, mas apenas permitem um tamanho de textura máximo de 4096 x 4096. Um textura de sombra é tipicamente de 24-bit.
•A textura de sombra 8192x8192 consumirá 200 MB de memória vídeo.
•A textura de sombra 4096x4096 consumirá 50 MB de memória vídeo.
•A textura de sombra 2048x2048 consumirá 12,5 MB de memória vídeo.
O BIMx tentará, automaticamente, gerar a textura de sombra maior possível, começando com 8192x8192. A seguir, se esta falhar, tentará metade deste tamanho, etc..
Para desactivar as sombras do sol, defina brilho da sombra do sol para um valor próximo de zero.
Defeitos na Sombra do Sol
Dependendo da quantidade de memória na placa vídeo e do tamanho (físico) do seu modelo, as sombras do sol podem mostrar alguns defeitos. Isto é devido ao facto que o BIMx não pode preencher todo o modelo dentro do mapa de sombras com boa qualidade. Modelos mais pequenos e mais memória na placa vídeo melhorarão o resultado. A Iluminação Global produz sombras melhores que, porém, são estáticas.